Minecraft 2, Black 2: veja sequências mais esperadas e pouco prováveis

Confira alguns games famosos que não receberam sequências apesar de todo o seu sucesso


Por Rafael Monteiro, para o TechTudo

Na indústria de games é comum que alguns títulos aclamados pelo público ou crítica não recebam sequências por uma série de fatores. Apesar de alguns jogos superarem esses problemas e terem uma continuação, como foi o caso do recente Beyond Good & Evil 2, é muito provável que outros não tenham a mesma sorte. Confira aqui games que tiveram apenas um título e que são muito esperadas pelo público, como Minecraft e Black.

Minecraft 2

O sucesso de Minecraft pegou o mundo de surpresa. O jogo é uma incrível aventura com uma mistura de elementos: sobrevivência, construção de bases e multiplayer online. Porém, o que o tornou especial foi a abordagem que seu criador teve. Quando começou a ser vendido em sua versão alpha em 2010, Minecraft não era apresentado como um produto fechado, mas um serviço com constantes atualizações - inclusive, esse modelo foi continuado quando a Microsoft comprou os direitos do jogo.

Por mais que a ideia de um Minecraft 2 seja animadora, o vice-presidente da Microsoft Studios, Matt Booty, disse que pretende manter o modelo de atualizações constantes ao invés de produzir uma sequência.

Minecraft irá ganhar um novo pacote gráfico chamado Super Duper Graphics Pack ao invés de receber uma sequência (Foto: Divulgação/Minecraft) Minecraft irá ganhar um novo pacote gráfico chamado Super Duper Graphics Pack ao invés de receber uma sequência (Foto: Divulgação/Minecraft)

Minecraft irá ganhar um novo pacote gráfico chamado Super Duper Graphics Pack ao invés de receber uma sequência (Foto: Divulgação/Minecraft)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Black 2

Um famoso FPS do PlayStation 2 e Xbox em 2006, Black foi desenvolvido pela Criterion Games, criadores da série Burnout. O jogo de tiro trouxe para o gênero a mesma sensação que Burnout trazia aos jogos de corrida. Black oferece ação frenética com muitas explosões e belos gráficos para a época do lançamento.

Por um tempo a produtora considerou produzir um Black 2, porém o jogo nunca saiu dos estágios de pré-produção. Uma das versões foi cancelada por divergências criativas entre a EA e a Criterion, segundo um ex-designer da Criterion chamado Stuart Black. Em 2013 um ex-diretor criativo da Criterion, Alex Ward, mostrou fotos de um novo trailer que nunca foi divulgado de Black 2, porém não se sabe o que aconteceu com o projeto desde então.

Imagem de uma das versões canceladas de Black 2 mostra um game semelhante ao primeiro (Foto: Reprodução/Unseen64) Imagem de uma das versões canceladas de Black 2 mostra um game semelhante ao primeiro (Foto: Reprodução/Unseen64)

Imagem de uma das versões canceladas de Black 2 mostra um game semelhante ao primeiro (Foto: Reprodução/Unseen64)

Kid Chameleon

Lançado em 1992 para o Mega Drive, Kid Chameleon é um game que marcou a vida de muitos jogadores fãs da SEGA. A história do jogo é um pouco clichê, porém Kid Chameleon se destacava ao oferecer diversas transformações, todas com habilidades diferentes, em mais de 100 níveis bastante desafiadores. Aparentemente, a fabricante nunca considerou uma sequência, mas o original foi relançado várias vezes, inclusive gratuitamente para smartphones na linha SEGA Forever.

Kid Chameleon nunca teve uma sequência mas pode ser jogado de graça em smartphones pela linha Sega Forever (Foto: Reprodução/Google Play) Kid Chameleon nunca teve uma sequência mas pode ser jogado de graça em smartphones pela linha Sega Forever (Foto: Reprodução/Google Play)

Kid Chameleon nunca teve uma sequência mas pode ser jogado de graça em smartphones pela linha Sega Forever (Foto: Reprodução/Google Play)

Rage foi lançado em 2011 para Xbox 360, PlayStation 3 e PC como um FPS que misturava combates com armas de fogo, um mundo aberto pós-apocalíptico e corridas de veículos. Ele chamou bastante atenção por ter supervisão de John Carmack, fundador da id Software. Apesar de boas notas, as comparações com as séries Fallout e Borderlands parecem ter atrapalhado o jogo, que tinha um dos melhores tiroteios de sua época.

Uma sequência começou a ser desenvolvida em 2012, mas a id Software a colocou de lado para focar no novo Doom - porém, mesmo após seu lançamento, parece não haver sinais de Rage 2. A produtora Bethesda Softworks, que adquiriu a id Software em 2009, disse em 2016 que pensava sobre sequências para The Evil Within e Rage ao afirmar que ambos venderam bem o suficiente. Após o anúncio de The Evil Within 2, no entanto, Rage 2 continua sem informações.

Rage foi aclamado pela parte técnica em sua época porém sua sequência foi deixada de lado para a id Sofware produzir o novo Doom (Foto: Reprodução/Bit-Tech) Rage foi aclamado pela parte técnica em sua época porém sua sequência foi deixada de lado para a id Sofware produzir o novo Doom (Foto: Reprodução/Bit-Tech)

Rage foi aclamado pela parte técnica em sua época porém sua sequência foi deixada de lado para a id Sofware produzir o novo Doom (Foto: Reprodução/Bit-Tech)

Sunset Riders

Um dos fliperamas mais populares de 1991, Sunset Riders era um incrível game de ação 2D da Konami que se passava no velho-oeste. O jogo ganhou muita popularidade por suas versões caseiras no Super Nintendo e Mega Drive. Até hoje o título é uma referência em diversão e desafio, ainda tendo um multiplayer cooperativo que permitia você e seu amigo a enfrentarem bandidos juntos. Assim como a Sega, a Konami parece nunca ter considerado uma sequência do jogo e não deverá começar a pensar nisso agora.

Sunset Riders é uma referência entre os games de ação de sua época (Foto: Reprodução/Wikipedia) Sunset Riders é uma referência entre os games de ação de sua época (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Sunset Riders é uma referência entre os games de ação de sua época (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Skies of Arcadia

Uma das muitas pérolas esquecidas da época do Dreamcast, o aclamado RPG Skies of Arcadia, lançado no ano 2000, ficou conhecido como um dos melhores títulos do console e um game essencial para apreciadores do gênero. O game não reinventava a roda, porém era muito bom em contar sua história cativante sobre piratas dos céus com personagens carismáticos, muitas missões paralelas e a possibilidade de recrutar sua própria tripulação.

Ainda no Dreamcast, a Sega considerou produzir uma sequência, depois no GameBoy Advance, porém o projeto nunca chegou a sair de sua fase de planejamento e partes da equipe foram separadas para trabalhar em outros games da empresa.

Skies of Arcadia é uma das pérolas esquecidas do antigo Dreamcast da Sega (Foto: Reprodução/My Nintendo News) Skies of Arcadia é uma das pérolas esquecidas do antigo Dreamcast da Sega (Foto: Reprodução/My Nintendo News)

Skies of Arcadia é uma das pérolas esquecidas do antigo Dreamcast da Sega (Foto: Reprodução/My Nintendo News)

Theme Hospital é um simulador de gestão desenvolvido em 1997 pela Bullfrog Productions. O game desafiava jogadores a administrarem um hospital enquanto tentavam curar casos como "complexo de rei" - uma epidemia de pessoas que pensavam ser Elvis. Após a Bullfrog Productions ter sido adquirida pela Electronic Arts, a série caiu no esquecimento e vários de seus criadores se desligaram da empresa.

Theme Hospital era um desafiador simulador com uma forte veia cômica (Foto: Divulgação/Origin) Theme Hospital era um desafiador simulador com uma forte veia cômica (Foto: Divulgação/Origin)

Theme Hospital era um desafiador simulador com uma forte veia cômica (Foto: Divulgação/Origin)

Captain Commando

Nos anos 90, mais precisamente em 1991, Captain Commando surgiu nos fliperamas como um jogo em que os personagens andam e batem em todos. Desenvolvido pela Capcom, além do protagonista que nomeia o game, ainda tinham outros heróis incomuns, como uma múmia que usava facas, um bebê em um traje de batalha robótico e um ninja.

Muitos imaginavam que Captain Commando teria uma franquia própria após sua participação no primeiro em Marvel Vs. Capcom, mas foi Strider quem acabou por estrelar Strider 2 no PlayStation One.

Captain Commando era um incrível Beat'em Up da Capcom mas foi deixado de lado após um único game (Foto: Reprodução/GameFaqs) Captain Commando era um incrível Beat'em Up da Capcom mas foi deixado de lado após um único game (Foto: Reprodução/GameFaqs)

Captain Commando era um incrível Beat'em Up da Capcom mas foi deixado de lado após um único game (Foto: Reprodução/GameFaqs)

Moonwalker

O rei do pop Michael Jackson foi protagonista de dois games em 1990 com versões para fliperamas, Mega Drive, Master System e outras plataformas como Commodore 64 e MSX. Moonwalker é um jogo de ação baseado no filme de mesmo nome no qual Michael Jackson enfrenta bandidos com movimentos de dança e uma pitada de mágica. Após o falecimento do cantor, é improvável que haja uma sequência, mas na época, muitos jogadores esperavam por mais um game da série.

Moonwalker trouxe o astro Michael Jackson em divertidas aventuras nos fliperamas, Mega Drive e mais (Foto: Reprodução/GameFaqs) Moonwalker trouxe o astro Michael Jackson em divertidas aventuras nos fliperamas, Mega Drive e mais (Foto: Reprodução/GameFaqs)

Moonwalker trouxe o astro Michael Jackson em divertidas aventuras nos fliperamas, Mega Drive e mais (Foto: Reprodução/GameFaqs)

Pokémon Snap

Uma franquia de sucesso sem igual, Pokémon sempre teve grande apelo com seus RPGs. Porém, algo que talvez a Nintendo não esperasse é que um spin-off para o Nintendo 64 em 1999 chamado Pokémon Snap poderia se tornar tão popular entre os fãs. O game desafia jogadores a tirarem fotos com atenção para detalhes como foco e pose, mas também possui formas de interagir sutilmente com as criaturinhas para ter melhores fotos. Infelizmente não há qualquer sinal que a Nintendo planeje um novo título nesse estilo.

Pokémon Snap se tornou incrivelmente popular para um spin-off no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Pokémon Snap Memes) Pokémon Snap se tornou incrivelmente popular para um spin-off no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Pokémon Snap Memes)

Pokémon Snap se tornou incrivelmente popular para um spin-off no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Pokémon Snap Memes)

Qual foi o seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo