Produtividade

15/01/2017 07h00 - Atualizado em 15/01/2017 12h00

Quer economizar no Uber? Conheça sete dicas para pedir corridas

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Uber é um serviço de transporte particular que ficou popular no Brasil por ter um preço mais acessível. No entanto, com as tarifas dinâmicas e horários de pico de cada região esse valor pode ficar mais caro do que esperado.

Para ajudar a economizar e manter o orçamento do mês equilibrado, algumas dicas práticas e disponíveis no app podem ser bem úteis. Uma delas é o agendamento de sua corrida, para evitar os horários mais congestionados, ou mesmo o uso dos cupons de desconto. Além disso, há categorias mais baratas dentro do serviço, como o UberX e o Uber Pool. Descubra, nesta lista, outras formas de pagar menos em suas viagens.

Uber passa a cobrar corrida antes da viagem começar; veja o que muda

Veja como economizar usando o Uber no celular (Foto: Divulgação/Uber)Veja como economizar usando o Uber no celular (Foto: Divulgação/Uber)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Usar códigos de descontos

O usuário pode encontrar facilmente códigos para ganhar descontos no Uber. Já na primeira corrida com o app, há um crédito de R$ 20 para descontar do total. Além disso, cada cliente tem um código próprio que, ao ser cadastrado por amigos em suas primeiras corridas, gera bônus de mesmo valor para ambas as partes.

Para completar, a própria Uber libera promoções em datas específicas, que geram descontos em diferentes valores. Para usar basta abrir o menu lateral e acessar o item “Pagamento”. Aprenda também como cadastrar os códigos neste tutorial.

Use códigos promocionais para economizar no Uber (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Use códigos promocionais para economizar no Uber (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Agendar corrida para fugir do horário de pico e preço dinâmico

O Uber oferece opção para agendar uma corrida em um determinado dia e horário. Isso evita que você se atrase, esquecendo de solicitar a corrida, e ainda pode ajudar a poupar, escolhendo um horário fora de pico na sua região. Apesar da possibilidade dos preços se alterarem um pouco ao longo do dia, você tem uma ideia de quanto deve ficar a corrida, já que a faixa de valor é indicada para confirmar o agendamento.

Para usar a função, toque no ícone de carro ao lado do campo de endereço. Em seguida, personalize o dia e horário. Você pode testar vários horários diferentes, para checar qual deles tem a faixa de preço mais interessante.

Ao final veja o valor e confirme o agendamento. Aprenda o procedimento no tutorial "Como agendar corridas no Uber? Programe seus passeios".

Agende sua corrida pelo Uber (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Agende sua corrida pelo Uber (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Entender melhor o preço dinâmico 

A Uber alterou a interface do aplicativo e ficou mais difícil saber quanto você pagará a mais, pois agora em algumas regiões o programa informa o preço definido antes de a viagem começar. Para economizar, essas dicas sobre a tarifa dinâmica ajudam o usuário a entender melhor a faixa de valor que será cobrado, antes mesmo de solicitar sua corrida.

Vale ficar atento ao alerta de “preço um pouco mais alto” indicado ao adicionar o endereço de origem e destino. Além isso, veja o preço indicado para a corrida e confira o acréscimo no valor mínimo do UberX ou UberBlack. Assim você evita surpresas na sua conta.

Não tenha surpresas com o preço dinâmico da Uber (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Não tenha surpresas com o preço dinâmico da Uber (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Usar o UberX ao invés do UberBlack

O UberX é uma categoria de carros mais econômicos do serviço e que, consequentemente, oferece tarifa menor do que o UberBlack. Para ter uma ideia, o preço base do UberX é de R$ 2, com valor mínimo para a corrida de R$ 7, enquanto a modalidade Black dobra para R$ 4 e tem o mínimo de R$ 8.

A diferença está nos veículos: a opção mais básica conta com carros populares ou compactos, todos com ar condicionado. Já o serviço Premium tem carros sedãs médios ou grandes. Se você quer poupar dinheiro, pode abrir mão do “luxo” extra e investir no UberX.

UberX tem preços de base e mínimo mais baratos do que UberBlack (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)UberX tem preços de base e mínimo mais baratos do que UberBlack (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5) Conheça o UberPool

A modalidade UberPool é a mais econômica de todas porque tem preço fixo de ponta a ponta da corrida. A diferença é que o carro pode ser compartilhado com outras pessoas e os trajetos são alterados conforme os outros clientes são indicados pelo caminho. Mas se você está com tempo sobrando e com pouco dinheiro, pode ser uma boa opção no dia a dia. O serviço é coberto por veículos da classe UberX e já mostra o valor total antes de solicitar a corrida. Para isso é necessário colocar o endereço fixo de origem e destino.

UberPool tem preço fixo e ajuda a economizar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)UberPool tem preço fixo e ajuda a economizar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6) Divida a corrida com um amigo

Vai para algum local com seus amigos? Nem todos os usuários sabem, mas o Uber permite dividir o preço total da corrida com seus contatos diretamente pelo app, com débito no cartão de crédito. Assim, o valor fica justo para cada um e todos economizam no conforto de um carro particular.

Esse processo pode ser feito durante o trajeto, usando o número de celular de cada pessoa. O seu amigo precisa confirmar no próprio aplicativo do Uber a divisão do valor. No seu celular será mostrado com quantas pessoas você está repartindo o preço, para não haver problemas. O recurso está disponível para UberX e UberBlack.

Divida a corrida do Uber com um amigo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Divida a corrida do Uber com um amigo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7) Pense no trajeto antes de solicitar o Uber

A última dica para economizar no Uber é mais voltada para a logística do trajeto. Isso porque o consumidor pode poupar dinheiro caso solicite o carro particular em uma rua que já tenha mão para o local de destino, por exemplo, evitando de fazer retornos ou pegar ruas engarrafadas de forma desnecessária.

O aplicativo do Uber mostra o trajeto provável que será indicado para o motorista e vai alterando o mapa conforme o percurso escolhido. Vale ficar de olho se essa é mesmo a melhor opção e, se não for, se posicionar em um local que encurte o trajeto.

Pesquise o trajeto e escolha uma rua com caminho mais rápido no Uber (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Pesquise o trajeto e escolha uma rua com caminho mais rápido no Uber (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como cadastrar motorista e carro no Uber? Descubra no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lilian
    2017-05-15T17:24:55

    Cupom 20 reais uber: yj5x15ryue

  • Nico
    2017-01-15T14:14:43  

    eu tenho passagem por Roubo tráfico e estupro! vou alugar um carro e trabalhar na Uber! é a única coisa que me resta. pelo menos eu ganho um trocado pra sobreviver

    recentes

    populares

    • Nico
      2017-01-15T14:14:43  

      hoje infelizmente consegue, hoje não exige mais o certificado de bons antecedentes, é uma pena...

    recentes

    populares

    • Nico
      2017-01-15T14:14:43  

      A uber até o momento está proporcionando a nós pobres a ter uma opção a mais não ficar dependendo do de busao sendo q dependendo a diferença em RS e pouco ..Quem crítica ou nunca usou ou é taxista

  • José Vasconcellos
    2017-01-15T19:35:48  

    No começo o Uber oferecia preços atraentes, mas agora já criaram motivos para cobrar mais. Eu pagava em média R$ 15,00 para um determinado trajeto e agora, dependendo do dia e horário, chego a pagar R$ 34,00. E é um trajeto relativamente curto, pouco mais de 6 Km. Já não vejo tanta v

    recentes

    populares

    • José Vasconcellos
      2017-01-15T19:35:48  

      José. despende qual tipo de UBER voce deseja vajar...se solicitar o black vai pagar caro mesmo..

    recentes

    populares

    • José Vasconcellos
      2017-01-15T19:35:48  

      Quando vc achar que o preço do uber está ficando caro experimente fazer o mesmo trajeto de táxi ..Sou usuário tbm e até o momento só vejo vantagens fora o conforto

  • Alan Oliveira
    2017-02-09T00:39:46

    A quem foe ajudar, 35 R$ nas duas primeiras corridas => pbz8pc52ue

  • Clauvermilson
    2017-01-15T23:48:41  

    O Uber já foi muito mais barato, hoje é apenas um pouco mais barato. Tenho usado as vezes mas queria q os motoristas conhecessem mais os trajetos, ficar dependendo de aplicativo pra andar por aí e parar em local errado é muito ruim......

    recentes

    populares

    • Clauvermilson
      2017-01-15T23:48:41  

      o aplicativo dá a segurança para o passageiro que o caminho é o correto e se alguma fez errar é pq nada é perfeito...mas é bemmmm melhor que "confiar" no trajeto da cabeça de alguém, se estou em uma cidade desconhecida quero mais é que ele use o aplicativo..pois mesmo se o aplicativo errar é por pouco

  • Max Rocha
    2017-01-24T10:29:47

    Cadastre agora mesmo na uber e ganhe as Duas Primeiras viagens Grátis no valor de 35R$ reais somente ir na aba promoções e inserir o código "s6wgunt6ue" e ja está valendo, A uber agora aceita pagamento da viagem em dinheiro. Aproveite!. .. 0!!!!

  • Marcelo
    2017-01-15T19:22:50  

    Não quero generalizar, mas o que me frustrou muito quando era cliente de Táxi, é a sacanagem que faziam, dando voltas enormes pra queimar o taxímetro de rodar, corridas absurdas, muito jogo sujo, claro que não são todos, mas por que a classe não se une e começa a cobrar preços fechados? esse taxímetro ja condiciona a pessoa a agir e má fé, método ultrapassado. Fica a dica.

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2017-01-15T19:22:50  

      Vendi meu carro é agora é só uber economizo muito mais sou bem atendido tenho suporte dá empresa , se acabar compro um carro de novo , táxi nunca fui adepto ,.

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2017-01-15T19:22:50  

      Vendeu seu carro porque não tem dinheiro. E é por esse mesmo motivo que vc usa Uber. Seu lugar é no busão.

  • Qi Acima
    2017-01-15T18:59:41  

    O aplicativo pirata Uber, Este Comete os crimes de, Dumping, sonegação fiscal, crime tributário, Evasão de divisas, Enriquecimentos ilícitos, crime contra o tesouro, Transporte irregular de passageiros, Exercício ilegal da profissão, Crime contra o mercado, cobrança abusiva, Carros sem fiscalização, destroem a mobilidade urbana, Propaganda enganosa, crime contra o consumidor, e ferem todas as leis trabalhistas que o cidadão tem direito, deixando endividados com falsas promessas..em uma cidade com 33 mil taxis, onde cabe 20 mil.

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T18:59:41  

      Políticos frouxos, estão vendo uma facção criminosa em forma de aplicativo cometer crimes seguidos no país e não fazem nada, porque são frouxos, quem vai ter que fazer são os taxistas que sofrem a mais de dois anos com essa pirataria descarada. Mão na massa senhores taxistas !!!

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T18:59:41  

      politicos frouxos são os que caem nessa lábia, vc entende que a POPULAÇÃO odeia os taxistas????? o Russomano pagou caro por apoiar taxistas

  • Qi Acima
    2017-01-15T18:54:06  

    É hora de mobilização geral, todas as capitais onde este aplicativo está sendo impetrado e reunirmos todos os sindicatos, pois pagamos mensalidades e impostos anuais, contratar uma junta de advogados bons que impetrem no Supremo, uma ação para bloquear estes aplicativos, nas operadoras, sendo estas responsabilizadas e multadas caso disponibilizem eles após o veto. Isso não é uma luta regional, mas uma luta geral de uma profissão que existe há anos.Uma atividade irregular que empobrece o serviço de transporte de passageiros, destruindo a mobilidade urbana, a lei está com os taxistas.

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T18:54:06  

      Fala isso para seu pai e sua mae.

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T18:54:06  

      Se ente bem escravizando o motorista, destruindo o carro dele, pagando o preço do combustível? Enchendo as ruas de carros?Lesando a população na tarifa dinâmica, em tarifa 5x no valor de um taxi comum, Isso sim é desordem, destruição de famílias concorrência predatória e desleal. Digo não a uber.

  • Sinto Autorizado
    2017-01-16T00:21:04  

    A globo deveria responder criminalmente por incentivar o uso de coisas ILEGAIS. Por que não anuncia o resultado do jogo do bicho rambem, bando de salafrário?

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2017-01-16T00:21:04  

      Bem vindo ao captalismo

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2017-01-16T00:21:04  

      ilegal nada, está autorizado pela justiça no Rio e em São paulo devidamente legalizado..ilegal é vcs cobrarem o dobro no "tiro" por uma simples corrida ou invetarem caminhos...

  • Ricardo Ferreira
    2017-01-15T17:55:16  

    Use UBER e ajude a financiar o narco trafico e as milicias. E viva o crime ! Quem ajuda a contravenção é contraventor no mesmo nivel. No Brasil o crime e a contravenção só valem quando é com os outros, pois quando se participa desse crime, num instante ele já não é tão crime assim.. Povo mediocre

    recentes

    populares

    • Ricardo Ferreira
      2017-01-15T17:55:16  

      Facil criticar o captalismo usando um computador captalista, site da globo captalista, internet de energia captalista.

    recentes

    populares

    • Ricardo Ferreira
      2017-01-15T17:55:16  

      kkkk...seus argumentos são sofríveis...o Detran diz que a pessoa está habilitada a dirigir e transportar passageiros, e ainda por cima exercer atividade remunerada....já estão sendo criados aplicativos para médicos, advogados etc, e obviamente só pessoas habilitadas para isso poderão prestar serviço.. A Uber não tem culpa se pra ser taxista não precisa ser nada...e vou te falar uma coisa, os motoristas uber que pego na maioria dos casos são mais que qualificados (engenheiros, analistas de sistemas, etc)

  • Marcelo Silva
    2017-01-15T22:59:43  

    ao invés da globo fazer propaganda para o Uber dando dicas de economizar, deveria colocar as reclamações dos clientes, fiz uma corrida de Osasco para a Freguesia do Ó em São Paulo, na simulação de valor cosntava 21,65 reais, no final da corrida deu 52 reais, tive que pagar um cancelamento que foi feito pelo motorista, e depois descobri que outro motorista se perdeu e colocou que eu havia entrado no veículo no local onde havia se perdido.

    recentes

    populares

    • Marcelo Silva
      2017-01-15T22:59:43  

      É só reclamar com a própria UBER. JÁ tive problemas, reclamei e fui ressarcido! sem problema algum.

  • Carlos Jacob
    2017-01-15T23:16:09  

    Andei de Uber em Sao Paulo,Argentina e RJ, Taxi nunca mais. Uber tem eficiência ,comodidade e barato. Parabéns pra quem bolou.

    recentes

    populares

    • Carlos Jacob
      2017-01-15T23:16:09  

      Qi Acima, melhor um app que te avisa que a corrida será 2x 3x 4x mais cara que um taxi que desliga o taximetro em dias de movimento e só faz corrida com valor fechado; fora rodar o mes de dezembro inteiro com bandeira 2, sem ar condicionado (porque tá sempre estragado)

    recentes

    populares

    • Carlos Jacob
      2017-01-15T23:16:09  

      cara tu tá sozinho nessa, maltrataram e roubaram a população e agora não tem apoio, a uber não tem culpa de chegar aqui e encontrar um mercado ávido por algo que preste a um preço justo... até concordo que a uber precisa aumentar os preços um pouco no normal e maneirar nos dinamicos... Mas o mercado estar precisando tanto assim de um concorrente a culpa é muita de vocês taxistas...agora sofram as consequencias...quem planta vento colhe tempestade

  • Qi Acima
    2017-01-15T19:08:47  

    A uber tira dos pobres(taxistas) para dar para os ricos(Corruptos e a empresa pirata). Queremos Justiça !!!! Quem paga imposto e é legalizado controlado e fiscalizado não merece ser punido. Não mostrem que é bacana ser ilegal e atropelar leis. Isso é um péssimo exemplo para a sociedade. O dinheiro do país sendo mandado para paraísos fiscais e nada acontece.

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T19:08:47  

      Sem noção e argumentos!!!

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T19:08:47  

      os unicos pobres taxistas são os frotistas, que eram explorados por outros taxistas, esse sim os verdadeiros bandidos, pq tem a permissão e sequer trabalham

  • Qi Acima
    2017-01-15T18:53:49  

    Dumping, sonegação fiscal, crime tributário, Evasão de divisas, Enriquecimentos ilícitos, crime contra o tesouro, Transporte irregular de passageiros, Exercício ilegal da profissão, Crime contra o mercado, cobrança abusiva, Carros sem fiscalização, destroem a mobilidade urbana, Propaganda enganosa, crime contra o consumidor, e ferem todas as leis trabalhistas que o cidadão tem direito, deixando endividados com falsas promessas..FORA CANCER UBER.

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T18:53:49  

      Vc entendeu tudo errado, ihgnorante. É livre concorrência!

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T18:53:49  

      Dumping nada, vcs praticavam o crime de abuso econômico mantendo um monopólio patrocinado pelo próprio governo, agora chorem pro governo, mas só uma dica, a população aprova o uber, e isso que está acontecendo é só o castigo divino por terem roubado e maltratado a população durante tanto tempo..uma hora a festa acaba... aprendam a trabalhar, sejam honestos...sejam educados...

  • Sinceridade Mata
    2017-01-16T09:51:52  

    globo ensina coisa inúteis daqui a pouco ninguem quer ser uber, e os taxista vão continuar nos passando a mão , com bandeira 1 e 2 de dia ganho bem e de noite muito mas preços exorbitante pessoal usem uber !!

    recentes

    populares

    • Sinceridade Mata
      2017-01-16T09:51:52  

      Uber é sacanagem eu já fui roubado no preço dessa porcaria , trata-se de espertos e acham que o povo é besta Uber = enganação = avareza = egoísmo=malandragem

    recentes

    populares

    • Sinceridade Mata
      2017-01-16T09:51:52  

      outro taxista, se o dinamico está caro não peça, aguarde que baixa..e vc sabe o valor da corrida ANTES de pedir

  • Sinto Autorizado
    2017-01-16T12:07:23  

    Reclama de corrupção mas anda de Uber, um serviço ILEGAL que não contribui em nada para a saúde, educação, etc... Fala mal do "imperialismo" mas manda dinheiro pra empresa estrangeira... Estamos de olho.

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2017-01-16T12:07:23  

      Deixa de ser idiota, a Uber gera muito mais impostos que os taxistas, vcs pagam 300 reais por ano de ISS...a uber paga ISS por cada pagamento feito a motoristas...só em São Paulo são milhões de reais de impostos pagos mensalmentes... Morram em silêncio...ou adaptem-se e sobrevivem...

  • Qi Acima
    2017-01-15T18:54:28  

    Carros ex taxis velhos com pneus carecas dirigindo 16 horas seguidas. Descobriram que se o cliente cancelar, eles ganham dinheiro sem sair do lugar. Se reúnem por zap, deixam off, e vão liberando a dinâmica no cartão do consumidor. Não finalizam a corrida após o passageiro sair do carro. . Uma facção criminosa que está cometendo crimes no país, não assumindo vínculos empregatícios, atropelam leis, e mandam dinheiro para paraísos fiscais

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T18:54:28  

      Qi Acima, se junte com os datilógrafos, com o pessoal da videolocadora, caixas do estacionamento e com os reveladores de fotografia. Se organizem e façam um movimento para voltar no tempo e evitar o avanço tecnologico. Ou desiste de pagar a diária abusiva desse seu taxi aluga um carro na movida e vai ser feliz dirigindo Uber sem ser empregado de ninguem

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T18:54:28  

      Mitou!

  • Max Rocha
    2017-01-17T09:56:08

    Cadastre agora mesmo na uber e ganhe as Duas Primeiras viagens Grátis no valor de 50R$ reais. Não é necessário inserir cartão de crédito. somente inserir o código "s6wgunt6ue" e ja está valendo, Não perca tempo corra. .. 00................. 111

  • Sergio Silva
    2017-01-15T14:30:02  

    ALO MODERACAO.....defendo e uso TAXI legal.Uber e pirataria de transportes motoristas sem qualificacao exercicio ilegal de profissao e CRIME.............

    recentes

    populares

    • Sergio Silva
      2017-01-15T14:30:02  

      Não interessa se taxi é datilógrafo. EMPRESA TEM QUE PAGAR IMPOSTO! Eu pago, todos tem que pagar. Uber = Jogo do Bicho e contrabando. Vocês que dizem "lutar por um país mais justo" deveriam ter VERGONHA na cara e parar de bater palmas pra clandestino

    recentes

    populares

    • Sergio Silva
      2017-01-15T14:30:02  

      Kkkkkk

  • Veronica Briccia
    2017-01-16T09:19:46  

    Após a atualização do aplicativo diversas funcionalidades foram perdidas. A opção de dividir a corrida ficou mais complicada. Outro detalhe é que nos aeroportos de SP ou se está no embarque ou no desembarque, não há outras opções mais especificas dificultando a localização do passageiro x motorista.

    recentes

    populares

    • Veronica Briccia
      2017-01-16T09:19:46  

      ja sai, atravessei a passarela o uber me pegou do outro lado ficou muito mais facil pros 2

    recentes

    populares

    • Veronica Briccia
      2017-01-16T09:19:46  

      Taxista Detect !!

  • Sinceridade Mata
    2017-01-16T09:47:09

    Parabéns globo fica ensinando baboseira daqui a pouco ninguem quer ser uber, e o taxista vão continuar no roubando , com esse negocio bandeira 1 e 2 nunca vi isso , fora o preço né !!!

  • Jose
    2017-01-16T09:34:24

    nao existe mais barato que uber

  • Emerson Aran
    2017-01-16T09:30:52

    Uma das poucas coisas boas que aconteceram no Brasil, nesses ultimos anos se chama UBER!! Chega de ser roubado por taxista, ser maltratado, pagar para entrar em carro sujo, se vc não conhece o trajeto que solicitar os caras dão a maior volta para pegar mais dinheiro! Coitado dos gringos por ai que eles só faltam pegar a carteira junto!!

  • Lucas Passos
    2017-01-16T09:20:49

    Nossa!! Q dicas!!