Jogos de arcade

13/02/2017 07h00 - Atualizado em 13/02/2017 07h00

Master System: lista reúne os dez piores jogos do console

Thomas Schulze
por
Para o TechTudo

Master System foi o primeiro console da SEGA lançado no Brasil. Sucessor dos SG-1000 I e II, o sistema ganhou muita popularidade em nosso país graças aos esforços da TecToy, chegando a vender mais que as plataformas da Nintendo por aqui. Além de jogos excelentes, o videogame também recebeu sua cota de lançamentos questionáveis. Confira a lista completa com os dez piores games do Master System:

Master System completa 30 anos: veja seus 10 melhores jogos

Back to the Future Part III

De Volta para o Futuro é uma das franquias cinematográficas de maior sucesso dos anos 1980. Naturalmente, sua grande bilheteria serviu de gatilho para a produção de diversos games baseados nos filmes.

Piores jogos de Master System: Back to the Future Part III (Foto: Reprodução/YouTube)Piores jogos de Master System: Back to the Future Part III (Foto: Reprodução/YouTube)

Em 1991, a Probe Software tentou levar o capítulo final da série para o Master System, mas criou um jogo intragável no processo. Graças ao seu desafio focado em tentativa e erro, a dificuldade alta demais fez muitos jogadores sequer passarem da primeira tela. Como diria Marty McFly, esse jogo é “barra pesada, Doutor!”

Indiana Jones and the Last Crusade

A última aventura de Indy no Master System sofreu de um mal bem similar ao de Back to the Future Part III. O jogo frustrava os jogadores com seu nível de dificuldade muito acima da média já elevada da época.

Se o Tiertex Design Studios conseguiu colocar bons gráficos e músicas no console em 1992, o mesmo não se pode dizer dos controles extremamente lentos, travados e imprecisos, que ficavam no caminho da diversão.

Piores jogos de Master System: Indiana Jones and the Last Crusade (Foto: Reprodução/YouTube)Piores jogos de Master System: Indiana Jones and the Last Crusade (Foto: Reprodução/YouTube)

Alf

Este é o único jogo para consoles de mesa inspirado no sucesso Alf, o ETeimoso. Provavelmente, não existiu outro devido à péssima recepção alcançada pelo jogo que a Nexa lançou para Master System em 1989.

Com um ciclo de desenvolvimento corrido e a baixa verba direcionada para o game, o resultado final foi um game confuso e mal trabalhado. O título foi deficiente em todos os aspectos técnicos: gráficos, trilha sonora e controle desastrosos.

Piores jogos de Master System: Alf (Foto: Reprodução/YouTube)Piores jogos de Master System: Alf (Foto: Reprodução/YouTube)

Superman the Man of Steel

Não julgue um livro pela capa. Apesar de sua linda caixa inspirada nas histórias em quadrinhos da época, e dos gráficos que figuram entre os melhores já vistos no Master System, o Homem de Aço decepcionou.

Lançado pela Virgin em 1993, o jogo é mais uma aventura de super-herói que falhou em recriar as mesmas emoções vistas nas páginas dos gibis. Seus péssimos controles e combates enfadonhos prejudicaram tanto Superman quanto uma grande dose de Kriptonita.

Piores jogos de Master System: Superman the Man of Steel (Foto: Divulgação/SEGA)Piores jogos de Master System: Superman the Man of Steel (Foto: Divulgação/SEGA)

Férias Frustradas do Pica-Pau

Um dos desenhos animados mais populares entre os brasileiros, em 1996 Pica-Pau ganhou o seu próprio jogo para Master System. O mais legal é que o game foi totalmente produzido em território nacional pela TecToy.

Diferente de jogos como Mônica no Castelo do Dragão, não se tratava de uma adaptação de um título clássico com novas skins, mas sim de algo feito do zero em pleno Brasil. Assim, é uma pena que o jogo tenha péssimos controles e fases muito mal planejadas.

Piores jogos de Master System: Férias Frustradas do Pica-Pau (Foto: Reprodução/TechTudo)Piores jogos de Master System: Férias Frustradas do Pica-Pau (Foto: Reprodução/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

20 em 1

Antes de Pica-Pau, em 1995, a mesma TecToy desenvolveu uma coletânea de minigames totalmente confeccionada em solo nacional. Como de praxe nos jogos desse tipo, quase nada entre as vinte opções se salvava.

A mesma música irritante tocava sem pausa em todos os jogos, que se limitavam a várias versões de uma mesma premissa, como andar de um lado para o outro da tela impedindo que objetos caíssem no chão.

Piores jogos de Master System: 20 em 1 (Foto: Reprodução/YouTube)Piores jogos de Master System: 20 em 1 (Foto: Reprodução/YouTube)

Ace of Aces

Em 1986, a SEGA tentou aproveitar a popularidade dos jogos de guerra e simuladores de aviação e apostou em Ace of Aces, um tiro que errou o alvo graças aos controles precários e missões pouco interessantes.

O barulho do motor era irritante e onipresente, exigindo que o jogador reduzisse ao máximo o volume da televisão. Também não ajudava que o horizonte mais parecesse uma pintura de criança brincando no Paintbrush.

Piores jogos de Master System: Ace of Aces (Foto: Reprodução/YouTube)Piores jogos de Master System: Ace of Aces (Foto: Reprodução/YouTube)

The Terminator

O Exterminador do Futuro é mais um triste exemplo de ótimo filme sendo transformado em um péssimo jogo nesta lista. Lançado em 1992 pela Virgin, o game não conseguiu agradar os fãs de Arnold Schwarzenegger.

Seus gráficos apresentam um bom valor de produção para a época, reproduzindo o longa com razoável fidelidade. Ainda assim, controles ruins e objetivos confusos impediram a jornada de alcançar todo o seu potencial.

Piores jogos de Master System: The Terminator (Foto: Reprodução/YouTube)Piores jogos de Master System: The Terminator (Foto: Reprodução/YouTube)

Alex Kidd in High-Tech World

O maior mascote do console e um dos personagens mais legais dos videogames estrelou games inesquecíveis e clássicos absolutos como Miracle World e Lost Stars. No entanto, sua sorte mudou em 1989, quando High-Tech World chegou às prateleiras.

Adaptado do jogo japonês Anmitsu Hime, o game apresentava vários diálogos e puzzles, frustrando os fãs que esperavam uma nova aventura repleta de boas seções de plataforma.

Piores jogos de Master System: Alex Kidd in High-Tech world (Foto: Divulgação/SEGA)Piores jogos de Master System: Alex Kidd in High-Tech world (Foto: Divulgação/SEGA)

F-16 Fighter

Ao mesmo tempo em que o Master System foi lar de clássicos do combate aéreo, como o icônico After Burner, também passaram por ele algumas bombas como o infame F-16 Fighter, portado pela Nexa em 1985.

Muito ousado para a época, o game tentava ser um simulador super-realista de caças de combate. No entanto, a sua interface confusa e gráficos pontilhados atrapalhavam a experiência, fazendo a tela de jogo parecer com algo saído do Atari 2600.

Piores jogos de Master System: F-16 Fighter (Foto: Divulgação/SEGA)Piores jogos de Master System: F-16 Fighter (Foto: Divulgação/SEGA)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Souza
    2017-02-13T12:13:22  

    NÃO É QUE OS JOGOS CITADOS ERAM RUINS POR SEREM MUITO DIFICEIS E CONFUSOS, É QUE O NIVEL DE DESAFIO PARA AQUELA ÉPOCA NÃO ERA O MESMO DA ATUAL GERAÇÃO LEITE COM PÊRA... INDIANA JONE E TERMINATOR ERAM MUITO BONS SIM...

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2017-02-13T12:13:22  

      indiana jones era mto massa ! essa geração repleta de BI XO NAS que nao sabem jogar video game. Depois que o mertiolate parou de arder, desandou tudo !!

