25/11/2016 07h00 - Atualizado em 25/11/2016 07h00

Veja dicas para comprar um bom fone de ouvido na Black Friday 2016

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Quem vai investir em fones de ouvido nesse fim de ano, seja na Black Friday ou em compras para o Natal, precisa ficar atento em uma série de aspectos técnicos para não cair em uma furada.

Black Friday 2016: fique atento nas dicas antes de comprar um notebook novo

Detalhes como, conforto, que são associados ao tipo de fone de ouvido; qualidade do som e conectividade podem separar uma compra inteligente, e voltada para o seu perfil, de um investimento não vantajoso. Saiba quais aspectos técnicos você precisa ter em mente antes de comprar o acessório.

Conforto

É fundamental escolher designs que se ajustem ao seu estilo de vida (Foto: Divulgação/JBL)É fundamental escolher designs que se ajustem ao seu estilo de vida (Foto: Divulgação/JBL)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Embora qualidade de áudio seja fundamental, é muito importante não esquecer do conforto. Escolha fone de ouvido com design que se ajuste bem ao seu estilo de vida. Por exemplo, se você quer ouvir música durante atividades físicas, um fone estável e com maior quantidade de pontas para garantir encaixe preciso no seu ouvido pode ser tão importante quanto a qualidade de som, já que assim o dispositivo não vai ficar caindo o tempo todo.

Aspectos de som

A qualidade do som de um fone de ouvido é algo que pode ser comparado a partir de pontos de vistas objetivos, como a qualidade da redução de ruídos, e de pontos de vista subjetivos, como intensidade de graves e balanço de agudos, que variam bastante de pessoa para pessoa.

Funções como possibilidade de atendimento de chamadas telefônicas com o fone, microfone e controles de volume e reprodução nos cabos, também entram aqui: por um lado, elevam o conforto no uso, mas por outro podem ter efeitos negativos na qualidade de som.

Esses aspectos de som são determinantes na compra de  um acessório não apenas em virtude da preferência do usuário, mas também do bolso: a maior qualidade tende a levar o preço para cima, agregando funções e extras, como qualidade de acabamento e de materiais empregados no fone.

Com fio ou Bluetooth?

Fones Bluetooth ou com fios têm vantagens e desvantagens (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Fones Bluetooth ou com fios têm vantagens e desvantagens (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Existem diferenças fundamentais entre fones de ouvido dos dois tipos. Nos modelos com fio, aspectos como bateria e interferência no sinal acabam não sendo uma preocupação, já que a boa e velha conexão com cabo garante estabilidade no uso e simplifica o funcionamento do fone.

Há quem prefira, no entanto, fones de ouvido sem fio e, nessas situações, é importante procurar fones que usem protocolos Bluetooth mais recentes (o 4.2 é o mais atual). Quando mais nova  a geração, menor será o consumo de energia, aumentando a duração da bateria, e melhor será a performance do sinal em termos de alcance e estabilidade.

Bluetooth: até onde vai o sinal

Se a escolha recair em uma unidade Bluetooth, é fundamental observar o alcance do sinal do fone de ouvido para ter uma ideia se, no fim das contas, o investimento no fone de ouvido sem fio não acaba trazendo mais limitações do que vantagens. Esse aspecto pode ser difícil de balancear, já que, em geral, quanto maior o alcance do sinal, pior é a qualidade do som e vice-versa.

Com fio: alcance e resistência

Cabos achatados são melhores porque não fazem nós no seu bolso e são mais resistentes (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Cabos achatados são melhores porque não fazem nós no seu bolso e são mais resistentes (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Fios também podem ter desvantagens, especialmente se os cabos não forem de boa qualidade, propensos a rompimentos internos e outros problemas de transmissão. A melhor forma de garantir que se o fio é bom é observar aspectos como a espessura e formato: os achatados são sempre melhores e, em geral, quanto mais firme a borracha (ou nylon, em alguns casos) que o revestem, melhor.

Não esqueça de aspectos como comprimento do fio e qualidade dos conectores: procure, para melhor qualidade de som, aqueles com revestimento em ouro.

Garantia e assistência técnica

Fones de ouvido importados são boa escolha se você puder viver sem garantia e assistência técnica (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Fones de ouvido importados são boa escolha se você puder viver sem garantia e assistência técnica (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Fones muito bons costumam sair caros, mas, por outro lado, há o conforto de serviços de garantia e assistência técnica das marcas, que devem honrar a legislação de proteção de direitos do consumidor. Marcas como JBL, Sony e Beats, por exemplo, podem ser acionadas para a troca de produtos com defeito quando o conserto dos fones foi inviável.

O que você quer ver mais barato na Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo.

Preços: quanto você quer pagar?

Fones de ouvido são vendidos em diversas faixas de preço para cobrir um mercado bastante amplo, que vai do ouvinte casual ao audiófilo mais exigente. Marcas conceituadas, como a JBL, contam com linhas acessíveis, a partir de R$ 50, mas há opções mais específicas, como fones de ouvido para a prática de esportes, que chegam a casa dos R$ 1.000.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares