22/02/2011 15h39 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

Jogador cego termina Oddworld 2

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Feche os olhos por um instante e tente fazer alguma coisa no seu computador. Não é muito fácil, é? Isso porque é uma tela estática aguardando seu comando, agora imagine um videogame, que exige reação, reflexos. Mas isso não impediu Terry Garrett de terminar Oddworld 2: Abe’s Exxoddus sozinho.

Oddworld (Foto: Divulgação)Oddworld (Foto: Divulgação)

Terry é um estudante de engenharia de 23 anos da Universidade de Colorado e é deficiente visual desde os cinco anos de idade. Deficiência que não o impediu de jogar videogames utilizando seus outros sentidos disponíveis.

Em 1998 ele entrou em contato com a desenvolvedora, Oddworld Inhabitants, e agradeceu pelo ótimo trabalho que eles tinham feito com o departamento de som do jogo. Sempre que o personagem principal, Abe, anda, corre, bate numa parede, há um efeito sonoro correspondente e através de muita observação e tentativas frustradas, o jogador começou a conseguir navegar pelo jogo perfeitamente.

Até mesmo os desenvolvedores ficaram surpresos e perguntaram como ele fez isso, ao qual Terry respondeu extensivamente, além de também publicar um vídeo da sua façanha: “Quando eu começo a jogar eu marco sons específicos: pegadas, objetos, som de correr ou de bater em paredes. Depois disso eu começo a explorar para ver o que faz o que. Sempre procurando por marcas sonoras para me orientar: som de água, som de passos mudando da grama para terra”.

E detalha mais ainda: “O movimento de Abe é crítico. Ele tem um número padronizado de pegadas por tela (tanto correndo quanto andando). Ele faz um som quando pisa, bate numa parede, pula uma distância, sobe uma plataforma ou mesmo pula sem sair do lugar”.

Usando todos esses métodos, Terry montou o vídeo abaixo:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Souza
    2011-02-22T16:46:52

    ele pode agradeçe por que nem eu conseguo fazer isso que ele fez parabens.