Sistemas Operacionais

17/03/2017 09h00 - Atualizado em 17/03/2017 09h00

Veja dez dicas para usar a Preview de fotos no OS X, o 'Paint do Mac'

André Sugai
por
Para o TechTudo

Ao abrir uma foto no MacBook, automaticamente, o usuário será redirecionado para o Preview, o visualizador de imagem do sistema operacional de computadores da Apple. Entretanto, o que muita gente desconhece é o potencial de edição que o software nativo tem. A Pré-Visualização é capaz de corrigir cores, fazer anotações, aplicar vários tipos de contorno, aumentar e reduzir tamanho, além de abrir e converter uma série de arquivos como gifs e ainda é gratuito. Confira, a seguir, dicas para utilizar a ferramenta de Pré-visualização do macOS

MacBooks de 2009 e 2011 perderão suporte da Apple em dezembro; entenda

Preview MacBook (Foto: Reprodução/Carolina Ochsendorf)Dicas para usar a Preview de fotos no OS X (Foto: Reprodução/Carolina Ochsendorf)










Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1) Abra todo tipo de arquivo

O Pré-Visualização trabalha com uma extensa lista de formatos que incluem PDF’s, PSD’s, JPG, PNG, BMP, GIF, RAW e uma série de outros arquivos incluindo extensões do Office;

2) Converta

Uma das grandes facilidades do Pré-Visualização está na conversão de arquivos. Indo em "Arquivo" e depois clicando em "Exportar", é possível escolher entre uma série de opções de exportação que dependerão do formato que você está trabalhando.

Janela de conversão de arquivo (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela de conversão de arquivo (Foto: Reprodução/André Sugai)

3) Crie uma nova imagem com sua área de transferência

Com uma imagem aberta no Pré-Visualização, basta selecionar a área que você deseja e depois pressionar Command+N para criar um novo documento com a área selecionada. Essa é uma maneira rápida e simples de recortar imagens preservando o arquivo original.

Crie novos arquivos de áreas selecionadas (Foto: Reprodução/André Sugai)Crie novos arquivos de áreas selecionadas (Foto: Reprodução/André Sugai)

4) Verifique os Metadados 

Para verificar os Metadados de uma imagem, abra uma imagem qualquer no Pré-Visualização e depois vá em "Ferramentas" e clique na opção "Mostrar Inspetor". Você também pode pressionar Command+I para a abrir a caixa de informações;

Janela com metadados de imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela com metadados de imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)

5) Assine Documentos

Em vez de assinar documentos impressos e depois ter o trabalho de scaneá-los, o Pré-Visualização permite que você os assine utilizando o trackpad ou a câmera de seu computador. Para isso, basta abrir o documento e depois clicar no ícone da mala na barra superior e, em seguida, clicar em "Assinatura" e escolher o modo como irá assinar seu documento.

Assinaturas digitais (Foto: Reprodução/André Sugai)Assinaturas digitais (Foto: Reprodução/André Sugai)

6) Edição de fotos

Apesar de oferecer recursos simples, o Pré-Visualização permite que o usuário edite imagens com muita facilidade por meio de uma série de ferramentas para trabalhar cores, escrita, recorte, aumentar tamanho, selecionar apenas uma área, apagar trechos, incluir figuras e muito mais.

Ferramentas para editar imagens (Foto: Reprodução/André Sugai)Ferramentas para editar imagens (Foto: Reprodução/André Sugai)

7) Ajuste de Cores

Ao abrir imagens na ferramenta, é possível realizar uma série de edições de cores e efeitos. Para isso, basta clicar no ícone da mala que fica na parte superior da tela e depois no ícone do triângulo para abrir a caixa de controle e ajuste de cores.

Janela para correção de cores (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para correção de cores (Foto: Reprodução/André Sugai)

8) Exporte Gifs e páginas de um arquivo PDF individualmente

Se você deseja exportar apenas um frame de um gif animado ou separar as páginas de um arquivo PDF, basta abrir o arquivo no Pré-Visualização, entrar em "Menu" > "Arquivo"> "Exportar";

Janela para exportação de gifs e pdfs (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para exportação de gifs e pdf's (Foto: Reprodução/André Sugai)

9) Deletar e Adicionar Páginas em arquivos PDF

Diferente de outros programas que editam arquivos PDF, o software nativo da Apple permite que o usuário retire e insira páginas em um arquivo PDF com muita facilidade. É só clicar sobre a miniatura da página e pressionar "Delete" para retirar uma página ou ir em "Editar" e clicar em "Inserir" para adicionar uma nova página;

Edição de arquivos PDF (Foto: Reprodução/André Sugai)Edição de arquivos PDF (Foto: Reprodução/André Sugai)

10) Escreva, marque e desenhe sobre documentos

Com inúmeras ferramentas para marcação, desenho e criação de formas é possível anotar e desenhar sobre páginas de documentos com muita facilidade;

Marcação em documentos (Foto: Reprodução/André Sugai)Marcação em documentos (Foto: Reprodução/André Sugai)

Agora você já sabe como aproveitar os recursos que a ferramenta gratuita tem caso precise editar alguma imagem. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares