20/11/2016 06h00 - Atualizado em 23/11/2016 17h03

PC gamer na Black Friday 2016: veja dicas para escolher sua placa de vídeo

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Black Friday pode garantir preços bem interessantes para quem está montando um novo computador, ou simplesmente procura uma nova placa de vídeo para realizar um upgrade. Em qualquer um dos casos, há uma série de critérios importantes que você precisa conhecer de antemão para fazer uma compra segura e sem margem para dores de cabeça posteriores. Veja, abaixo, uma lista com uma série de dicas importantes para saber procurar e escolher a melhor placa de vídeo para as suas necessidades.

PC gamer: confira as melhores placas de vídeo disponíveis no Brasil

Compatibilidade

Em geral, é bem difícil errar e comprar uma placa que simplesmente não serve para o seu PC, mas há o risco se a placa-mãe que você está usando é bem antiga. Em todo caso, o aspecto principal para observar é se a sua placa-mãe tem slot PCIe x16 de, no mínimo, segunda geração (2.0). Embora o PCIe 3.0 já esteja entre nós há uns seis anos e seja, de longe, o ideal.

Problema de compatibilidade só vai aparecer se sua placa-mãe for realmente antiga (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)Problema de compatibilidade só vai aparecer se sua placa-mãe for realmente antiga (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

Nesse caso, além de observar a compatibilidade de placas, é interessante considerar aumentar um pouco o orçamento para comprar uma placa-mãe nova: tanto quanto mais recente ela for, melhor será seu suporte para novas tecnologias e margem de manobra para upgrades futuros – que podem representar economia considerável.

Quantidade de memória

Até alguns anos atrás, se media a qualidade e performance de uma placa de vídeo pela quantidade de RAM que ela oferecia. Embora isso não seja mais regra, a quantidade de RAM é um fator preponderante.

Se você está de olho em games, não abra mão de um mínimo de 4 GB de RAM GDDR5. Evite placas com menos ou que ofereçam memória DDR3, sensivelmente mais lenta e não indicada para jogos.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

AMD ou Nvidia?

Sapphire só fabrica placa com processadores da AMD (Foto: Divulgação/Sapphire)Sapphire só fabrica placa com processadores da AMD (Foto: Divulgação/Sapphire)

Quando o assunto é placa de vídeo, essas são as suas opções. Não é possível bater o martelo e dizer que a Nvidia é melhor em 100% dos casos, ou que a AMD supera a rival em qualquer cenário. O que define a melhor para você é a sua perspectiva de performance e a quantidade de dinheiro que você pode gastar.

Entretanto, NVIDIA e AMD atacam o mercado de formas diferentes. A Nvidia oferece placas mais avançadas e que atingem performance superior, mas são sempre mais caras (em alguns casos, muito mais). A AMD, por outro lado, procura equilibrar performance e preço: suas placas nem sempre superam as correspondentes da Nvidia, mas os preços tendem a ser mais em conta.

E quanto aos fabricantes?

Fabricantes com presença oficial no mercado brasileiro garantem suporte e assistência técnica mais confiáveis (Foto: Divulgação/Gigabyte)Fabricantes com presença oficial no mercado brasileiro garantem suporte e assistência técnica mais confiáveis (Foto: Divulgação/Gigabyte)

AMD e Nvidia são donas da tecnologia e fabricam o processador gráfico da placa, mas o restante do pacote é de responsabilidade de fabricantes terceiros, como Zotac, XFX, Sapphire, Asus, EVGA, MSI e Gigabyte – para ficar apenas nos mais conhecidos.

 Há fabricantes exclusivos (XFX e Sapphire só usam AMD e a EVGA só Nvidia), mas em geral o que você deve observar é o suporte e pós-venda: alguns desses fabricantes possuem representantes no Brasil e oferecem todo suporte e garantia de pós-venda exigido por lei. Outras marcas são representadas por importadores e o suporte não oferece a mesma qualidade das demais. Além disso, sempre conheça em detalhes o que você está comprando: não adianta gastar R$ 2.000 numa placa X se você poderia pagar R$ 1.800 para comprar uma versão com overclock e melhor qualidade do mesmo modelo, só que de outra marca.

Overclock, refrigeração e ruído

Quem gosta de fazer overclock não tem muita dificuldade em encontrar boas placas de vídeo que permitam aceleração. Entretanto, a questão de eficiência na dissipação de calor e emissão de ruídos são pontos que você precisa investigar com mais atenção.

A refrigeração não é apenas importante porque mantem a placa em operação e evita que o calor provoque danos. Ela é fundamental para dar margem para overclock: placas com soluções mais agressivas, como sistemas de circulação de líquidos, são mais eficientes e vão facilitar a sua instalação e experiências com o processo. Além disso, elas vão emitir muito menos ruído.

Placas com sistemas à água são mais caras. Se preferir, você pode comprar uma placa com ventoinhas convencionais, sempre de olho em critérios como eficiência térmica e nível de ruído e instalar um sistema de refrigeração mais robusto depois.

Garantia e assistência técnica

Overclock é praticamente universal nas placas atuais, mas a qualidade do sistema de refrigeração pode variar bastante (Foto: Divulgação/Nvidia)Overclock é praticamente universal nas placas atuais, mas a qualidade do sistema de refrigeração pode variar bastante (Foto: Divulgação/Nvidia)



Como já explicado, se você valoriza esses pontos, é interessante procurar comprar placas de fabricantes que possuem filiais brasileiras: Gigabyte, Asus e Zotac são exemplos.

Em relação a fabricantes que não possuem presença oficial no mercado brasileiro, suporte de pós-venda terá de ser oferecido pelo importador do produto ou pelo vendedor. Por conta disso, antes de comprar, verifique o tipo de serviço oferecido por quem está vendendo a placa para você.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares