Armazenamentos

28/01/2017 06h00 - Atualizado em 28/01/2017 06h00

SSD: conheça mitos e verdades do hardware e tire suas dúvidas

André Luiz de Mello Pereira
por
Para o TechTudo

Com o aumento na popularidade do SSD, alguns mitos sobre o componente de armazenamento acabaram se espalhando pela Internet, desinformando muitos e afastando possíveis novos usuários.

Confira tudo o que você não deve fazer com um SSD

Pensando nisso, resolvemos ir atrás de alguns mitos e fatos sobre a unidade de estado sólido para tentar confirmar o que é verdadeiro e o que é apenas “conversa de Internet”. Dessa forma, você pode tomar uma decisão mais confiante na hora de fazer um upgrade no seu computador

Verdades sobre o SSD

“O preço ainda é muito alto”

A SanDisk é uma das marcas mais conhecidas de SSDs no mercado (Foto: Divulgação/SamDisk)A SanDisk é uma das marcas mais conhecidas de SSDs no mercado (Foto: Divulgação/SamDisk)

Um dos pontos que sempre é levantado quando o assunto são SSDs é o seu preço. De fato, esses componentes apresentam um valor bem acima do HDD, principalmente se considerarmos a sua capacidade de armazenamento. Enquanto um SSD de 120 GB pode ser encontrado por um valor aproximado de R$ 250, no mesmo preço, você pode encontrar um HDD de 1 TB.

Só que o desempenho do SSD é muito maior que o de um HDD, além de ser mais resistente, o que acaba compensando o valor. Levando em consideração que a indicação de uso de um SSD é para a instalação do sistema operacional e aplicativos que você use com frequência, até mesmo um componente de 64 GB se mostra um ótimo negócio. Com o avanço tecnológico desse tipo de equipamento, o preço dos SSD só tende a cair com o passar do tempo. Para ter uma noção dos valores dos SSDs de 120 GB disponíveis no mercado, clique aqui. Caso queira mais espaço, verifique os modelos de 240 GB, clicando aqui.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

“SSDs são mais seguros e resistentes que HDDs”

A maneira como os SSDs são feitos permite que ele já tenha uma resistência maior que HDDs por padrão. Isso porque SSDs não contam com partes mecânicas, o que elimina qualquer eventual problema causado por golpes e vibrações no seu computador. Dessa forma, SSDs se tornam ainda mais indicados para notebooks.

O SSD da WD melhora velocidade de computador com baixo consumo de energia (Foto: Divulgação/WD)O SSD da WD melhora velocidade de computador com baixo consumo de energia (Foto: Divulgação/WD)

Mesmo assim, é importante ressaltar que, mesmo sendo mais resistente, SSDs não são indestrutíveis. Caso você molhe seu SSD, a chance de você perder o seu componente é muito grande, enquanto HDDs ainda podem ser recuperados ou sequer apresentar problemas se isso acontecer.

“SSDs são mais rápidos”

Esse é um fato que serve como um dos maiores trunfos do SSD. Um HDD comum consegue providenciar 80 IOPS (Input/Output Per Second, medida de entrada e saída de dados em um dispositivo de armazenamento) em uma velocidade de 7.200 RPM. Um HDD mais rápido, de 15 mil RPM pode alcançar a marca de até 180 IOPS.

Já um SSD de célula única pode alcançar entre 5 mil e 10 mil IOPS, por não depender de rotações de disco para operar. Isso significa uma resposta muito mais rápida durante o acesso de dados.

Mitos sobre SSD

“SSDs duram para sempre”

Nada dura para sempre. Mesmo com essa dura realidade jogada por aqui e dessa forma, isso se aplica muito bem aos SSD, que por serem mais resistentes, levaram a fama de serem eternos.

Tomar alguns cuidados com seu SSD é imprescindível para garantir sua longevidade (Foto: Divulgação/Samsung) Tomar alguns cuidados com seu SSD é imprescindível para garantir sua longevidade (Foto: Divulgação/Samsung)

De acordo com fabricantes, o SSD tem um tempo de vida útil de aproximadamente 10 anos. Isso pode variar de acordo com a marca do componente e da maneira como ele é utilizado, sempre sendo interessante manter entre 10 e 15% de armazenamento livre para que ele não precise operar lotado, forçando mais o seu sistema.

“Dados apagados de um SSD não podem ser recuperados”

Quando um arquivo é excluído em um SSD, o sistema não escreve outro dado por cima dele, seguindo com seu uso. Nesse tipo de armazenamento, o arquivo é apagado permanentemente, o que pode ser um problema, mas existem algumas brechas na maneira como SSDs operam que permitem uma possível recuperação de dados.

O comando TRIM, que realiza a remoção de dados, não funciona direito em situações em que o drive está conectado via USB ou Firewire; ou em algumas configurações de RAID. Isso acaba sendo a porta usada por softwares de recuperação de dados para trazer de volta aquele arquivo deletado. É válido lembrar que, como acontece em HDDs, o procedimento não tem 100% de garantia de sucesso.

“É difícil instalar um SSD”

Existe um mito incomum de que a instalação de um SSD é complicada e, em muitos casos, o computador não traz suporte para esse tipo de componente. Isso é realmente uma lenda, já que boa parte desses componentes podem ser instalados e começam a funcionar em menos de 10 minutos em computadores, notebooks e qualquer outro sistema que traga suporte para sistemas de armazenamento.

Pode ser mais difícil recuperar dados apagados de um SSD, mas não impossível (Foto: Divulgação/Kingston)Pode ser mais difícil recuperar dados apagados de um SSD, mas não impossível (Foto: Divulgação/Kingston)

Além disso, ainda existe a possibilidade de clonar o seu antigo drive no seu novo SSD, preservando tudo o que você tinha antes, permitindo você apenas continuar usando o seu computador como antes, mas com um desempenho melhor.

Como formatar o PC com HD e SSD? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Claudio Marcio
    2017-01-28T23:57:40  

    tenho um notebook que já tem uns 4 anos, com 4 gigas de memoria. para aumentar a velocidade dele é melhor aumentar a memoria colocando mais 4 megas ou instalar um SSD? (vamos ter em conta a relaçao custo-beneficio)

    recentes

    populares

    • Claudio Marcio
      2017-01-28T23:57:40  

      antes você tem que ver se o gargalo do seu PC está na RAM ou no HD ou no PROCESSADOR ou na VGA pra depois poder melhorar algo, se não fizer nada pesado no PC adicionar RAM não vai mudar em nada

    recentes

    populares

    • Claudio Marcio
      2017-01-28T23:57:40  

      O natan foi cirurgico no comentario. No meu caso coloquei um ssd 120GB em um i3 primeira geração com 4GB, se tornou outra maquina, apesar dos seus 6 anos de uso

  • Rodrigo Alencar
    2017-01-31T18:38:33  

    Eu instalei um SSD da Samsung Evo Pro de 500gb no MacBook Pro (mid 2012). Melhoria de 100%!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alencar
      2017-01-31T18:38:33  

      vo por no meu pentium 3!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alencar
      2017-01-31T18:38:33  

      Thomas, o pior eh que a diferença ainda vai ser gigantesca pra um hd kkkk

  • Roger Antunes
    2017-02-03T06:54:29  

    O SSD dura 10 anos se vc não usar ele. Muita gente sabe que ele tem duração conforme o numero de escritas nele. Quanto mais gravar dados nele, apagar e escrever dados consequentemente menos ele ira durar. Então é recomendado para instalar o S.O ou programas e só. Mas não pra armazenar dados de acesso frequente ou instalar jogos, onde o acesso é intermitente ao HD. Uma pendrive funciona da mesma forma praticamente.

    recentes

    populares

    • Roger Antunes
      2017-02-03T06:54:29  

      Discordo totalmente de você, primeiro porque um HD com 10 anos de uso será um HD guerreiro, porque estes equipamentos também não são tão duráveis assim. Para você detonar uma memória SSD, você terá que subscrever milhares de vezes, concordo que seja estranho comprar algo que tem vai "morrendo" a cada salvamento, mas a verdade é que todos os computadores possuem tempo de uso, e nenhum dura 10 anos, então outra coisa vai estragar antes da memória

    recentes

    populares

    • Roger Antunes
      2017-02-03T06:54:29  

      Hd geralmente tem uma vida util "confortavel" por volta de 3 anos... Independentemente da quantidade de leitura e escrita.

  • Guga Almeida
    2017-01-31T11:00:43

    A informação de que um SSD dura em média 10 anos é completamente errada. Os melhores SSDs do mercado podem durar 5 anos no máximo. Isso vai depender da forma que é usado. Meu primeiro SSD de 160GB durou pouco menos de 2 anos porque deixava meu PC 24h ligado.

  • Marcelo Rodrigues
    2017-01-29T09:27:18  

    DA DE COLOCAR NO MEU PC 486 WINDOWS 95 ??

    recentes

    populares

    • Marcelo Rodrigues
      2017-01-29T09:27:18  

      Inicialização do Windows 95 em 3 segundos. Pode instalar, vai ficar uma foguete.

  • Rodrigo Freijanes
    2017-01-30T19:01:09

    Em breve substituirei o HDD do meu Mac mini por um SSD.

  • Wellington Zanette
    2017-01-28T14:00:11  

    Tenho um notebook i7 com g force gt 750, o mesmo tinha um HD de 1 tera, e era lerdo pra cacete, coloquei um ssd Samsung 500 gb, o bixo tá super rápido valeu a pena! Paguei 730 reais no ssd! Na santa efigenia!

    recentes

    populares

    • Wellington Zanette
      2017-01-28T14:00:11  

      Vale mais a pena pegar um SSD de 250 GB e instalar o sistema e programas nele e comprar uma gaveta pra hd que se coloca no driver de dvd do notebook e por seu HD comum nele. Eu fiz isso.

    recentes

    populares

    • Wellington Zanette
      2017-01-28T14:00:11  

      Santa Efigênia, Batman!

  • Hugo Rafael
    2017-01-29T02:27:49

    Nem pode mais dizer que é uma nova tecnologia, SSD já virou realidade, uso faz 4 anos e não quero mais saber de HD

  • Luiz Lima
    2017-01-28T20:16:45

    Troquei no meu Mac pro de 750 por 1 SSD de itb : ficou um avião e a máquina nao esquenta mais ! Recomendo e e facilimo trocar !

  • Emanuel Leite
    2017-01-28T22:48:06

    Não tem desculpa para não ter SSD. O preço está bem em conta levando em conta o ganho absurdo de velocidade no PC se comparado aos HDs convencionais. Pra quem não tem, recomendo fortemente comprar um, nem que seja de 120GB para o sistema operacional e alguns programas.