Redes sociais

20/03/2017 06h00 - Atualizado em 20/03/2017 09h18

WhatsApp: relembre recursos do MSN que o mensageiro atual não tem

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O WhatsApp é o mensageiro mais popular do Brasil desde 2015. No entanto, apesar de todo o investimento em novos recursos, o app de mensagens ainda não atendeu aos pedidos dos usuários mais nostálgicos em relação à inclusão de funções famosas do saudoso MSN Messenger, que foi sucesso na web nos anos 2000 e teve seu fim no início de 2013.

Você sente saudade de chamar a atenção dos seus contatos? Ainda digita atalhos que se transformavam em emojis? Mandava indiretas com música no "subnick"? Relembre, na lista abaixo, dez recursos do MSN que, infelizmente, ainda não chegaram ao WhatsApp.

Como seria o seu MSN nos dias de hoje? App no Facebook simula

MSN Messenger chegou a ter 330 milhões de usuários em 2009 (Foto: Divulgação/MSN)MSN Messenger chegou a ter 330 milhões de usuários em 2009 (Foto: Divulgação/MSN)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1) Chamar atenção

Sabe quando você fala com uma pessoa e ela demora horas para responder? Pois é, no MSN havia um botão de “Chamar atenção”. Ao clicar nele, a janela da conversa tremia e emitia um som agudo. Esta função, apesar de irritante, cumpria bem o seu objetivo e praticamente obrigava o contato a dar atenção à mensagem. Atualmente, no WhatsApp, só nos resta aguardar a boa vontade da pessoa em nos responder.

2) Mudar a cor do nome e da fonte na conversa

As configurações do MSN também permitiam mudar a cor e a fonte do seu nome, ou "nick". Com isso, a criatividade rolava solta. Alguns usuários exageravam tanto nas customizações que os seus nomes ficavam praticamente irreconhecíveis. Também era possível mudar a fonte das conversas – e praticamente todo mundo usava Comic Sans. Já no WhatsApp não temos como personalizar nosso nome, e a fonte tem apenas as opções de negrito, itálico e riscado. Quando o mundo ficou tão sem graça?

Alterar e editar fontes (Foto: Reprodução Verônica Vasque)MSN permitia alterar cor e tipo da fonte (Foto: Reprodução/Verônica Vasque)

3) Trocar o "subnick" por música

Recentemente, o WhatsApp reformulou a sua área de status, permitindo que, em vez de apenas uma frase, os usuários postem fotos e vídeos que somem após 24 horas. Este recurso é semelhante ao Snapchat e ao Instagram Stories. Porém, quando o assunto é mandar uma indireta, nada funcionava tão bem quanto o "subnick" do MSN.

A função, semelhante ao antigo status do WhatsApp, tinha integração com alguns players de música, como o Windows Media Player. Assim, sempre que você estivesse ouvindo alguma canção neste tocador, o nome da música e do artista era mostrado para seus contatos. Você também podia escolher uma frase de impacto e exibi-la no programa, esperando que aquela pessoa notasse.

4) Mudar o status de disponibilidade

Uma funcionalidade bem interessante do MSN era dizer qual a sua disponibilidade para conversas. Havia o ícone verde, que significava “disponível”. O amarelo significava “Ausente”, ou seja, você estava online mas não estava à frente do PC e poderia demorar a responder. O vermelho significava “ocupado” e indicava que você não podia conversar naquele momento. E tinha ainda o branco, que era o “invisível”.

O engraçado é que cada status ganhou um significado secundário. A maioria das pessoas entrava como invisível, para poder puxar conversa apenas com quem ela quisesse, mas sem ser importunado por mais ninguém. Quando ela colocava “Ocupado” no status, isso significava que ela estava ocupada para a maioria das pessoas, menos para quem ela tivesse algum tipo de interesse. Esse status justificava qualquer demora na resposta.

E, por fim, quando a pessoa definia o status como “Disponível” era porque ela estava à procura de alguém para conversar. O WhatsApp até possui a função de status, mas não da forma como funcionava no MSN.

