Internet

25/08/2016 10h00 - Atualizado em 25/08/2016 10h00

Saiba o que acontece depois de excluir perfis de redes sociais e mensageiros

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Para se conectar a uma rede social, o usuário precisa informar alguns dados pessoais na hora de criar um perfil e, conforme vai utilizando a plataforma, outras informações são capturadas pelos sites. Quando uma pessoa decide não utilizar mais um serviço, é comum que abandone o aplicativo, deixando o perfil ainda ativo. Entretanto, se você pretende excluir uma conta, é importante saber o que os responsáveis fazem com suas informações — e se será possível recuperar seu perfil, caso queira volta no futuro. Confira a lista abaixo e veja como as plataformas lidam com os dados de usuários que decidiram desativar seus perfis.

Como saber quem visitou seu perfil no Twitter

redes sociais (pond5) (Foto: redes sociais (pond5))O que acontece se eu excluir meus perfis de redes sociais? Descubra (Foto: Pond5)


1. Whatsapp

Quando uma conta é removida do mensageiro, seus dados são deletados automaticamente. O usuário também perde acesso ao histórico e é removido de todos os grupos em que participava. O mesmo número pode ser usado para ativar a conta do WhatsApp mais uma vez, mas será considerado como um novo usuário, que começa a suar o aplicativo sem nenhum vínculo com o anterior.

Como marcar várias conversas do WhatsApp como lidas no iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Como marcar várias conversas do WhatsApp como lidas no iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo))Apagar conta do WhatsApp remove informações de contatos e grupos (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

- Dados são deletados;
- Perde histórico;
- É removido de todos os grupos;
- Número pode ser reutilizado (mas como usuário novo);

Em vez de excluir, você pode tentar conseguir um pouco mais privacidade; veja dica.


2. Facebook

As contas desativadas do Facebook podem ser recuperadas novamente, mas qualquer perfil que seja detelado permanentemente têm seus dados excluídos e não há chances de recuperação. Quando você exclui seu perfil, dados como fotos e atualizações são removidos dos servidores, inclusive os de backup.

- É possível desativar ou excluir;
- Ao desativar, é possível voltar a qualquer momento;
- Ao excluir, os dados serão perdidos permanentemente após 90 dias;
- Nome de usuário poderá ser utilizado por outra pessoa;

Embora as informações possam demorar até 90 dias para serem apagadas, ficarão inacessíveis — com exceção de dados ligados a seus próprios perfis, como cópias de conversas. O nome da pessoa do perfil apagado é liberado e pode ser utilizado novamente por outro usuário.

3. Instagram

Uma conta do Instagram pode ser excluída ou desabilitada temporariamente. Neste segundo caso — se for desativada — as fotos, comentários e curtidas serão ocultadas para todos até que o perfil seja reativado. Se a conta for excluída de forma permanente, estas informações serão deletadas e o nome de usuário utilizado não pode ser usado por outra pessoa.

- É possível desativar ou excluir;
- Comentários e curtidas somem dos posts;
- Nome de usuário fica trancado para outras pessoas;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone










4. Snapchat

O usuário pode requisitar que sua conta no Snapchat seja deletada a qualquer momento. A partir dai, o nome de usuário será desativado e não poderá ser usado por outro dono. A exclusão final das informações do servidor da rede social ocorre 30 dias após o pedido e se, durante este tempo, o usuário mudar de ideia, basta fazer login novamente para reativá-la.

- Nome de usuário não é reaproveitado;
- Demora 30 dias para excluir tudo;
- Neste período você ainda pode voltar;

Atualizacao Snap sem marca d'agua (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Você também pode excluir sua conta no Snapchat (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

5. Twitter

Uma conta no Twitter pode ser desativada a qualquer momento e, depois disso, o usuário tem até 30 dias para reativá-la. O conteúdo é removido da plataforma instantaneamente, mas só é apagado dos servidores após o fim do período de reativação. Depois disso, o nome de usuário utilizado fica liberado para novos perfis. Você poderá cadastrar um novo microblog com o mesmo e-mail, para uma nova conta na rede social.

- Demora 30 dias para excluir tudo;
- Tuítes são removidos na mesma hora do seu perfil;
- Nome de usuário fica liberado para ser usado por outro microblog;

Twitter faz três mudanças no tamanho e estilo do tuíte; saiba o que vai mudar (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Veja o que acontece com seus dados caso apague sua conta no Twitter (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

6. Periscope

A desativação da conta do Periscope esconde o perfil e o conteúdo do usuário até que seja deletada completamente por 30 dias. Durante este período, a pessoa pode reativá-la se desejar. O processo é semelhante ao usado no Twitter.

7. Vine

O processo do Vine é semelhante ao usado no Periscope. A conta é desativada e fica privada por um tempo, no qual é possível reativá-la em um período de um mês. Em seguida, os dados começam a ser excluídos do servidor e não podem mais ser recuperados.

8. Google+

O perfil do Google+ pode ser excluído sem afetar outros serviços do Google+. Quando isso acontece, o usuário perde apenas os seus círculos, comentários, posts, coleções e marcações de +1 (botão plus).

Como recuperar fotos do Instagram? Comente no Fórum do TechTudo.

Informações do perfil serão escondidas e dados como status de relacionamento, são excluídos. Outros serviços sociais, como compartilhamento e conexões com outros programas, são desativados. As imagens serão mantidas e podem ser gerenciadas através do Google Fotos.

9. YouTube

Se um canal do YouTube for excluído permanentemente, todo o seu conteúdo, como vídeos, comentários, mensagens, playlists e históricos também são apagados — como se nunca tivesse existido.

Como criar dois canais do YouTube na mesma conta do Google (Foto: Camila Peres/TechTudo) (Foto: Como criar dois canais do YouTube na mesma conta do Google (Foto: Camila Peres/TechTudo))É simples apagar seu canal no YouTube (Foto: Camila Peres/TechTudo)

10. Tinder

Apagar uma conta no Tinder faz com que o usuário perca automaticamente seus matches, mensagens e qualquer informação associada. É possível usar os mesmos dados para criar uma nova conta. 

11. Orkut

Embora o Orkut tenha sido encerrado em 2014, os usuários ainda podem baixar suas fotos até setembro de 2016. O Google mantém um arquivo público de comunidades ativo e qualquer usuário pode requisitar a remoção de posts — já que não é possível excluir a conta.

Orkuti (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Ainda é possível recuperar dados do Orkut (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

12. VK

Uma conta excluída da VK é mantida nos servidores por cerca de 210 dias após o pedido de exclusão. Durante este tempo, o usuário pode restaurar o uso de seu perfil. Enquanto não for apagada, a conta permanece oculta do sistema russo e não pode ser acessada por outras pessoas.

13. Microsoft

As contas de produtos e serviços da Microsoft que forem excluídas permanecem desativadas por mais 60 dias (dois meses), nos quais é possível reativá-las apenas fazendo o login novamente. Após esse período, os dados são deletados permanentemente.

14. Skype

O processo de encerramento da conta do Skype é semelhante ao de uma conta da Microsoft, caso esta tenha sido usada para fazer o login no mensageiro. O usuário perde todos os dados associados, incluindo conversas, compras, histórico e qualquer crédito adquirido — confira o seu.

Depois de voltar ao ar, equipe do Skype agradece a paciência dos usuários (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: Depois de voltar ao ar, equipe do Skype agradece a paciência dos usuários (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))Deu adeus ao Skype? É possível voltar! (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

15. Telegram

Quando uma conta é apagada, é suspensa por seis meses, nos quais pode ser recuperada. O usuário perde suas mensagens, grupos e contatos, mas os dados que existam para outros usuários, como registros de conversas, podem continuar a ser acessados por eles. É possível registrar uma nova conta no Telegram com o mesmo número de telefone ou usuário e qualquer contato antigo receberá uma notificação informando-os de que se trata de outra pessoa.

- Seis meses para recuperar conta;
- Perde todo o histórico;
- É possível registrar uma nova conta com o mesmo número;

Como alterar o papel de parede das conversas no Telegram (Foto: Divulgação/Telegram) (Foto: Como alterar o papel de parede das conversas no Telegram (Foto: Divulgação/Telegram))Apague sua conta Telegram (Foto: Divulgação/Telegram)

16. Pinterest

As contas apagadas do Pinterest permanecem desativadas por 14 dias, nesse tempo é possível cancelar a exclusão. Após este período, todos os dados, como o perfil, pins e boards salvos são apagados permanentemente, liberando o nome de usuário e o endereço de e-mail para outras contas.

17. Hello

O perfil do Hello permanece disponível por até 30 dias para reativação após ser excluído. Depois, todos os dados são apagados. A rede social aponta que cópias de algumas informações podem permanecer armazenadas em arquivos de backup, sem previsão de quando serão apagadas.

hello-na-home-2-destaque (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Descubra o que acontece caso apague seu perfil na Hello (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Biagio Pecorelli
    2016-08-30T01:11:27

    Oi, se eu desativar minha conta do facebook minhas mensagens do Tinder deixam de ser visualizadas pelos meus matches?