iOS 11 terá Não Perturbe para motoristas; tela do iPhone ficará desligada

Uso de celular ao volante aumenta risco de acidente em 400%


Por Elson de Souza, para o TechTudo

Celular e direção são uma combinação perigosa e a Apple tem uma nova ideia para manter motoristas ao volante longe dos seus iPhones. Trata-se do novo modo “Não perturbe” que, no futuro iOS 11, será capaz de identificar automaticamente quando o usuário está dirigindo e bloquear alertas de chamadas, notificações e mensagens no aparelho. A tela do celular ficará totalmente apagada.

Para te ajudar a entender a novidade que pode ajudar a salvar vidas, o TechTudo explica a seguir como funcionará o recurso.

iOS 11 trará modo Não Perturbe voltado para motoristas ao volante (Foto: Reprodução/Apple) iOS 11 trará modo Não Perturbe voltado para motoristas ao volante (Foto: Reprodução/Apple)

iOS 11 trará modo Não Perturbe voltado para motoristas ao volante (Foto: Reprodução/Apple)

Celular no trânsito: uma distração fatal

De acordo com um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, o uso de celular no trânsito pode aumentar em até 400% as chances de acidentes. Além disso, o envio de mensagens ao volante já superou a bebida como uma das principais causas de mortes de adolescentes norte-americanos. Os dados são do Centro Médico Infantil Cohen, em New Hyde Park.

A situação não é muito diferente no Brasil. Atualmente, o uso de telefone no trânsito é considerado uma infração gravíssima com multa de R$ 293,47. Ainda assim, dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelam que, somente no Distrito Federal, o número de condutores autuados chegou a 53.610 no último ano. Um crescimento de 12% em relação a 2015.

Embora o uso do celular ao volante seja problema antigo, a popularização dos smartphones e aplicativos sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook agravou o cenário. A necessidade angustiante de checar novas atualizações e mensagens, inclusive, é descrita como a síndrome de Fear of Missing Out (FoMO), ou “Medo de estar perdendo algo”, em português. Os casos são mais comuns em jovens de até 34 anos.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Não perturbe: como a Apple pretende minimizar os riscos

Atualmente, o iPhone já conta com um modo Não Perturbe que pode ser ativado pelo usuário ao dormir ou durante reuniões importantes. No entanto, o iOS 11 vai estender a funcionalidade para o trânsito, adicionando ainda novos recursos específicos para motoristas.

Caso o usuário possua um aparelho automotivo compatível com o Apple Car Play, o modo Não Perturbe será ativado automaticamente via Bluetooth. Em carros sem a tecnologia, o iPhone será capaz de identificar se a pessoa está dirigindo através de dados vindos do Wi-Fi e de sensores como o giroscópio. Nesse caso, o telefone perguntará se função deve ser ligada ao fim do primeiro trajeto.

iOS 11 exigirá que usuário confirme que não está dirigindo para desligar iOS 11 exigirá que usuário confirme que não está dirigindo para desligar

iOS 11 exigirá que usuário confirme que não está dirigindo para desligar "Não Perturbe" (Foto: Reprodução/Apple)

Após a ativação, o sistema manterá a tela do celular apagada e bloqueará todas as notificações até que o usuário chegue ao seu destino. Caso a pessoa tente usar o aparelho, o iOS exibirá apenas o alerta de que o “Não Perturbe” em uso no momento. Caso seja um passageiro, é possível retornar ao funcionamento normal do telefone através de uma confirmação de que não está dirigindo.

Durante o trajeto, o iPhone poderá – com auxílio da inteligência virtual da Siri – responder automaticamente às mensagens recebidas, informando ao rementente que o usuário retornará ao chegar ao destino. É possível ainda selecionar contatos que terão a possibilidade de furar o bloqueio e exibir notificações. Para isso, será necessário enviar uma nova réplica com a palavra “Urgente”.

Modo Modo

Modo "Não Perturbe" informará remetente que usuário está dirigindo e não pode responder mensagens (Foto: Reprodução/Apple)

O modo “Não Perturbe” para motorista será disponibilizado para iPhones junto com o iOS 11. O sistema encontra-se atualmente em fase de testes para desenvolvedores, mas a previsão é que seja finalizado na primavera brasileira. Normalmente, a Apple libera atualizações junto com o lançamento de novos smartphones em setembro.

MAIS DO TechTudo