Sistemas Operacionais

07/10/2016 07h00 - Atualizado em 07/10/2016 07h00

Lista tem quatro distribuições de Linux bem parecidas com Windows

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Linux é uma opção financeiramente viável e popular, principalmente se comparado ao Windows. Mas um novo sistema operacional pode vir com uma curva de aprendizagem. Você precisa re-aprender tudo, o que pode ser uma tarefa difícil. A boa noticia é que existem algumas distribuições Linux que procuram replicar a aparência e parte do comportamento do Windows, para facilitar a transição do usuário. Gostou? Abaixo, conheça quatro distribuições Linux parecidas com Windows e experimente o sistema.

Linux no macOS: como instalar XQuartz e rodar programas no Mac OS X

1. Zorin OS

A distro Zorin OS 4 Core Version  é uma distribuição Linux que possui um visual muito parecido com o Windows 7. A equipe por trás do sistema tem como objetivo fornecer aos usuários do Windows uma transição suave e fácil para os sistemas Linux.

Área de trabalho do Zorin OS lembra muito o Windows 7 (Foto: Divulgação/Zorin OS)Área de trabalho do Zorin OS lembra muito o Windows 7 (Foto: Divulgação/Zorin OS)

Todo o visual da "distro" lembra muito o sistema da Microsoft. Possui um botão Iniciar com o ícone Zorin, um menu Iniciar familiar e uma barra de tarefas. Além disso, é possível executar programas do Windows com a ajuda de Wine e PlayOnLinux. 

Zorin OS possui uma ferramenta de personalização da interface chamada “look changer”. Permite que os usuários alterem o visual da área de trabalho para se comportar como Windows 7,  Windows XP ou GNOME na versão gratuita, enquanto a versão premium inclui personalização para o Windows 2000, Unity e OS X.

2. Robolinux

A Robolinux é uma "distro" interessante voltada para usuários do Windows. Possui um botão e menu Iniciar, bem como uma barra de tarefas. Apesar de parecer pouco com o Windows, o grande diferencial é o pacote chamado Stealth VM – uma máquina virtual que pode executar qualquer programa do Windows sem lag.

Robolinux permite executar programas Windows de um jeito fácil (Foto: Divulgação/Robolinux)Robolinux permite executar programas Windows de um jeito fácil (Foto: Divulgação/Robolinux)

Além disso, Robolinux possui uma ferramenta que permite que você clone seu disco C do Windows inteiro. Isso significa que você pode migrar todos os seus programas e dados pré-existentes.

3. ChaletOS

Das distribuições Linux que procuram imitar a aparência do Windows, a ChaletOS é uma das campeãs. Possui um botão Iniciar, barra de tarefa e ícones do desktop, formando um visual muito familiar.

ChaletOS é uma distro com um visual muito parecido com o do Windows (Foto: Divulgação/ChaletOS)ChaletOS é uma distro com um visual muito parecido com o do Windows (Foto: Divulgação/ChaletOS)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

ChaletOS é uma distribuição baseada no sistema operacional Xubuntu Linux, assim, com o ambiente de desktop Xfce, mas altamente personalizado para se parecer com versões recentes da Microsoft. 

Originalmente, o design o ChaletOS foi focado especificamente em usuários do Windows 7 e Vista que queriam migrar para um sistema operacional de código aberto baseado no kernel do Linux.

Mas agora, parece que o desenvolvedor também quer direcionar os usuários do sistema operacional Windows 10.

4. Linux Mint

A Linux Mint é uma das distribuições baseadas no Ubuntu mais populares. Seu grande diferencial são as opções de ambientes gráficos (Cinnamon, MATE, Xfce e KDE) e todos apresentam um layout semelhante ao Windows, com uma barra de tarefas familiar e menu Iniciar.

Linux Mint oferece um layout semelhante ao Windows (Foto: Divulgação/Linux Mint)Linux Mint oferece um layout semelhante ao Windows (Foto: Divulgação/Linux Mint)

Como é baseado no Ubuntu, o sistema recebe as mesmas atualizações de segurança e opções de programas do software da Canonical. O Linux Mint oferece os benefícios de Ubuntu, mantendo uma experiência de usuário familiar.

Você usa Linux? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Mas se você não quer se arriscar muito, é possível experimentar cada sistema operacional antes de instalar. Basta gravar um Live CD ou USB e configurar sua máquina para iniciar a partir dele. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sebastiao Soares
    2017-11-02T11:31:22

    O que acho mais dificil para o leigo se adaptar ao linux é a maneira de como instalar progamas, é é tão intuitivo como o winndos.