Qual programa pode substituir o MSN? Comente no Fórum do TechTudo.

5) Criar atalhos de teclado para emojis

Na época do MSN, os emojis eram chamados de emoticons, e uma função interessante era criar atalhos de teclado para qualquer emoticon que você quisesse. Isso facilitava muito a comunicação por meio dessas figurinhas e carinhas que, diga-se de passagem, eram muito mais variadas e divertidas do que as que temos hoje no WhatsApp. Alguns atalhos eram tão populares que ainda são usados nas mais diversas redes sociais, como o (yn) para expressar boa sorte ou "estou torcendo", e o famoso (L) para coração.

MSN trazia recursos como emoticons e animações, mas foi substituído pelo Skype (Foto: Reprodução/Gustavo ATS) (Foto: MSN trazia recursos como emoticons e animações, mas foi substituído pelo Skype (Foto: Reprodução/Gustavo ATS))MSN trazia recursos como emoticons e animações (Foto: Reprodução/Gustavo ATS)

6) Salvar os emoticons

Como descrito no tópico anterior, a variedade dos emoticons no MSN era gigantesca. O usuário podia, inclusive, baixar pacotes de emoticons de diversas temáticas. O plugin MSN Plus! também trazia uma grande quantidade deles.

O mais interessante era que, se você visse algum emoticon do qual gostasse muito, bastava clicar com o botão direito para salvá-lo. Assim, era possível usá-lo sempre que quisesse.

7) Jogos

Sim, o MSN possuía games. Quando você não tinha ninguém pra conversar, o jeito era passar o tempo jogando mesmo. Um dos joguinhos mais famosos do MSN era o campo minado. O WhatsApp, obviamente, não tem essa função. No entanto, o Facebook Messenger adotou a ideia e permite realizar partidas dentro do app.

Tela de login do MSN (Foto: Divulgação/MSN Messenger)Tela de login do MSN (Foto: Divulgação/MSN Messenger)

8) Winks

Os famigerados Winks enquadram-se na categoria de “ame-o ou deixe-o”. Tinha gente que adorava mandar Winks e outros que odiavam do fundo do coração estas figurinhas. Winks são figuras animadas que pulavam na frente da tela e interrompiam qualquer atividade que você estivesse fazendo. E, como se não bastasse, elas ainda tinham som. Assim como os emoticons, os Winks eram bem variados. Tinha porco pulando na tela, homem arrotando, carinhas apaixonadas mandando beijos e outras animações.

9) Saber quando alguém ficava online

Quando alguém ficava online no MSN, uma janelinha aparecia no canto da tela para informar que a pessoa tinha entrado. Essa notificação era acompanhada de um som bem característico. Alguns usuários utilizavam esse artifício para chamar a atenção. Eles entravam e saíam várias vezes para que a notificação fosse exibida diversas vezes na tela dos amigos. Muitas vezes a quantidade de “janelas de notificação” era tamanha que não cabia em nossos pequenos monitores CRT.

Por outro lado, no WhatsApp, para saber se alguém está online, é preciso abrir a janela de conversa da pessoa constantemente, o que não é nada prático.

10) Ver todas as pessoas que estavam online de uma vez

A interface do MSN permitia que você visse quem estava online de uma vez. Não era raro alguém ter dezenas, e, às vezes, até centenas de contatos. Mas, ao abrir o MSN, você via de cara quem estava disponível, ausente ou ocupado. Era muito fácil escolher com quem conversar. Atualmente, com o WhatsApp, você precisa ir na janela de conversa de cada pessoa para saber se ela está online ou não.

MSN Messenger Home (Foto: Reprodução)MSN Messenger permitia ver todos os contatos disponíveis de uma vez (Foto: Reprodução)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alécio Dias
    2017-03-20T11:42:10  

    Que saudade dessa epoca do MSN - eu era Feliz e nao sabia ... Skype não presta.

    recentes

    populares

    • Alécio Dias
      2017-03-20T11:42:10  

      o melhor de todos e pioneiro sempre foi e será o ICQ. Qualquer função que vc pensava ou precisava, ele tinha. A transmissao de arquivos por ele era otima. A função invisivel começou ali também e por aí vai....

    recentes

    populares

    • Alécio Dias
      2017-03-20T11:42:10  

      Sdd que o msn trazia, e era tanta alegria, agonia, nostalgia, ôh, e qd aparecia? O coração explodia!

  • João Veloso
    2017-03-22T16:28:06

    Saudades do ICQ, esperava dar meia noite para conectar e era só alegria. De repente surgiu o MSN e depous o skype, e por ai vai. Mas nada se compara a ele. Até hoje lembro o numero do meu.

  • Everton Semião
    2017-03-20T14:32:30  

    A molecada de hoje nunca vai saber o que é ficar das 13:00 até as 20:00 esperando a janelinha subir daquela menina da escola....kkkkkkkk. Perdi muitos dias de sol esperando essa janelinha subir, até descobrir que estava bloqueado... hahahaha

    recentes

    populares

    • Everton Semião
      2017-03-20T14:32:30  

      Kkkkkkk essa foi boa

    recentes

    populares

    • Everton Semião
      2017-03-20T14:32:30  

      Kkkkkkk

  • Pedro Almeida
    2017-03-21T09:11:16

    O MSN teve o seu auge na época, mas com o surgimento do Skype acabou que o MSN perdeu muitos usuários. A Microsoft comprou o Skype e fez com que os usuários do MSN migrassem para o Skype, pois, a plataforma do MSN seria desativada, descontinuada deixando apenas o Skype que funciona até hoje. Saudades do velho MSN, bons tempos.

  • Vanderléia Cardoso
    2017-03-21T09:04:30

    MSN podia voltar! Época Boa! hahaha...

  • Alexandre Carmo
    2017-03-21T05:35:06

    Pessoal o MSN foi substituído pelo Skype e algumas destas funções continuam lá. O problema é que o Skype é mais utilizado corporativamente.

  • Jorge Santos
    2017-03-20T22:56:11

    Não é por que a pessoa tá on line, que tem de ficar na frente do aparelho. Fico on line 24hs, mas nem sempre respondo imediatamente. Quando quero falar com alguém, faço uma ligação.

  • Fabio Moreira
    2017-03-20T12:50:49  

    legal seria aquela tremida, quando a pessoa recebe a msg e não responde.

    recentes

    populares

    • Fabio Moreira
      2017-03-20T12:50:49  

      Deveriam, refazer o MSN (com essas funções que já tinham) e colocar todas as funções do zap, snapchat, skype, telegram, etc, pois seria um app imbatível, pena q isso será impossível

    recentes

    populares

    • Fabio Moreira
      2017-03-20T12:50:49  

      Se depender de mim e eu quiser, eu revivo o msn, com novas funções e ainda mais bonito.

  • João Silva
    2017-03-20T15:45:18  

    VOLTA MSN!

    recentes

    populares

    • João Silva
      2017-03-20T15:45:18  

      Nossa era muito bom msm seria bom se voltasse msm

  • Dj Maya
    2017-03-20T15:11:34

    Prefiro do jeito que tá hoje. Se pudesse acabar com esse bagulho de whatsapp, melhor ainda...

  • Renato Lenas
    2017-03-20T14:46:00

    O que temos hoje é um monte de porcarias, saudades do MSN!

  • Leonardo Pereira
    2017-03-20T14:29:57

    são dois aplicativos diferentes

  • Roberto Moura
    2017-03-20T14:22:54

    quem nunca se masturbou no MSN não sabe o que é esse aplicativo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Renato Cassino
    2017-03-20T14:15:50

    Imagens de dor e sofrimento. Saudades msn

  • Neto Pignata
    2017-03-20T13:51:43

    quem nunca soltou um pum do gordo no msn não sabe o que era ser mal educado e sacana kkk

  • Guillermo Arestizabal
    2017-03-20T13:29:02

    o saudade do msn