Jogos de arcade

01/02/2017 06h30 - Atualizado em 01/02/2017 06h30

Lista relembra os antigos jogos de corrida mais 'bizarros' e divertidos

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Os jogos de corrida sempre foram mais conhecidos por seus simuladores que tentavam passar uma experiência mais realista ao dirigir, mas muitos títulos tentaram criar competições "bizarras" e diferentes. Relembre alguns games que jogaram o realismo pela janela como Super Mario Kart e Corrida Maluca.

Conheça todas as novidades de Mario Kart 8 no Nintendo Switch

Super Mario Kart (Super Nintendo)

O “jogo de corrida bizarro” original, Super Mario Kart foi quem criou todo o conceito de games com mascotes com grande acessibilidade, voltados mais para a diversão do que a competição. Em Super Mario Kart, o fator competitivo ainda era um pouco grande, mas suas cascas de banana e cascos vermelhos pavimentaram o caminho para o que hoje é praticamente um show de caos sobre rodas.

Super Mario Kart apresentou um estilo de corrida bagunçado e muito divertido (Foto: Reprodução/YouTube)Super Mario Kart apresentou um estilo de corrida bagunçado e muito divertido (Foto: Reprodução/YouTube)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Road Rash (Mega Drive)

Um dos primeiros games a realmente enfatizar algo além da corrida, Road Rash ficou famoso por sua disputa sobre motos e pelo fato de poder agredir os adversários. Socos, correntes, bastões, tudo era válido para tirar seu oponente da competição.

Em Road Rash boa parte da diversão estava em brigar com oponentes ao invés de correr (Foto: Reprodução/Retro Spirit Games)Em Road Rash boa parte da diversão estava em brigar com oponentes ao invés de correr (Foto: Reprodução/Retro Spirit Games)

Rock n’ Roll Racing (Super Nintendo, Mega Drive)

Outro clássico dos games de corrida, Rock n’ Roll Racing explorava os limites do 3D isométrico com derrapagens e rampas que faziam com que o jogo parecesse em 3D. Para completar, cada veículo estava equipado com armas que permitiam que você eliminasse sua competição. A cereja do bolo era uma trilha sonora repleta de músicas famosas digitalizadas como Black Sabbath e Deep Purple.

Rock n Roll Racing levou a corrida isométrica ao seu ápice com armas e trilha sonora excelente (Foto: Divulgação/Blizzard)Rock n Roll Racing levou a corrida isométrica ao seu ápice com armas e trilha sonora excelente (Foto: Divulgação/Blizzard)

Bomberman Fantasy Race (PlayStation One)

Este é um dos divertidos spin-offs da franquia Bomberman que nunca foi lançado nos Estados Unidos. O jogo tem os moldes de Mario Kart, mas com as montarias Louie e Tirra de outros games da série. O mais curioso fica por conta de uma mecânica de bombas com as quais você pode tanto atacar seus inimigos quanto usá-las para se projetar para frente e ganhar um turbo.

O pouco conhecido Bomberman Fantasy Race adiciona corridas às mecânicas explosivas do herói (Foto: Reprodução/Mega Uploads)O pouco conhecido Bomberman Fantasy Race adiciona corridas às mecânicas explosivas do herói (Foto: Reprodução/Mega Uploads)

Carmageddon (PC)

Normalmente ao pensar no violento Carmageddon, os jogadores não o imaginam como um game de corrida, mas essa é a forma mais fácil de vencer no game. Nos mapas de Carmageddon há Checkpoints para percorrer, e o primeiro participante que passar por todos vence. No entanto, há mais formas de vencer que ficaram mais populares, como destruir todos os seus oponentes ou atropelar todos os pedestres.

Caso o jogador resista ao chamado do caos, Carmageddon é também um jogo de corrida (Foto: Reprodução/Squakenet)Caso o jogador resista ao chamado do caos, Carmageddon é também um jogo de corrida (Foto: Reprodução/Squakenet)

Biker Mice from Mars (Super Nintendo)

Uma das raras adaptações de desenho animado a se tornar um jogo memorável, o game da série “Ratos Motoqueiros de Marte” apresentava boas corridas em uma perspectiva isométrica que simulava 3D assim como Rock n' Roll Racing.

Era permitido, também, o uso de armamentos durante as competições e cada piloto tinha sua habilidade especial de ataque. Mas os jogadores também gostavam de um modo mais sério de campanha onde faziam upgrades em suas motos com o dinheiro conquistado nas corridas.

Os Ratos Motoqueiros de Marte ganharam um bom game de corrida no Super Nintendo com Biker Mice from Mars (Foto: Reprodução/Pinterest)Os Ratos Motoqueiros de Marte ganharam um bom game de corrida no Super Nintendo com Biker Mice from Mars (Foto: Reprodução/Pinterest)

Sonic R (Sega Saturn)

Devido à conturbada vida do console Saturn da Sega, um game de ação 3D de Sonic chamado Sonic X-Treme acabou cancelado e a empresa ficou com vários recursos de seu mascote que decidiu reaproveitar com Sonic R. 

O game divide fãs por ser tão estranho como um jogo de corrida, repleto de caminhos alternativos e segredos a ponto de ser difícil saber em que direção seguir às vezes.

Sonic R era um jogo de corrida bem confuso com muitos caminhos alternativos (Foto: Reprodução/GamFaqs)Sonic R era um jogo de corrida bem confuso com muitos caminhos alternativos (Foto: Reprodução/GamFaqs)

Micro Machines (Nintendo 8 Bits)

Quando comparado a outros games da lista, Micro Machines não é tão diferente ou "bizarro" assim, mas em sua época era muito raro ver um jogo de corrida com uma premissa tão inusitada.

Em vez de carros e pistas tradicionais, os veículos eram miniaturas e percorriam cenários que eram muito maiores do que eles, como uma mesa de café da manhã ou uma mesa de sinuca. Assim, qualquer detalhe virava obstáculo, de um cubo de giz a uma poça de geleia que prendia os pneus.

Micro Machines traz uma inusitada disputa de veículos em miniatura (Foto: Reprodução/Retro Nintendo Reviews)Micro Machines traz uma inusitada disputa de veículos em miniatura (Foto: Reprodução/Retro Nintendo Reviews)

Beetle Adventure Racing / As Aventuras do Fusca (Nintendo 64)

Um game de corrida para promover o lançamento na época do “New Beetle” acabou como uma das surpresas do Nintendo 64. O jogo foi desenvolvido pela EA, na época em alta pela série Need for Speed, e, assim como Sonic R, tratava-se de uma corrida cheia de segredos e caminhos alternativos.

Era necessário explorar bastante o cenário para descobrir o melhor trajeto e assim conseguir cada vez mais fuscas para sua coleção.

Beetle Adventure Racing levou o novo fusca para muitas aventuras e corridas (Foto: Reprodução/Red Parsley)Beetle Adventure Racing levou o novo fusca para muitas aventuras e corridas (Foto: Reprodução/Red Parsley)

Wacky Races (Dreamcast)

Baseado na série de animação “Corrida Maluca”, este game pode também ter sido uma inspiração para Super Mario Kart. O desenho trazia um grupo de pilotos excêntricos, cada qual com suas características, enquanto tentavam vencer com todos os meios possíveis, inclusive com o uso de itens para ganhar vantagens.

A versão para videogames conta ainda com um modo história para enfrentar o vilão Dick Vigarista em corridas completamente injustas.

Wacky Races oferece um dos elencos mais ricos de pilotos bizarros dos games (Foto: Reprodução/Sega Nerds)Wacky Races oferece um dos elencos mais ricos de pilotos bizarros dos games (Foto: Reprodução/Sega Nerds)

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Machado
    2017-02-06T13:45:30

    Sem F-zero essa lista fica incompleta.

  • Tiago Silva
    2017-02-07T17:04:54

    Super Mario Kart, adorava muito foi um dos primeiros jogos de corridas q joguei, era muito divertido jogar casca de banana, porém gostei de jogar anos depois Crash Team Racing, era divertido as armadilhas de dinamite entre outras

  • César Oliveira
    2017-02-06T09:43:24

    Não entendi quando o autor do texto diz que o game Wacky Races pode ter inspirado Super Mario Kart. Não seria o desenho? De resto, só senti falta do RC Racing do Master System, game que consistia em uma corrida de carros de controle remoto, que também é memorável.

  • Adrian Ferrari
    2017-02-02T15:11:09

    Ontem mesmo em alguma matéria, um cara escreveu que sentia falta da palavra bizarro nas matérias. E no dia seguinte, vejo essa matéria kkkkkkk

  • Edson Arando
    2017-02-02T11:38:41  

    ESTOU CRIANDO UM GRUPO NO WATS SÓ DE GAMES ALGUEM SE INTERESSAR DEIXAR NOME E NUMETO OU ENVIAR MENSAGEM 66-98119-6862

    recentes

    populares

    • Edson Arando
      2017-02-02T11:38:41  

      190 add ai man

  • Luiz Lima
    2017-02-02T09:06:32

    Só os melhores. =)

  • Thiago Damascena
    2017-02-02T01:37:29

    Joguei muiiito esse Bomberman, tenho até hoje pra ps1

  • Luis Silva
    2017-02-02T00:28:29

    Esses pouco conhecem: Hyper Street Kart - The Road Warriors

  • Michael Paulino
    2017-02-01T23:05:50

    kkkkkkk, joguei a maioria, show de bola, Rock n roll, Mario kart, biker mice from mars de super nintendo e corrida maluca no ps2 eram top

  • Marcelo Mbag
    2017-02-01T16:40:11

    Nada supera rock n roll racing. Imaginem se tivesse multiplayer na época? aff

  • Moisés Marins
    2017-02-01T16:36:32

    Cadê Wacky Wheels?!