  • Kecyo Lima
    2016-10-11T17:06:57  

    Caso eu instalasse algum Linux em meu PC, será que eu teria muita dificuldade em fazer meus jogos rodarem? Incompatibilidade?

    recentes

    populares

    • Kecyo Lima
      2016-10-11T17:06:57  

      Vlw

    recentes

    populares

    • Kecyo Lima
      2016-10-11T17:06:57  

      ou pode fazer um dual bot com o windows somente para os jogos, eu particularmente instalei o steam e achei o desempenho melhor do que no windows

  • Diego Rocha
    2016-10-13T11:44:57  

    Linux é seguro e tal , mas, Windows roda jogos e tem muito mais recursos. Além de ser muito mais bonito e intuitivo.

    recentes

    populares

    • Diego Rocha
      2016-10-13T11:44:57  

      concordo amigo mais vou ser bem sincero, comecei usando o lubuntu, e agora estou usando linux lite, e lhe garanto isso e desculpa, pois com um pouco de pesquisa linux contem os mesmo programas, e possuem ainda mais recursos e segurança, e em relação aos jogos a steam já esta investindo no em linux devido a muitos player usar o sistema e pela propiá steam criar o OS dele baseado no sistema linux, acredito eu que quanto mais usuários migrarem para linux mais sera a opção de jogos para o linux, depende de nos usuários!

  • Fabio Justo
    2016-10-07T21:17:26  

    Se as pessoas usassem o Ubuntu, veriam com é simples! A máquina fica muito mais rápida e funcional com esse sistema operacional. Você pode transportá-lo, pois uma vez instalado em seu HDD, ele funciona em qualquer outro computador.... ainda tem a opção de usar sem a necessidade de formatar a máquina, partindo do pendrive, por exemplo.

    recentes

    populares

    • Fabio Justo
      2016-10-07T21:17:26  

      To formatando meu not , e instalando o Lubunto 16 , esse e o mais leve que tem , ressucita ate aquele pc de tubo aposentado . Não uso meu not pra jogo , uso pra trabalho . sem fala que virus nao pega no linux , windows e porta aberta pra virus

    recentes

    populares

    • Fabio Justo
      2016-10-07T21:17:26  

      Ok Magrelo. Boa instalação.

  • David Santos
    2016-10-09T15:21:36  

    Mesmo o Ubuntu 16.04 LTS não ser parecida com o Windows, para mim, que sou novato no linux , gostei muito. O que foi "difícil" foi a aparência, mas com 3 meses eu me acostumei e não quis mais outra distro.

    recentes

    populares

    • David Santos
      2016-10-09T15:21:36  

      pesquise , e sabera :)

    recentes

    populares

    • David Santos
      2016-10-09T15:21:36  

      Estou perguntando o SEU problema com o Windows.

  • Diego Rocha
    2016-10-13T11:43:26

    Se o linux rodasse os jogos de windows sem trabalho eu usaria .

  • Alexandre Filipini
    2016-10-11T12:49:24  

    Tem burro que reclama do linux usando android os kkk ??? Um conselho e so aprender e fácil, não exige tanto do hardware muito mais eficiente e seguro uso o kali linux p estudo trabalho e lazer usei varias distribuição m gostei deste perfeito.

    recentes

    populares

    • Alexandre Filipini
      2016-10-11T12:49:24  

      Então o linux não é tão seguro... =)

    recentes

    populares

    • Alexandre Filipini
      2016-10-11T12:49:24  

      pessoal reclama por que no linux não tem o que eles usam, quem joga por exemplo não quer ficar preso a gambiaras para rodar, fora que jogos mais novos com os novos sistemas de DRM dificilmente funcionam, e nem tudo é lançado para linux

  • Fernando Albuquerque
    2016-10-07T17:09:37  

    Quem usa Linux ainda? Só nerd espinhento!

    recentes

    populares

    • Fernando Albuquerque
      2016-10-07T17:09:37  

      Eu migrei pro LInux , foi a melhor coisa que fiz , só critica quem nao entende mecher no linux , aconselho o canal do diolinux , o melhor canal do youtube voltado ao linux , com dicas e explicaçoes de todas versoes

    recentes

    populares

    • Fernando Albuquerque
      2016-10-07T17:09:37  

      Analfabetos funcionais nunca entenderão Tem burro que reclama do linux usando android os kkk ??? Um conselho e so aprender e fácil, não exige tanto do hardware muito mais eficiente e seguro uso o kali linux p estudo trabalho e lazer usei varias distribuição m gostei deste perfeito

  • Douglascaye
    2016-10-08T11:10:34  

    O mais engraçado é que a maioria das pessoas que criticam, ou esnobam o Linux , usam Smartfones com Android!

    recentes

    populares

    • Douglascaye
      2016-10-08T11:10:34  

      Dica para quer experimentar o Linux: o site Blog do Edivaldo tem muitas dicas e tutoriais sobre o sistema e todo dia tem diversas atualizações.