Celular

25/02/2017 06h00 - Atualizado em 25/02/2017 06h00

Carnaval 2017: veja dicas para proteger o seu celular na folia

Isabela Giantomaso
por
Para o TechTudo

O Carnaval 2017 já começou em várias cidades do Brasil. Como ocorre em todos os anos, blocos e desfiles atraem multidões, o que pode gerar preocupação para quem não quer deixar o celular em casa. Para evitar imprevistos durante a folia e ainda garantir selfies de encontros no meio da aglomeração, confira, a seguir, cinco dicas para proteger seu smartphone durante o feriado.

A lista ajuda a fugir de problemas com roubos e furtos, preservar o celular contra quedas ou perto de piscinas e ainda o que fazer caso você perca o telefone.

Folia em casa: nove gadgets para curtir o Carnaval longe da multidão

Vai curtir o Carnaval? Veja dicas para proteger seu celular (Foto: Pond5)Vai curtir o Carnaval? Veja dicas para proteger seu celular (Foto: Pond5)










Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Proteção contra roubos e furtos

Fazer um seguro para o celular pode ser útil para reduzir prejuízos e ter menos dores de cabeça caso seja vítima de roubo ou furto. As seguradoras e algumas das operadoras nacionais protegem smartphones populares como iPhone, Galaxy, Moto G e Xperia, desde que o aparelho tenha sido comprado no máximo há 12 meses e tenha nota fiscal.

O seguro costuma cobrir assaltos, panes elétricas, quedas e explosões. Caso você tenha contratado o serviço e seja roubado é importante registrar um Boletim de Ocorrência para apresentar à seguradora. Vale lembrar que, mesmo pagando a proteção mensalmente, a contratação não garante o dinheiro do celular de volta, pois após o incidente é feita uma análise do caso.

Seguro contra roubos e furtos protege seu celular durante a folia (Foto: Arte/TechTudo)Seguro contra roubos e furtos protege seu celular durante a folia (Foto: Arte/TechTudo)

2) Proteção contra quedas e arranhões

Antes de levar o seu celular para blocos ou desfiles uma dica importante é protegê-lo com capas anti-impacto. Os acessórios são mais fortes do que as capinhas tradicionais e há modelos para a maioria dos smartphones de fabricantes famosas.

Nesta lista você confere cases para deixar o iPhone ou Galaxy S super-resistente. Há também modelos para Moto G 4 que preservam o celular com tecnologia militar. Além das capinhas, películas anti-choque ajudam a proteger a tela do telefone.

Capinhas anti-impacto têm tecnologia militar e proteção extra (Foto: Divulgação/GorillaShield)Capinhas anti-impacto têm tecnologia militar e proteção extra (Foto: Divulgação/GorillaShield)

3) Proteção para quem vai à praia ou piscina

Outra forma de garantir que seu celular sobreviva ao Carnaval é protegendo-o com capinhas à prova d’água. Assim como os acessórios contra quedas e arranhões, há cases que permitem levar o smartphone para a praia ou piscina e ainda fazer vídeos e fotos com o aparelho submerso.

A maioria dos modelos são universais e compatíveis com celulares da Apple, Samsung, LG, Lenovo, Asus e Sony. Também há opções especiais para mergulhadores. Antes de colocar o smartphone na água lembre-se sempre de conferir se a capinha está totalmente fechada para não correr riscos de prejudicar o aparelho.

Capinhas à prova dágua permitem mergulhar com celular na piscina ou na praia (Foto: Divulgação/Dartbag)Capinhas à prova d'água permitem mergulhar com celular na piscina ou na praia (Foto: Divulgação/Dartbag)

4) Configure uma senha

Se você costuma deixar seu celular com acesso livre, o Carnaval é uma época importante para configurar uma senha no smartphone. O processo é simples e rápido em celulares Android e no iPhone (iOS) e garante a segurança dos seus dados armazenados no dispositivo.

No Android vá em “Configurações” > “Segurança” > “Bloqueio de tela”. Escolha a forma como quer bloquear seu celular, com um desenho, PIN ou senha e confirme o processo após definir o código.

Android permite escolher entre bloqueio com senha, PIN ou desenho (padrão) (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Celular Android permite escolher entre bloqueio com senha, PIN ou desenho (padrão) (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

no iPhone, basta ir em “Ajustes” > “Touch ID e Código” > “Ativar código”. Você pode escolher entre uma senha alfanumérica, numérica personalizada ou numérica de quatro dígitos. 

No iPhone escolha entre códigos personalizados ou de 4 dígitos (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)No iPhone, escolha entre códigos personalizados ou de 4 dígitos (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

5) Proteção contra curiosos

Instalar aplicativos contra curiosos no celular é um bom método para se prevenir antes que algum amigo pegue seu smartphone sem que você perceba e faça alguma brincadeira ou tente ler suas conversas no WhatsApp. Os programas também podem ajudar a pegar um ladrão no flagra.

Os apps como o Lockwatch e o CrookCatcher fazem selfies “escondidas” de quem está tentando desbloquear seu celular. As imagens ficam armazenadas na galeria do aparelho e podem ser enviadas por e-mail com data, hora e localização.

Apps contra curiosos tiram selfies secretas quando alguém tenta desbloquear o celular (Foto: Caio Bersot/TechTudo)Apps contra curiosos tiram selfies secretas quando alguém tenta desbloquear o celular (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Bônus: perdeu o telefone? Veja como rastreá-lo

Antes de se desesperar ao não encontrar o celular na bolsa lembre-se de que há uma forma de rastrear o telefone. Caso o smartphone esteja conectado a uma conta Google, faça login no site de buscas com o mesmo e-mail e, no canto da tela, vá em “Configurações” > “Configurações da Pesquisa”. Coloque o idioma em inglês e pesquise por “Find my phone”. Um mapa irá mostrar onde seu celular está.

No caso de um aparelho da Apple é possível utilizar o recurso “Buscar Meu iPhone” no site do iCloud para exibir uma mensagem com o contato do dono na tela de bloqueio. A ferramenta também exibe onde o celular está, basta que o telefone esteja conectado à Internet.

'Siri, você gosta de carnaval?': quem perguntou no iPhone? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares