Redes sociais

16/04/2017 06h00 - Atualizado em 16/04/2017 06h00

Cinco recursos que o WhatsApp tem e que o Telegram fica devendo

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Telegram é uma das principais alternativas ao WhatsApp. Apesar de ser conhecido pela segurança e quantidade de recursos que tem a mais em comparação ao mensageiro mais popular do Brasil, há algumas funções que ainda não chegaram ao aplicativo, como o suporte a chamadas em vídeo e o recurso de status, que permite ao usuário compartilhar fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas.

Quer saber o que mais você só encontra no WhatsApp? Então, veja a lista a seguir com cinco vantagens que o app de mensagens tem sobre o Telegram.

WhatsApp: veja os erros mais comuns e como solucioná-los

Rival do WhatsApp, Telegram permite editar mensagens já enviadas (Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull) (Foto: Rival do WhatsApp, Telegram permite editar mensagens já enviadas (Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull))Conheça cinco recursos do WhatsApp que o Telegram não tem (Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Videochamadas

O Telegram estreou recentemente as chamadas de voz pelo aplicativo móvel, mas ainda não oferece chamadas de vídeo. As videochamadas do WhatsApp chegaram ao app em novembro de 2016 como alternativa para serviços como o Skype. O funcionamento é o mesmo das ligações: basta abrir uma conversa e tocar em um botão para iniciar a conversa em vídeo na hora.

Videochamadas ainda não chegaram ao Telegram (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Videochamadas ainda não chegaram ao Telegram (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Enquanto a novidade não chega ao Telegram, o WhatsApp segue na frente para facilitar a comunicação em tempo real pelo celular.

2) Status e Recado

Um dos recursos mais polêmicos do WhatsApp é justamente um dos seus principais diferenciais em relação ao Telegram. O novo status permite compartilhar fotos e vídeos com todos os contatos da agenda por 24 horas, em uma função que se parece muito com o Instagram Stories – e, por isso, também com o Snapchat.

Quer usar melhor o status do WhatsApp? Assista ao vídeo abaixo:


O Telegram atualmente não oferece nem o status tradicional, com uma frase junto ao nome. O recurso que se tornou popular no WhatsApp chegou a ficar de fora do mensageiro por um tempo, até voltar com o nome de "Recado".

3) Mensagens marcadas

No WhatsApp, mensagens importantes de uma conversa podem ser marcadas com uma estrela para serem encontradas facilmente depois. É um recurso conveniente para não perder uma informação importante recebida no aplicativo, especialmente em grupos.

WhatsApp permite criar lista de coisas importantes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)WhatsApp permite criar lista de coisas importantes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O recurso funciona para texto, foto, vídeo ou documento, e tem um menu próprio na tela inicial. Ao tocar em “Mensagens marcadas”, o WhatsApp exibe uma lista com todo o conteúdo assinalado como importante pelo usuário. Até agora, não há nada parecido no Telegram.

4) Backup no Google Drive

O Telegram tem armazenamento automático em nuvem própria, mas também há vantagem no backup do Google Drive oferecido pelo WhatsApp no Android. Ao logar sua conta do WhatsApp em um novo celular, é possível escolher se deseja ou não recuperar mensagens antigas. A função é conveniente porque evita baixar dados desnecessários para o celular.

Backup do Google Drive é menos prático, mas pode ser mais conveniente do que no Telegram (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Backup do Google Drive é menos prático, mas pode ser mais conveniente do que no Telegram (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

No Telegram, não há escolha: ao fazer login em um novo dispositivo, todo o seu histórico aparece automaticamente, quer você queira ou não.

5) Remoção imediata da conta

O WhatsApp oferece um método fácil de apagar uma conta de usuário a qualquer momento. Caso você queira apagar seu cadastro, removendo grupos e conversas definitivamente, basta alguns toques nas configurações do app para resolver o problema rapidamente.

WhatsApp permite apagar conta na hora (Foto: Reprodução/Paulo Alves)WhatsApp permite apagar conta na hora (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Já no Telegram só é possível programar a remoção da conta. Caso o usuário deseje excluir os dados do serviço, é necessário ficar offline do mensageiro por, no mínimo, um mês. A medida visa evitar arrependimentos, mas acaba sendo um ponto negativo se você quiser se livrar de uma conta imediatamente.

Telegram tem potencial pra continuar crescendo e quem sabe passar o WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Pereira
    2017-04-18T17:01:20

    Telegram está anos luz na frente do concorrente em matéria de recursos. Muitos recursos do Whatsapp foram copiados do telegram, viber entre outros.

  • Rafael Ribeiro
    2017-04-18T15:24:47

    E isso são vantagens ?

  • Luciano Futigami
    2017-04-17T14:07:23

    Além de tudo isso, o Whats tem o principal recurso, ou seja, usuários!

  • Fabio
    2017-04-17T02:01:49

    whatsapp tbm faz parte da lava jato!

  • Girlania Silva
    2017-04-16T17:48:07  

    Que post imparcial! Sem contar que o telegram tem mais prós que o whatsapp. E também o whatsapp está copiando várias funções do telegram e ninguém diz nada. NINGUEM QUER OS STORIES!!

    recentes

    populares

    • Girlania Silva
      2017-04-16T17:48:07  

      WhatsApp copia todo mundo, afinal essa é uma característica da estratégia do Mark Zuckerberg, copiar a todos sem ter a mínima criatividade para criar algo melhor.

    recentes

    populares

    • Girlania Silva
      2017-04-16T17:48:07  

      Diz sim. Aliás, me surpreende uma matéria falando algo bom do whatsapp, porque aqui só se fala mal deste aplicativo. Primeira vez que vejo o contrário.

  • Evelyn Batista
    2017-04-17T08:07:28

    matéria paga!

  • Edilson Almeida
    2017-04-17T07:47:48

    Matéria comprada....

  • Christiano Rocha
    2017-04-16T18:55:23

    Qual a vantagem no item 4 ??? o Telegram é totalmente baseado na nuvem, muito melhor do que fazer backup toda hora para salvar as conversas. Sem falar que quase ninguém usa videochamadas, pois a maioria usa para enviar mensagens e não para conversar por vídeos. O item que talvez tenha alguma "vantagem" é o 5, mas mesmo assim, é apenas um pró contra vários prós de usar o Telegram. Techtudo sabe de nada, só recebe o pagamento e inventa esses artigos.

  • Giovani Miranda
    2017-04-16T18:22:13  

    O mais importante do Telegram é poder conversar com outros usuários sem precisar de passar seu número. Basta criar um usuário pra isso. Whats não tem essa necessidade.

    recentes

    populares

    • Giovani Miranda
      2017-04-16T18:22:13  

      Telegram é bem melhor

  • Myllena Branco
    2017-04-16T18:06:02

    Na página inicial: "WhatsApp 'bate' rival e traz funções muito aguardadas". Daí quando entra não encontra nenhuma novidade. Pense num site decadente: Techtudo!

  • Gabriel Reis
    2017-04-16T15:27:50

    O item 2 não faz sentido já que é simplesmente um recurso copiado de outros apps.

  • Gabriel Reis
    2017-04-16T13:28:03

    No item 3 pode-se armazenar as mensagens na sua nuvem pessoal no Telegram, mais fácil e melhor.

  • Gabriel Reis
    2017-04-16T13:32:49

    Logo se vê que o autor desconhece sobre o que diz.