Redes sociais

21/02/2017 06h20 - Atualizado em 21/02/2017 09h05

Quatro formas de driblar o problema da memória cheia no WhatsApp

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O WhatsApp pode consumir mais espaço no seu celular do que você imagina. Por padrão, o mensageiro salva todas as imagens, áudios e documentos que você recebe em conversas, o que pode lotar a memória do smartphone com arquivos desnecessários. A boa notícia é que você pode alterar as configurações do app para driblar o problema da memória cheia.

Listamos, a seguir, quatro dicas para ajudar você a liberar espaço que foi ocupado pelo WhatsApp no celular. Todos os procedimentos contam com tutoriais detalhados, realizados em smartphones com Android e iPhone (iOS).

WhatsApp com senha: aprenda como usar o código de acesso

[marca] WhatsApp (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)WhatsApp: dicas permitem configurar o mensageiro para evitar que arquivos desnecessários ocupem o armazenamento do celular (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Desativar o salvamento automático de mídia

Desativação do salvamento automático de mídia no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Desativação do salvamento automático de mídia no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O download automático de mídia do WhatsApp oferece praticidade ao usuário, mas consome muito espaço no dispositivo. Ao desativá-lo, é possível controlar melhor quais arquivos baixar, deixando de lado aquelas fotos e vídeos recebidos em massa nos diversos grupos dos quais participa. Quando alguma mídia for interessante para você, bastará tocar sobre ela para fazer o download.

Os usuários do iPhone (iOS) devem ir em “Ajustes” > “Uso de Dados”, onde os tipos de arquivo devem ser definidos como “Nunca”.

No Android, o recurso está em “Configurações” > “Uso de Dados”. Nessa tela, é preciso entrar nas opções “Quando utilizar rede de dados” e “Quando conectado ao Wi-Fi” e desmarcar todos os tipos de arquivo.

As orientações detalhadas estão neste tutorial, que reproduz o procedimento no iOS, Android e Windows Phone.

2) Apagar a galeria de mídia do WhatsApp

Apagar mídias de chats individuais e em grupo do WhatsApp libera espaço no celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Apagar mídias de chats individuais e em grupo do WhatsApp libera espaço no celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)


É comum recebermos mídia em excesso de determinadas pessoas ou grupos. Uma opção para liberar armazenamento é excluir os arquivos desses chats específicos. Para isso, basta entrar no menu da conversa e selecionar a opção “Mídia” (ou “Mídia do grupo”, se você estiver em uma conversa conjunta).

A janela mostrará todos os arquivos já enviados e recebidos; basta selecionar os indesejados e clicar na lixeira para apagá-los. Os passos estão descritos em detalhes neste tutorial feito no Android, mas o caminho é idêntico no iPhone.

WhatsApp web: como instalar sem o QR code do app no celular? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

3) Apagar cópias “escondidas” das fotos

Cópias ocultas de imagens enviadas pelo WhatsApp sendo apagadas com o gerenciador Clean File Manager (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Cópias ocultas de imagens enviadas pelo WhatsApp sendo apagadas com o gerenciador Clean File Manager (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Apagar os arquivos recebidos em uma conversa pode não liberar espaço suficiente no seu celular, já que o WhatsApp cria uma cópia escondida das fotos que você envia. Para apagar essas imagens de vez, uma opção é usar um gerenciador de arquivos como o ES File Explorer Manager ou o Clean File Manager, ambos disponíveis para Android.

Após instalar o gerenciador, selecione o armazenamento do celular e localize a pasta do WhatsApp. Abra a subpasta “Media”, entre em “WhatsApp images” e verifique que dentro dela há outra pasta chamada “Sent”. Selecione os arquivos que desejar apagar e clique na lixeira.

Outra maneira de realizar o procedimento é pelo computador, o que pode ser feito também pelos usuários de iPhone.

4) Usar um app para limpar seu WhatsApp

App Limpador para WhatsApp calcula espaço gasto pelo mensageiro no celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)App Limpador para WhatsApp calcula espaço gasto pelo mensageiro no celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Gerenciadores de arquivos podem te ajudar a excluir arquivos em excesso do WhatsApp, mas há aplicativos voltados exclusivamente para realizar limpeza no mensageiro. Um deles é o Limpador para WhatsApp, disponível gratuitamente para Android. O app calcula quanto espaço é gasto com cada tipo de mídia no celular e identifica arquivos duplicados, tornando mais simples o processo de exclusão.

O uso é simples e está detalhado neste tutorial do TechTudo. Após a instalação, ele irá somar automaticamente o tamanho dos arquivos do WhatsApp salvos no dispositivo. Entre no item desejado (imagens, áudio ou vídeo, entre outros) e selecione os arquivos que serão apagados. Se quiser deletar apenas as mídias repetidas, toque na aba “duplicados” e exclua os conteúdos exibidos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael Paulino
    2017-02-21T14:53:25  

    Nunca baixo vídeo, fotos e etc... só tem idiotice, pra mim o aplicativo é para se comunicar e não pra ficar perdendo tempo com piadinhas sem graça...

    recentes

    populares

    • Raphael Paulino
      2017-02-21T14:53:25  

      Que tal poder salvar tudo no card de memória automaticamente? Sacanagem do Zap

    recentes

    populares

    • Raphael Paulino
      2017-02-21T14:53:25  

      Nem precisaria de tutorial, mas acho que a intenção é vender aparelhos com mais memória interna.

  • Paulo Santos
    2017-02-21T13:47:07  

    Sim. E a pasta de vídeos que é muito maior? Ficou de fora

    recentes

    populares

    • Paulo Santos
      2017-02-21T13:47:07  

      Funciona da mesma maneira que com as imagens

  • Doralice Santos
    2017-02-21T13:56:10  

    Juventude retardada, perdem tempo com essas porcarias no Brasil,vão estudar... por isso não piso mais em terras tupiniquins....

    recentes

    populares

    • Doralice Santos
      2017-02-21T13:56:10  

      Por isso o senhor tem esta cara de tapado. Excesso de burrice.

    recentes

    populares

    • Doralice Santos
      2017-02-21T13:56:10  

      Certamente tem boa parte da juventude que é retardada, porém não acha que esse comentário é ainda mais retardado? kkk Vaá arrumar o que fazer...

  • EDMAR
    2017-02-21T20:44:34

    Não entendo pq o whatsapp não adiciona a função "salvar mídias e conteúdo cartão de memória"....Será que é tão difícil assim pros gênios que tem lá? ?

  • Neto Rodrigues
    2017-02-21T14:56:16  

    kkkk rindo até 2020 tutoriais feitos para Android e iOS, sendo que as telas são do Android, e lembrando que o iOS não precisa desse procedimento. As imagens não são armazenadas no aparelho se desativar o salvar automático, no iOS é só deletar o backup que limpa o whats.

    recentes

    populares

    • Neto Rodrigues
      2017-02-21T14:56:16  

      Essa é a nova geração, "geração cabeça baixa" rsrs

    recentes

    populares

    • Neto Rodrigues
      2017-02-21T14:56:16  

      Jedean, o tutorial não se aplica para o iOS, primeiramente que a navegação das pastas não é assim. Segundo as imagens salvas vão para o iCloud, logo TUTORIAL equivocado

  • Guilherme Ribeiro
    2017-02-21T11:55:17  

    toda semana tenho que desinstalar e reinstalar pelo menos 2x no meu windows mobile, alguma dica técnica que não seja troca por IOS ou Android?

    recentes

    populares

    • Guilherme Ribeiro
      2017-02-21T11:55:17  

      Whatsapp Web

  • Carlos Silva
    2017-02-21T13:22:30

    Delete todos os arquivos da pasta Database. Vai ganhar muito espaço e não vai danificar o aplicativo. Ele gera novos arquivos cada vez que entra em uma conversa.

  • Luiz Santos
    2017-02-21T11:59:44  

    Acre News

    recentes

    populares

    • Luiz Santos
      2017-02-21T11:59:44  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • José Roberto
    2017-02-21T13:05:08

    o whatsapp grava arquivos de backup diariamente e pode ser excluído também para liberar espaço. Fica na pasta chamada 'Database', é criado 1 arquivo chamado 'msgstore.db' por dia.