Apple Car? Empresa recebe autorização para testar carro autônomo nos EUA

Google, Tesla e Uber têm permissão similar


O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, incluiu a Apple em uma lista com 29 empresas com permissão para testar carros autônomos nas ruas do estado norte-americano. Apesar de autorização e da confirmação implícita de que está trabalhando com esta tecnologia, a empresa continua mantendo silêncio sobre um possível Apple Car.

De acordo com o site The Verge, a Apple vem trabalhando em uma tecnologia para máquinas autônomas chamada “Project Titan” há alguns anos, e estaria bastante satisfeita com os avanços das pesquisas neste sentido. Porém, a companhia de Cupertino segue sem confirmar se estaria desenvolvendo um carro smart e se recusou a comentar possíveis testes em estradas públicas.

A empresa Waymo, do Google, tem a tecnologia mais avançada do setor (Foto: Divulvação/Waymo) A empresa Waymo, do Google, tem a tecnologia mais avançada do setor (Foto: Divulvação/Waymo)

A empresa Waymo, do Google, tem a tecnologia mais avançada do setor (Foto: Divulvação/Waymo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como a empresa comandada pelo CEO Tim Cook se recusa a falar, um porta-voz do DMV esclareceu o caso com uma declaração ao site Business Insider: “hoje, 14 de abril de 2017, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia emitiu para a Apple Inc. uma licença de teste de veículo autônomo”. Ele esclareceu que “a licença abrange três veículos, todos os Lexus RX540h 2015 e seis motoristas”, disse um representante do departamento de trânsito, que teve o nome preservado.

Além das tradicionais montadoras de carros, como Ford e Honda, outras empresas de tecnologia possuem autorização similar do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia para testar veículos autônomos nas ruas do estado. Entre elas está Google, apontado como detentor da tecnologia mais avançada do momento, por meio da empresa subsidiária Waymo. O Uber, a Tesla e até mesmo a Nvidia, empresa conhecida por fabricar chips gráficos para placas de vídeo, também realizam testes similares.

Com informações: The Verge e Business Insider

MAIS DO TechTudo