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2017-02-13T12:13:22  

      quando havia muita dificuldade e sobrava 2 reais, corria nas bancas comprar revistas de detonados.

  • Rodrigo Chimello
    2017-02-13T08:09:39  

    Não tem esta de "os dez piores jogos do console". TODOS os jogos do Master System eram ruins!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Chimello
      2017-02-13T08:09:39  

      Eu adoraaaaava R-Type e California Games :)

    recentes

    populares

    • Rodrigo Chimello
      2017-02-13T08:09:39  

      Eu adoraaaaava R-Type e California Games

  • Raúl Gomes
    2017-02-13T15:12:30  

    Em 1991 eu já tinha um SNES e humilhava os vizinhos com jogos de verdade. Master foi o pior console que existiu, tanto é que só deu certo no Brasil. Meu pai era gerente de produção da Estrela na época e sempre dizia isso. Depois ele trabalhou na Playtronic. Época boa, eu testava os jogos antes de lançarem por aqui

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2017-02-13T15:12:30  

      "Gerente de produção da Estrela"? Jurava que o Master System era feito pela Tec Toy.

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2017-02-13T15:12:30  

      Conversa fiada, o SNES foi lançado no Japão somente 21 de novembro de 1990. Ou seja, nos EUA somente começou em 13 de agosto de 1991. Duvido que tinha um. Coisa incomum trazer coisas de fora naquela época.

  • Neto Rodrigues
    2017-02-14T11:05:09

    deve ser um gamer de memory card ou de salvar para continuar depois, por isso não conseguiu zerar nenhum dos jogos e fica fazendo listinha dizendo que os jogos eram ruins. Ruim é a sua habilidade

  • Sr Saraiva
    2017-02-13T12:11:19  

    Poderia ter as 10 piores materias sobre jogos postadas pelo G 1;

    recentes

    populares

    • Sr Saraiva
      2017-02-13T12:11:19  

      É mais fácil fazer as 10 mais úteis. Dá pra contar nos dedos.

    recentes

    populares

    • Sr Saraiva
      2017-02-13T12:11:19  

      Mais facil achar os 10 titulos mais enganosos

  • Carlos Silva
    2017-02-14T09:56:24

    Bons tempos mano. Jogar em si era só um pretexto. Eram feitas filas no sofá da casa de quem tinha pra jogarmos e o videogame era também uma forma de socialização. A zoação com quem perdia era feita ali, cara a cara e não do outro lado do planeta escondido atrás de uma nuvem de IPs.

  • Leandro Raso
    2017-02-14T09:41:54

    Plantasy Star do Master System foi um dos melhores Games que já joguei! Ganhei meu Master System no Natal de 1989. Funciona normalmente até hoje!

  • Diego Barros
    2017-02-14T09:20:52

    Esse Alex Kid ali é Shinobi World

  • Luiz Azevedo
    2017-02-14T07:12:23  

    Castle of Ilusion, Altered beast, Califórnia Games, Shinobi e o melhor de todos Kenseiden. Jogo até hoje.

    recentes

    populares

    • Luiz Azevedo
      2017-02-14T07:12:23  

      so jogaço ! bela lista ...

  • Antônio Meneghin
    2017-02-14T08:39:42

    Double Dragon: THE BEST

  • Jose Souza
    2017-02-14T07:56:39

    Eu gostei do Indiana...zerava sem perder nenhuma vida.

  • Ricardo
    2017-02-14T04:58:04

    Nunca esquecerei o Natal em que ganhei meu Master System. Virei a madruga jogando... Muitos já tinham o Mega Drive, mas pra mim foi o melhor Natal da vida!

  • Thiago Coutinho
    2017-02-13T21:08:47  

    Alex Kid não foi o maior mascote do Master System. O maior mascote foi o Sonic.

    recentes

    populares

    • Thiago Coutinho
      2017-02-13T21:08:47  

      Na verdade nunca entendi a troca mas depois que saiu o mega drive e o sonic a Sega resolveu trocar o mascote acho que foi isso mas o Alex Kid era o que o Sonic é na época do Master System pelo que eu me lembre o Sonic saiu bem depois

  • Caio Santana
    2017-02-14T01:57:46

    Hoje é fácil falar que os jogos do Master são ruins, queria ver man época a marioria tava ainda no Atari esperando algo melhor.

  • Claudio Moraes
    2017-02-14T00:36:31  

    Eu gostava do jogo Castle of Ilusion e Vigilante

    recentes

    populares

    • Claudio Moraes
      2017-02-14T00:36:31  

      Joguei muito esses 2 Claudio. Bom também o Kenseiden e o Alex Kidd in Shinobi World.

  • Renata Monteiro
    2017-02-13T16:52:54  

    California Games era o melhor.

    recentes

    populares

    • Renata Monteiro
      2017-02-13T16:52:54  

      gostava do california games e do alex kidd miracle world. adorava pedra, papel e tesoura.

    recentes

    populares

    • Renata Monteiro
      2017-02-13T16:52:54  

      Até hoje a musiquinha do surf toca na minha cabeça.

  • Charles Cardoso
    2017-02-13T21:12:07

    Nessa época eu tive o Nintendinho, eu escolhi o Turbo Game na época, ele era muito bom também, o Master System era um pouco melhor em Hardware, mais o Nintendinho tem muito mais jogos bons, e também naquela época a maioria dos meus amigos tinham o Nintendinho também, o Master System era mais caro, daí quem tinha ele era chamado de Boy kkkkk, depois do Nintendinho eu fui de Mega Drive 2, e anos depois consegui um Super Nintendo, o época boa, aonde os jogos eram muito bons e completos, pois hoje os jogos saem pela metade e a outra metade empurram em DLCs que triste rsrsrs.

  • Diego Andrade
    2017-02-13T17:41:05

    ALEX KID E CALIFORNIA GAMES OS MELHORES HAHAHAHAHA \0/

  • Jair Zanone
    2017-02-13T16:57:05

    Eu era viciado em indiana jones, ate hj é um jogo que gosto de jogar. Falar que foi um dos piores so por conta da dificuldade alta, é coisa de retardado, na minha opniao, foi um dos melhores! Melhor se informar mais, e saber diferenciar as coisas.

  • Ademar
    2017-02-13T15:42:46  

    Alguém jogou o MOONWALKER, jogo do Michael Jackson para Megadrive?????

    recentes

    populares

    • Ademar
      2017-02-13T15:42:46  

      muito bom jogo cara nunca esse ficará entre os piores.

    recentes

    populares

    • Ademar
      2017-02-13T15:42:46  

      top

  • Ícaro Guedes
    2017-02-13T16:00:46

    Tive um Master com os Oculos 3D e a Pistola. Os jogos que tive foram Safari Hunt, Vigilante e Alex Kidd in The Miracle World. Simplesmente sensacional!

  • Ademar
    2017-02-13T15:41:33

    E mesmo assim dá saudade dos games da época!

  • Eduardo Mesquita
    2017-02-13T14:10:27  

    Indiana Jones e Alex Kid ruins??? Meu bago que são! Para cara, vc não sabe o que está falando!

    recentes

    populares

    • Eduardo Mesquita
      2017-02-13T14:10:27  

      O Alex Kidd informado na matéria era, sim, chato pra caramba - eles não falaram o clássico que até vinha na memória do Master System 3. Já os controles de Indiana Jones eram horríveis, mas por alguma razão nunca consegui odiar esse jogo.

  • Comentarista Sensato
    2017-02-13T13:31:43  

    Indiana Jones ruim? Putz. deve ser algum lerdo que nunca zerou esse jogo por ser dificil

    recentes

    populares

    • Comentarista Sensato
      2017-02-13T13:31:43  

      Era difícil mesmo e nunca salvei, mas também discordo da matéria. Deve ter sido avaliação de um gamer "leite com pera".

  • Claudia Nelly
    2017-02-13T13:46:09

    *eles