Internet

10/02/2011 18h05 - Atualizado em 14/07/2011 07h03

Google ativa dupla verificação para aumentar segurança de contas

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

A segurança dos usuários do Google recebeu um reforço considerável hoje, depois que a empresa ativou a dupla verificação de login em contas. Até hoje esse tipo de autenticação só estava disponível para quem usava o Google Apps, pacote de serviços do Google para domínios.

Google (Foto: Divulgação)Google (Foto: Divulgação)

A autenticação funciona mais ou menos como o acesso de uma conta de banco. Além de pedir a senha padrão da conta na hora do login, o usuário precisará digitar um código de autenticação criado por algum dispositivo móvel que ele registrou junto da conta. Esse código pode ser recebido por SMS, por uma ligação normal ou também por meio do aplicativo Google Authenticator, que está disponível para aparelhos iOS, Android e BlackBerry.

O usuário só conseguirá acesso ao serviço do Google que ele está tentando acessar depois que os servidores reconhecerem tanto a senha quanto o código de verificação. Isso impede, por exemplo, que pessoas maliciosas que obtiveram de alguma maneira o login e senha de contas do Google consigam acesso aos dados pessoais de tais usuários, já que elas também precisariam ter acesso ao celular para se logar.

Nem todos os usuários com uma conta no Google verão imediatamente a opção de ativar a verificação dupla nas suas opções de segurança. Essa característica está sendo ativada pouco a pouco e deverá aparecer para todos dentro dos próximos dias.

Via: Blog do Google

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares