Jogos de ação

26/12/2016 07h00 - Atualizado em 26/12/2016 07h00

Lista relembra os 15 melhores jogos de mundo aberto lançados em 2016

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Jogos de mundo aberto como GTA 5 se tornaram alguns dos mais populares na indústria de games e 2016 foi um dos anos com mais títulos de peso desse gênero. Desde séries tradicionais como Far Cry até estreantes como Final Fantasy 15, relembre os quinze melhores jogos de mundo aberto de 2016.

GTA 5 recebe atualização que permite mais carros para os jogadores

Far Cry Primal (PS4, XOne, PC)

Provavelmente um dos games mais inesperados de 2016, Far Cry Primal surpreendeu ao ser lançado apenas um ano após o aclamado Far Cry 4, com uma temática completamente diferente.

Far Cry Primal surpreendeu com um mundo aberto ainda mais perigoso que o tradicional da série (Foto: Reprodução/Steam)Far Cry Primal surpreendeu com um mundo aberto ainda mais perigoso que o tradicional da série (Foto: Reprodução/Steam)

Aqui jogadores exploram um mundo aberto em 10 mil antes de Cristo, em um tempo em que o homem não estava no topo da cadeia alimentar. A sobrevivência se torna um desafio constante contra animais selvagens como mamutes e rinocerontes, além de tribos inimigas, um mundo aberto ainda mais intenso que um Far Cry tradicional.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Watch Dogs 2 (PS4, XOne, PC)

Após o controverso lançamento do primeiro título, a sequência Watch Dogs 2 faz o máximo para consertar suas falhas e nos oferecer um mundo aberto extremamente interessante.

A São Francisco de Watch Dogs 2 divertiu jogadores ao trazer uma grande cidade viva para interagir através de tecnologia (Foto: Reprodução/YouTube)A São Francisco de Watch Dogs 2 divertiu jogadores ao trazer uma grande cidade viva para interagir através de tecnologia (Foto: Reprodução/YouTube)

A versão de São Francisco do game é incrivelmente viva, com inteligência artificial que parece criar situações inusitadas mesmo quando o jogador não está envolvido. Além disso é possível interagir em vários níveis ao hackear eletrônicos e apenas observar as consequências de suas ações gerarem caos.

Dying Light: The Following (PS4, XOne, PC)

O aclamado jogo de zumbis dos criadores do primeiro Dead Island recebeu uma excelente expansão no formato de Dying Light: The Following. Além de ganhar um novo mapa imenso para explorar, repleto de novas missões, inimigos mortos-vivos e novas armas, ainda foi introduzido um buggy para percorrer toda essa área.

A expansão Dying Light: The Following adicionou uma área enorme para explorar no game e um veículo para percorrer essa distância (Foto: Reprodução/GameSpot)A expansão Dying Light: The Following adicionou uma área enorme para explorar no game e um veículo para percorrer essa distância (Foto: Reprodução/GameSpot)

Matar zumbis a pé já era muito prazeroso no game original, mas atropelar vários enquanto ouve um distante som de “strike” é ainda mais incrível.

Final Fantasy XV (PS4, XOne)

O novo capítulo da popular série de RPG que passou 10 anos em desenvolvimento quebrou muitos paradigmas sobre o que esperar de um Final Fantasy, especialmente ao oferecer um grande mundo aberto.

O mundo aberto de Final Fantasy 15 pode ser explorado com o carro Regalia, as aves chocobo ou até a pé pelo príncipe Noctis (Foto: Reprodução/VG247)O mundo aberto de Final Fantasy 15 pode ser explorado com o carro Regalia, as aves chocobo ou até a pé pelo príncipe Noctis (Foto: Reprodução/VG247)

No controle do príncipe Noctis e seus outros três amigos jogadores cruzam o mundo de Eos com grande liberdade no conforto do carro chamado Regalia ou montados nas aves chocobos enquanto exploram, lutam contra monstros, completam missões e avançam na história.

Mafia 3 (PS4, XOne, PC)

Apesar de certa polêmica a respeito da quantidade de bugs no game, Mafia 3 ganhou espaço entre os jogadores ao simplesmente oferecer muita diversão em um pacote que é mais do que apenas um GTA que se passa nos anos 60.

Mafia 3 traz uma versão reimaginada de Nova Orleans para explorar e personalidade suficiente para não ser só um GTA nos anos 60 (Foto: Divulgação/2K Games)Mafia 3 traz uma versão reimaginada de Nova Orleans para explorar e personalidade suficiente para não ser só um GTA nos anos 60 (Foto: Divulgação/2K Games)

A ação se desenrola em uma versão reimaginada de Nova Orleans que é maior do que os mapas dos dois títulos anteriores da série Mafia combinados.

Gravity Rush Remastered (PS4, Vita)

Originalmente lançado para o PS Vita em 2012, Gravity Rush teve seus gráficos remasterizados para o PlayStation 4 como uma forma de preparar terreno para sua sequência: Gravity Rush 2.

O mundo aberto de Gravity Rush Remastered inicialmente não chama tanta atenção até se unir aos inusitados poderes de Kat para explorá-lo (Foto: Reprodução/YouTube)O mundo aberto de Gravity Rush Remastered inicialmente não chama tanta atenção até se unir aos inusitados poderes de Kat para explorá-lo (Foto: Reprodução/YouTube)

O mundo aberto de Gravity Rush não é particularmente grande ou cheio de segredos, mas a maneira de atravessá-lo é bem diferente. No papel de Kat você pode alterar a gravidade de forma que possa “cair” para cima ou para os lados e assim simular um voo ou andar nas paredes em busca de itens escondidos.

LEGO Marvel’s Avengers (PS4, XOne, WiiU, X360, PS3, PC)

De certa forma uma sequência para LEGO Marvel Super Heroes lançado em 2013, a versão de LEGO focada nos Vingadores traz o mesmo mundo aberto que fez sucesso anteriormente com uma versão de Manhattan nos Estados Unidos para passear, resolver quebra-cabeças, lutar contra super-vilões, combater crimes comuns e mais.

LEGO Marvel’s Avengers convida jogadores a mais uma vez defenderem Manhattan dos super-vilões no papel dos Vingadores (Foto: Reprodução/Metro)LEGO Marvel’s Avengers convida jogadores a mais uma vez defenderem Manhattan dos super-vilões no papel dos Vingadores (Foto: Reprodução/Metro)

Além do mundo principal aberto o jogo ainda trouxe vários hubs com cenários extras para explorar, como Asgard, Sokóvia, entre outros.

Steep (PS4, XOne, PC)

Diferente de outros games da lista, Steep traz um mundo aberto com objetivos que saem um pouco das tradicionais missões e exploração.

Steep traz um tipo de mundo aberto diferente no qual é preciso se divertir com os amigos para conquistá-lo (Foto: Divulgação/Ubisoft)Steep traz um tipo de mundo aberto diferente no qual é preciso se divertir com os amigos para conquistá-lo (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Aqui seu objetivo é competir, e até mesmo apenas se divertir, com jogadores de todo o mundo enquanto desbrava os Alpes através de quatro modalidades: esqui, snowboard, parapente e wingsuit.

Dragon Quest Builders (PS4, Vita)

O mundo dos games mudou consideravelmente após o fenômeno de Minecraft com muitos mundos abertos e sistemas de criar seus próprios itens, mas poucos tentar evoluir esse conceito como Dragon Quest Builders.

Dragon Quest Builders trouxe um mundo aberto que expandiu vários conceitos de Minecraft (Foto: Reprodução/YouTube)Dragon Quest Builders trouxe um mundo aberto que expandiu vários conceitos de Minecraft (Foto: Reprodução/YouTube)

Além de construir seu reino através de um mundo de blocos, como em Minecraft, jogadores são desafiados também a montar sua própria comunidade com cidadãos produtivos e que terão missões. Eventualmente você irá enfrentar também chefes, monstros conhecidos do universo de Dragon Quest espalhados por esse mundo.

The Division (PS4, XOne, PC)

Outro jogo que se passa em Manhattan, nos Estados Unidos, o popular MMO The Division trouxe muita ação para seu mundo aberto ao oferecer tiroteios como em um jogo de tiro multiplayer, mas também o elemento de evolução dos RPGs.

The Division traz um belo mundo aberto porém também caótico em seu multiplayer online (Foto: Reprodução/GameSpot)The Division traz um belo mundo aberto porém também caótico em seu multiplayer online (Foto: Reprodução/GameSpot)

O resultado é uma cidade com grandes recompensas por explorá-la mas também enormes riscos de encontrar inimigos com equipamentos mais fortes que os seus.

Rise of the Tomb Raider (PS4, XOne, X360, PC)

Tecnicamente a nova aventura de Lara Croft não é totalmente um mundo aberto, já que a ação se passa de certa forma em “hubs” e algumas vezes em áreas lineares.

Rise of the Tomb Raider às vezes traz áreas tão grandes que a sensação é de um mundo aberto para explorar (Foto: Reprodução/GameSpot)Rise of the Tomb Raider às vezes traz áreas tão grandes que a sensação é de um mundo aberto para explorar (Foto: Reprodução/GameSpot)

No entanto, a sensação é bastante próxima por haver muita exploração alguns locais que oferecem grandes espaços abertos e ainda missões paralelas para manter jogadores ocupados sem necessariamente progredir na história.

No Man’s Sky (PS4, PC)

Provavelmente a única coisa maior que a polêmica ao redor do lançamento de No Man’s Sky é o seu universo quase infinito com quintilhões de planetas para visitar. O começo do jogo foi turbulento com muita controvérsia sobre o que havia ou não no game, mas após algumas atualizações se tornou mais prazeroso viajar pela galáxia.

Apesar de grandes polêmicas no lançamento, No Man’s Sky tem um enorme universo para explorar e atualizações recentes têm adicionado conteúdo extra ao game (Foto: Reprodução/EGM Now)Apesar de grandes polêmicas no lançamento, No Man’s Sky tem um enorme universo para explorar e atualizações recentes têm adicionado conteúdo extra ao game (Foto: Reprodução/EGM Now)

Jogadores agora podem também escolher entre dois modos além do normal, um apenas para turismo sem administração de recursos e um com dificuldade extrema para quem gosta de desafios.

Dead Rising 4 (XOne, PC)

O jornalista Frank West está de volta à cidade de Willamette nos Estados Unidos para o quarto episódio da série Dead Rising.

Em Dead Rising 4 o importante não é explorar o mundo aberto mas se divertir ao eliminar os zumbis pelo caminho (Foto: Reprodução/The Platformer)Em Dead Rising 4 o importante não é explorar o mundo aberto mas se divertir ao eliminar os zumbis pelo caminho (Foto: Reprodução/The Platformer)

Assim como no terceiro game o combate contra a invasão dos mortos-vivos agora é em mundo aberto, porém sem o inibidor limite de tempo. Isso permite que jogadores tomem todo o tempo que precisarem para eliminar os zumbis das formas mais ridículas e divertidas possíveis.

Forza Horizon 3 (XOne, PC)

O ano de 2016 não foi apenas de jogos de ação e tiro em mundo aberto, a série Forza trouxe diversidade com o aclamado Forza Horizon 3.

Forza Horizon 3 traz um mundo aberto e com belos gráficos para corridas na Austrália (Foto: Reprodução/Amazon)Forza Horizon 3 traz um mundo aberto e com belos gráficos para corridas na Austrália (Foto: Reprodução/Amazon)

Dessa vez as corridas se desenrolam na Austrália, acompanhadas por toda a cultura automobilística australiana, como as populares coupé utilities e rivalidade entre marcas como Holden e Ford.

Firewatch (PS4, XOne, PC)

Inicialmente quando Firewatch foi lançado ele apenas trazia a história de um guarda florestal para ser acompanhada linearmente.

Firewatch ganhou um modo para jogadores explorarem o parque como um mundo aberto em atualização (Foto: Reprodução/Glixel)Firewatch ganhou um modo para jogadores explorarem o parque como um mundo aberto em atualização (Foto: Reprodução/Glixel)

Porém, a pedidos dos jogadores uma atualização adicionou um novo modo liberado após terminar o game no qual é possível curtir todas as belezas naturais do parque sem saltos de tempo na narrativa ou missões.

Quais os melhores jogos de mundo aberto? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sandro Silva
    2017-01-01T13:12:58

    Comprei o Mafia 3, excelente game e não teve nenhum bug !!! Recomendo !!!

  • Jordinato Sousa
    2016-12-27T09:35:32  

    GTA e The Witcher, vai ser difícil ser melhor que esses.

    recentes

    populares

    • Jordinato Sousa
      2016-12-27T09:35:32  

      Esses jogos não foram lançados em 2016

    recentes

    populares

    • Jordinato Sousa
      2016-12-27T09:35:32  

      Mas os jogos lançados em 2016 mostrados na matéria estão sendo comparados ao Gta, eu só acrescentei o The Witcher.

  • Adrian Ferrari
    2016-12-26T14:18:49  

    Os 15 melhores os os únicos 15? No man's sky e the division falam que foram fiascos e estão na lista

    recentes

    populares

    • Adrian Ferrari
      2016-12-26T14:18:49  

      Mas quando se tem uma expectativa e ela não é atingida, isso gera uma decepção.

    recentes

    populares

    • Adrian Ferrari
      2016-12-26T14:18:49  

      Então aprenda uma lição: se você não criar muita expectativa com as coisas, irá sempre se surpreender! Kkkk

  • Pabhlo Medeiros
    2016-12-27T10:24:56

    GTA, dark souls 3, the witcher 3

  • Kidaro Zika
    2016-12-26T19:40:05  

    final fantasy é ridiculo , começa com uma criança com aquele martelinho de baile de carnaval kkkkkk

    recentes

    populares

    • Kidaro Zika
      2016-12-26T19:40:05  

      huuhaeuhaeuhe

  • Marcia
    2016-12-27T10:36:34

    Far cry primal me surpreendeu, agora no man's sky não consegui jogar 30 minutos....

  • Jimbo Jalutão
    2016-12-27T10:04:36

    O Máfia original é uma obra de arte, Máfia 2 é um excelente jogo, Máfia 3 é razoável. Seguindo o padrão do declínio, Máfia 4 será horrível.

  • Bruno Campos
    2016-12-27T08:57:44

    estão de sacanagem com essa por ra de lego...

  • Leonardo Braga
    2016-12-27T08:39:37

    Entendam uma coisa, Nenhum jogo é melhor que GTA V, IMB3C1S!!!!!!

  • John Carlos
    2016-12-26T23:39:22

    Bem paga a matéria!

  • The Rocketeer
    2016-12-26T22:41:29

    só boshhhta

  • Bruno Calazans
    2016-12-26T20:40:44

    Mafia III é bem repetitivo, a história é até bacana, mas é sempre o mesmo tipo de missão, achei bem cansativo, terminei mais pela história mesmo, mas nem chega aos pés do GTA

  • Dan Carter
    2016-12-26T16:57:14

    Que lista maravilhosa, SQN, pegaram qualquer coisa, Dying Light: The Following é um dlc. Mafia 3, no man's lie, the division e o steep foram decepcionantes, lamentável essa lista!

  • Thales Caetano
    2016-12-26T17:21:49

    ''Mafia 3 traz uma versão reimaginada de Nova Orleans para explorar e personalidade suficiente para não ser só um GTA nos anos 60'' QUEM DERA MAFIA 3 CHEGASSE AOS PÉS DE GTA

  • Jailton Filho
    2016-12-26T15:58:06  

    State Of Decay é mais antigo e ainda tira onda em cima da maioria desses ai

    recentes

    populares

    • Jailton Filho
      2016-12-26T15:58:06  

      Nossa state of decay é um jogo que acredito que tenha futuro, acredito que o 2 será bom, já o primeiro é muito meia boca

  • Daniel Pereira
    2016-12-26T16:17:23

    O xbox 360 ganhou vida com dois jogos!

  • Paulo Ricardo
    2016-12-26T15:08:20

    Batman Arkham Knight e sombras de Mordor.

  • Hugo Souza
    2016-12-26T14:50:05

    "relembre os quinze melhores jogos de mundo aberto de 2016." .... " Forza Horizon 3 (XOne, PC)" tsc tsc

  • Wilston Silva
    2016-12-26T14:44:16

    quando eles disserão que melhor que gta V pensei em algo bom, esses jogo ai e legalzinho mais enjoaa agora gta V irmão joga a noite inteira dia inteiro não enjoa e muito zoeira golpe disputa ixxiiiii e muito mais agora ta comparando... chocolate com côcô.

  • Todo Timao
    2016-12-26T14:42:55

    Dying light pareceu ser um jogo mto da hora mas esse jogo me desencadeou Motion Sickness que passei ter em outros jogos de 1* pessoa tbm!!!

  • Gustavo Carmo
    2016-12-26T14:26:40

    Primeira vez que vejo The Division em alguma matéria de jogo por aqui... pra mim e para vários um dos jogos mais viciantes para se jogar multiplayer online. A diversão de GTA5 é difícil de ser batida. Eu ficaria entre The Division e GTA5, ambos com estilos bem diferentes, e excelentes jogos de mundo aberto. Os demais abordados aí são bons jogos, outros mais ou menos (Exceto FFXV que ainda não tive o prazer de jogar).

  • Onlineconnectado
    2016-12-26T13:55:48

    Serio isso...?