Gamepad

23/02/2011 17h29 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

Fim do Guitar Hero pode estar ligado a “abuso” da marca

Rodrigo Cezzaretti
por
Para o TechTudo

Toda grande franquia quando é cancelada gera certo desconforto. Quando estamos tratando de um game que mudou certos paradigmas da indústria dos jogos eletrônicos, as conseqüências podem ser catastróficas. Em uma recente declaração à imprensa especializada, Kelly Summer, antigo CEO da RedOctane (adquirida pela Activision em 2006), foi enfático e apontou o “abuso” como a principal causa pelo fim da série.

guitar (Foto: Divulgação)Guitar Hero (Foto: Divulgação)

“A Activision tentou extrair o máximo da franquia em pouco tempo. Abusaram dela. Não há razões para que Guitar Hero não possa continuar. É um grande produto. Meu instinto me diz que ainda há um mercado significativo para o game. Nem todo jogo pode ser uma franquia de um bilhão de dólares, mas talvez isso seja o que a Activision quer. Eu ficaria surpreso se eles vendessem a marca, provando ao mundo que ainda existe um mercado para este produto.”

O CEO, ainda, comparou a forma de gestão da Activision com a Take-Two na relação com as suas franquias: “olha como a Take-Two tem tratado GTA. Eles não jogaram os produtos fora. Eles alimentam a mais de dez anos e ainda é uma franquia forte”, explica.

A falta de inovação e os elevados preços dos periféricos foram alguns dos fatores que contribuíram para esse fim, segundo comenta Paulina Bozek, que passou seis anos trabalhando na franquia da Sony, SingStar :"quando Guitar Hero tornou-se um jogo com uma banda completa, o custo do kit ficou por mais de £ 100. Para mim, isso é para um gamer hardcore e o preço não era atraente para o grande público que os jogos de música tinham acumulado."

Uma mudança radical é a sugestão de Bozek: “o Guitar Hero tornou-se onipresente, talvez fosse tempo de uma mudança radical. Basicamente, avançar para algo que leva a fórmula para uma evolução”, analisa.

O que será de GH? Só o tempo e a Activision poderão nos responder. Vamos aguardar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Otilio Francisco
    2011-02-23T20:02:51

    nunca gostei da activision dos tempos de tony hawk viram o que aconteceu? alguem mais joga tony hawk como nos tempos dourados de pro skater 2? fora activision gananciosa

  • Rodolfo Correa
    2011-02-23T19:19:58

    Para mim o Guitar Hero depois do futebol é o melhor jogo que existe, mas infelizmente as ultimas edições só contam com umas 6,7 bandas boas o resto é muito ruim, bom mesmo e´o GH-1,2,3,anos 80 e o do "Metallica", que para mim é o melhor de todos. Tinha esperanças de ver um Guitar Hero do "kiss" já pensou que dá hora. O jeito é partir para o seu concorrente o Rock Band.