Depois de dez anos, Apple revela visual renovado da App Store no iPhone

iOS 11 irá destacar apps e jogos para atrair novamente os donos de celulares e tablets


O iOS 11, próxima versão do sistema do iPhone prevista para chegar a partir de setembro, virá com uma nova App Store. A Apple anunciou a novidade durante a conferência WWDC17, nesta semana. Na ocasião, a empresa detalhou como pretende recuperar a empolgação dos primeiros meses da loja, quando usuários buscavam diariamente por novos apps e jogos para baixar. Para alcançar o objetivo, a companhia da maçã aposta em um design que destaca um aplicativo por dia na tela inicial e traz uma aba dedicada aos jogos.

Nova App Store tem destaques diários de apps e jogos (Foto: Reprodução/Apple) Nova App Store tem destaques diários de apps e jogos (Foto: Reprodução/Apple)

Nova App Store tem destaques diários de apps e jogos (Foto: Reprodução/Apple)

O visual lembra o adotado anteriormente no Apple Music (plataforma de música online da empresa, que concorre com o Spotify e Deezer), com cartões virtuais coloridos que tomam a maior parte da tela. Na aba "Hoje", atualizada diariamente, a ideia é dar visibilidade a downloads selecionados, assim como aos desenvolvedores e às jornadas que os levaram a criar os programas e ganhar sucesso entre usuários de iPhone no mundo.

O mesmo acontece com games, tutoriais e uma série de outras informações importantes na tela inicial da App Store, que mudam todos os dias.

Primeiro destaque é o novo Monument Valley (Foto: Reprodução/Apple) Primeiro destaque é o novo Monument Valley (Foto: Reprodução/Apple)

Primeiro destaque é o novo Monument Valley (Foto: Reprodução/Apple)

A Apple aproveitou a oportunidade para anunciar o primeiro destaque da nova App Store. Monument Valley 2, sequência do jogo de sucesso, já está disponível para download. A loja mostra muito mais conteúdo sobre os apps em destaque, e finalmente passa a exibir vídeos, como na Google Play Store do Android.

Jogos ganham um espaço especial

Games têm sua própria aba na nova App Store. Logo no começo, a loja exibe os principais lançamentos e os downloads mais populares. Além disso, há detaque para uma seleção de jogos semanais escolhidos pela Apple. De novo, há uso frequente de vídeos para divulgar os recursos dos jogos e convencer o usuário a baixá-los. Em geral, há muito mais informação sobre todas as opções de download.

App Store tem aba exclusiva de jogos (Foto: Reprodução/Apple) App Store tem aba exclusiva de jogos (Foto: Reprodução/Apple)

App Store tem aba exclusiva de jogos (Foto: Reprodução/Apple)

A aba de jogos traz ainda listas por categorias, como “Os jogos mais bonitos” e “Jogos que você pode gostar” – essa última baseada no histórico do usuário. A App Store dará também mais visibilidade aos reviews de usuários.

Todas essas mudanças desembarcarão no iPhone, iPad e iPod Touch com o iOS 11. A expectativa é de que o download do sistema seja liberado em setembro. Ele irá funcionar na maioria dos dispositivos da Apple, mas não é compatível com iPhone 5, iPhone 5C e iPad de quarta geração.

Android ou iOS: qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo