Diferente do Snapchat, WhatsApp Status dispensa anúncios entre snaps

Snapchat está sendo citado como uma máquina de fazer dinheiro, exibindo novos formatos de publicidade.


Por Melissa Cruz Cossetti, da Redação

A chegada do WhatsApp Status fez muita gente comparar o mensageiro com as redes sociais Instagram e Snapchat — o Status, assim como os Stories do Instagram, somem sem durar muito tempo e ficam no topo da interface do app, estimulando novos posts. Já o Snap, vanguarda dos posts efêmeros, estimula toda sua potência de engajamento para vender publicidade e levantar receita exibindo anúncios entre um snap e outro — e onde mais couber. Para tirar dúvidas sobre a função, o TechTudo conversou com o time do WhatsApp.

Segundo a equipe do WhatsApp, embora tenha sido adquirido pelo Facebook, o time de desenvolvimento do mensageiro trabalha de forma independente, com os próprios projetos e cronogramas. Isso explica, por exemplo, porque o WhatsApp Status chegou depois do Instagram Stories e o Messenger Day foi o último a ser entregue aos usuários. Embora parecidos, os apps não conversam entre si.

Status WhatsApp no celular  (Foto:  João Gabriel Balbi/TechTudo) Status WhatsApp no celular  (Foto:  João Gabriel Balbi/TechTudo)

Status WhatsApp no celular (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

“Quando construímos novas funções, nós as lançamos quando a qualidade e a confiabilidade estão de acordo com os nossos padrões. Geralmente, não sincronizamos as datas de lançamento com outras equipes do Facebook”, disse uma porta-voz do WhatsApp. Sendo assim, não há recursos compartilhados.

Sem anúncios entre Status

Em meio à guerra de snaps, o Snapchat está sendo citado como uma máquina de fazer dinheiro, exibindo novos formatos de publicidade em todo o aplicativo e arrecadando recursos com a venda de filtros geográficos personalizados. O WhatsApp, porém, após a polêmica que trouxe o fim da ameaça de cobrança pelo uso do mensageiro, prometeu no fim de 2016 que o app seria de “graça para sempre”. Na mesma ocasião, baniu anúncios no app como fonte de receita.

Ao TechTudo, a equipe de comunicação do aplicativo manteve o posicionamento do ano passado. “Não temos planos para monetizar o recurso Status”, disse.

Não temos planos para monetizar o recurso Status

Com o lançamento do WhatsApp Status, que trouxe snaps para o aplicativo de mensagens, a nova interface deixou o mensageiro com “cara de rede social”. A mudança, porém, não foi muito bem recebida, gerando críticas por quem gostava de um WhatsApp mais funcional e leve, sem Status, Stories, ou qualquer outro tipo de recurso que não fosse o original: a troca de mensagens simples de texto.

Questionados sobre novos recursos que possam mudar novamente a natureza do aplicativo, a equipe preferiu não comentar sobre futuro. No entanto, planeja "lapidar o Status" para torná-lo melhor para as pessoas. Sendo assim, mais mudanças podem vir até que os posts temporários — bem aceitos ou não no WhatsApp — façam parte da rotina dos usuários do famoso mensageiro.

Ainda não conhece? Saiba usar o Status do WhatsApp

Como usar a nova função de status do WhatsApp

Como usar a nova função de status do WhatsApp

Como desatualizar o WhatsApp e deixar sem status? Troque dicas no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo