Sistemas Operacionais

25/09/2016 06h00 - Atualizado em 25/09/2016 06h00

Tudo o que você precisa saber sobre o novo macOS Sierra antes de baixar

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O macOS Sierra, nova versão do sistema operacional da Apple para desktops, já está disponível e traz novidades interessantes, como a inclusão da assistente de voz Siri no computador. Há ainda a área de transferência universal, que permite copiar arquivos e texto de um iPhone para o Mac, por exemplo, além de melhorias no iCloud. Saiba detalhes e como baixar.

Requisitos mínimos: saiba se o seu Mac é compatível com macOS Sierra

1. O que muda no macOS Sierra?

Visualmente, a mudança é apenas sutil. O Redesign pontual de algumas estruturas está presente nas barras e nas janelas, mas pouco mudou de forma verdadeiramente marcante. As novidades estão espalhadas pelo sistema, com funções, ferramentas e até mesmo segmentos que se tornam automatizados em seu MacBook ou Mac e que podem surpreender.

Mac OS X muda para macOS Sierra (Foto: Divulgação/Apple)Mac OS X muda para macOS Sierra (Foto: Divulgação/Apple)

A principal diferença é a inclusão da assistente digital de voz Siri, conhecida por quem já usa nos dispositivos iOS iPad e iPhone. Com a Siri, os Macs prometem ficar mais ágeis, respondendo a comandos de voz de seus usuários e com possibilidades ainda mais expandidas – que vão muito além dos aparelhos de bolso da Apple.

Em vez de clicar no menu de configurações para ver quanto de espaço há em seu Mac, basta perguntar à Siri. A assistente também procura por arquivos, exibe feeds de redes sociais, lista tipos de arquivos específicos, exibe fuso horário e a temperatura do local escolhido, administra reuniões na agenda e reproduz músicas.

Visualmente, pouco muda no macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Visualmente, pouco muda no macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Outra novidade é a otimização do armazenamento. Quando o disco está cheio, o macOS Sierra abre espaço na nuvem envia seus arquivos automaticamente para lá, não apenas para economizar espaço, mas também para facilitar a busca por estes arquivos no futuro, já que tudo é catalogado pelo sistema, enquanto é enviado. A ideia é que nunca falte espaço no computador, mas o recurso, claro, é opcional e pago, com preços que variam entre US$ 10 e US$ 20.

Há também uma nova forma de iniciar sessão, sem ter que digitar a senha e apenas com o uso do Apple Watch, sistema de pagamento Apple Pay integrado, melhor organização de fotos, mensagens e o recursos PIP, que reproduz um vídeo pelo Safari no canto da tela, sem interromper o resto do seu trabalho.

Inclusão da Siri é uma das novidades do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Inclusão da Siri é uma das novidades do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

2. Mudança de nome

A mudança de nome é outra modificação sutil que ocorre no sistema atual. Anteriormente chamado de Mac OS X, agora ele é conhecido apenas como macOS, com o nome da versão vindo logo em seguida – neste caso, macOS Sierra.

3. Meu Mac é compatível?

Para saber se o seu Mac é compatível, é necessário seguir dois passos: o primeiro é seguir os requisitos mínimos para instalação, que são OS X anterior na versão 10.7.5 ou superior, 2GB de memória RAM e 8.8 GB de espaço disponível no HD, além de uma ID da Apple válida e registrada para login da atualização. Em seguida, basta saber se sua máquina está na lista logo abaixo, checando a data de fabricação no ícone da maçã e, em seguida, “Sobre este Mac”.

Saiba se o seu computador é compatível com o macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Saiba se o seu computador é compatível com o macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

4. Computador compatíveis

O macOS Sierra é compatível com máquinas lançadas desde 2009, mas nem todas. Ele só pode ser instalado em MacBook (a partir de 2009 ou mais recente), MacBook Pro (a partir de 2010 ou mais recente), MacBook Air (a partir de 2010 ou mais recente), Mac mini (a partir de 2010 ou mais recente), iMac (a partir de 2009 ou mais recente) e Mac Pro (a partir de 2010 ou mais recente).

Siri foi introduzida no novo MacOS Sierra durante o WWDC 2016 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Siri foi introduzida no novo MacOS Sierra durante o WWDC 2016 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Com tudo isso pronto e com as datas checadas, é sempre bom também realizar o backup de seus arquivos mais importantes, salvando-os em serviços de nuvem, como iCloud, Dropbox ou Google Drive, ou até mesmo em pendrives, disco rídigos externos e similares. O processo de atualização é simples e pode ser feito por qualquer usuário que já conheça o seu Mac minimamento.

5. Como baixar e instalar

Para baixar e instalar o macOS Sierra, abra a App Store no MacBook e procure pela atualização, digitando seu nome no campo de busca. Ela também estará destacada na capa da loja online do computador por algum tempo após seu lançamento, então é possível encontrá-la mesmo antes de buscar.

Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Em seguida clique em “Continuar” para iniciar a instalação.

Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Aceite os termos de uso e escolha o local onde o macOS Sierra será instalado.

Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Digite seu usuário e senha (Apple ID) do sistema por medida de segurança e, ao final, clique em continuar. A instalação será iniciada e o tempo previsto será exibido.

Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A instalação não é uma nova versão do zero, por isso ela será inserida por cima da versão anterior e já existente no seu Mac. Contudo, é possível realizar uma instalação limpa, se desejar, caso o computador esteja um pouco lento, mas o processo é um pouco mais complicado e demorado.

A partir daí é só usar e notar as diferenças e novidades. O macOS Sierra promete renovar mais uma vez o sistema da Apple nos computadores dos usuários, com inclusões como Siri, novo login e Apple Pay, integrando ainda mais todos os aparelhos da marca, incluindo Apple Watchs, iPhones e iPads.

Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Beto Andrade
    2017-09-04T19:28:09

    Por que não incluir no artigo a extrema lentidão após a atualização para o Sierra? Uso um iMac 27, 1T/16Gb e ficou lento de dar dó. O problema é recorrente e bastante estranho, fiz uma pesquisa e há muita gente reclamando. Techtudo, algum comentário a respeito?

  • José Moro
    2016-09-30T14:06:08  

    O grande desafio é a incompatibilidade do sistema novo para continuar aceitando os backups feito sem no Captain. Depois do download para o Sierra não consegui mais realizar os backups dos meus Macs. Já entrei em contato com o Suporte Nacional e não adiantou. Internacionalmente ninguém apresentou uma solução consistente nas listas de discussão. Aguardo uma posição técnica da Apple.

    recentes

    populares

    • José Moro
      2016-09-30T14:06:08  

      to fazendo o dow pq um programa me pediu para atualizar para 10.9 ai to na duvida pois tenho 12 programas no imac ..pacote adobe eles serao apagados ....

    recentes

    populares

    • José Moro
      2016-09-30T14:06:08  

      alguém pode me ajudar urgente...

  • Luiz Fraga
    2016-10-06T18:39:04  

    Atualizei ontem meu MacBook para o novo sistema macOS Sierra e estou gostando muito do poder da Siri. Bem melhor que nos gadgets de bolso. Aqui tem rodado bem rápido, mas meu MacBook é mais recente, então não tenho do que reclamar. A experiência de uso é fantástica. A integração com os outros dispositivos da Apple é uma comodidade sensacional, tudo se torna mais fácil e prazeroso de mexer. Ainda estou um pouco perdido nesse mundo Mac, mas só tenho elogios para o sistema e o computador.

    recentes

    populares

    • Luiz Fraga
      2016-10-06T18:39:04  

      Luiz Fraga, vc fez instalação limpa?

  • João Junior
    2016-09-29T13:45:55  

    Percebi uma leve melhora no Mac com o Sierra. Mas nada diminui minha decepção com o aparelho, comprei há alguns meses, um Mac Mini (versão mais básica) e incrível a lentidão do aparelho, o que salva é o Turbo Boost, que transforma uma carroça de pneu furado em uma bicicleta com o pneu cheio.

    recentes

    populares

    • João Junior
      2016-09-29T13:45:55  

      kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • João Junior
      2016-09-29T13:45:55  

      João, vc fez uma instalação limpa???