Imagens

22/04/2017 07h00 - Atualizado em 22/04/2017 07h00

Seis dicas para desenhar com o novo Paint 3D no Windows 10

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

O Paint 3D — uma versão totalmente renovada do velho Paint — possui ferramentas simples para criação de objetos em três dimensões, que podem ser usadas facilmente por qualquer pessoa. Em poucos passos, o usuário poderá adicionar modelos 3D completos, criar seus próprios stickers, mudar completamente o ambiente, e até mesmo, criar um desenho 3D com um esboço rudimentar.

Como instalar o Paint 3D em PCs sem o Windows 10 para Insiders

A nova versão do clássico Paint está disponível com o Windows 10 Creators Update, que é a mais recente atualização do último sistema operacional da Microsoft, disponível para todos os usuários deste o último dia 11 de abril. Este update também trouxe novidades para o navegador Microsoft Edge, para a Cortanae para o Microsoft Windows Defender.

Novo Paint 3D promete facilitar a edição, criação e compartilhamento de imagens 3D (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Novo Paint 3D promete facilitar a edição, criação e compartilhamento de imagens 3D (Foto: Divulgação/Microsoft))Evolução no Windows 10: 6 dicas para usar o Paint 3D (Foto: Divulgação/Microsoft)
 



Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1. Crie rapidamente um objeto em 3D

O novo Paint 3D possui alguns modelos de desenhos em terceira dimensão prontos, para que o usuário possa ajustá-los como quiser. Se você quer criar figuras em 3D, este é o primeiro passo. No menu principal, clique na imagem do cubo e, depois, escolha um dos “Modelos 3D” disponíveis, que pode ser um gato, cão, peixe ou até mesmo pessoas;

Escolha um modelo pronto (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Escolha um modelo pronto (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Em seguida, é possível trocar a cor da figura e a sua textura. Selecione a opção “Tools” no menu. Depois, escolha um tipo de material. Colocamos metal polido para dar este efeito de dourado;

É possível aplicar texturas de material e cores em qualquer objeto 3D (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)É possível aplicar texturas de material e cores em qualquer objeto 3D (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

2. Crie o seu próprio desenho 3D

Na mesma guia para criação de objetos em 3D, onde aparecem as figuras geométricas prontas, existe uma ferramenta chamada “Esboço 3D”. Você pode fazer traços livre apenas usando o mouse. Automaticamente este rabisco se transformará em um objeto 3D;

Crie a sua própria figura 3D a partir de traços livres (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Crie a sua própria figura 3D a partir de traços livres (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

3. Selecione uma figura e transforme em um sticker

O novo Paint 3D possui um mecanismo de “seleção mágica” — parecido com o Photoshop — que funciona com muita eficiência. Para testá-lo, insira uma foto de sua preferência e faça um retângulo em volta da imagem que você quer recortar. Em seguida, o programa vai liberar a opção “Seleção mágica”. Clique em cima para selecionar o contorno da figura automaticamente;

Selecione um objeto magicamente (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Selecione um objeto magicamente (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Com a imagem recortada, você pode criar um adesivo dela. Basta clicar na opção que vai aparecer, “Criar adesivo”.

Transforme este objeto em um adesivo (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Transforme este objeto em um adesivo (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Depois, você poderá colocar o sticker no objeto 3D que você quiser, usando a ferramenta “Adesivos” indicada no screenshot abaixo;

Aplique este adesivo onde quiser (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Aplique este adesivo onde quiser (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

4. Escreva também em 3D

Os textos também podem ser escritos em três dimensões. Selecione a guia “Texto” na parte superior do programa e escolha “Texto 3D” na aba lateral. Assim como nas figuras, o usuário também poderá modificar a cor e a textura do texto, utilizando as mesmas ferramentas lembrando Clip Arts.

O Paint 3D também permite escrever em três dimensões (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)O Paint 3D também permite escrever em três dimensões (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

5. Mude o ambiente da imagem

O Paint 3D vem com um a série de efeitos para você aplicar na imagem inteira, para criar uma sensação de ambiente. É uma forma de finalizar a dar unidade. Clique na penúltima opção do menu e escolha, ao lado, um dos efeitos disponíveis. No exemplo abaixo, selecionamos a opção “Noite”;

Mude o ambiente da figura (Foto: Reprodução/Pedro CardosoMude o ambiente da figura (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

6. Coloque a tela transparente

Na última opção do menu, o usuário pode colocar a tela transparente, para realçar ainda mais os objetos desenhados. Da mesma forma, também é possível redimensionar a imagem e ajustar para que os desenhos acompanhem o novo formato;

Faça ajustes na imagem como tamanho e transparência (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Faça ajustes na imagem como tamanho e transparência (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Qual a melhor editor para quem não pode pagar pelo Photoshop? Troque dicas no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares