Sistemas Operacionais

23/02/2011 15h41 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

SDK para desenvolver apps para o Android Honeycomb é liberado

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo
Android 3.0 Honeycomb (Foto: Reprodução)Android 3.0 Honeycomb (Foto: Reprodução)

O Google liberou na terça-feira (22) o kit de desenvolvimento de software (SDK, na sigla em inglês) do seu sistema operacional para tablets, o Android 3.0. Também conhecido como Honeycomb, o software está prestes a estrear no mercado com o lançamento iminente do Motorola Xoom, além de uma grande leva de aparelhos que vão inundar o mercado em 2011.

O Google poderia até ter liberado o SDK um pouco antes. O resultado é que grande parte dos tablets que estrearão em breve não terão uma gama de aplicativos abrangentes o suficiente para explorar todas as novas funcionalidades do Honeycomb. Ao menos a empresa já disponibilizou versões beta do kit, garantindo ao menos que desenvolvedores pudessem trabalhar em prévias dos programas.

Motorola Xoom (Foto: Reprodução)Motorola Xoom (Foto: Reprodução)

Para os usuários, no entanto, a novidade será total. Agora a interface está toda otimizada para as telas maiores dos tablets, com um design “realmente virtual e ‘holográfico’”, segundo o porta-voz do Google. Além do visual (que pode ser modificado pelas fabricantes também), há melhorias na performance multitarefas, notificações, widgets e em aplicativos específicos, como navegador, câmera, galeria de fotos, agenda de contatos e e-mails.

Para desenvolvedores, o Honeycomb traz nova interface do framework para criação de aplicativos, além de performance melhorada nos gráficos 2D e 3D, suporte a arquiteturas de processadores com núcleos múltiplos, conectividade multimídia e compatibilidade com aplicativos existentes.

O Motorola Xoom, primeiro tablet a trazer o sistema operacional Android 3.0, será lançado no mercado norte-americano na quinta-feira (24), com preço de US$ 600, cerca de R$ 1.000. Outros tablets que deverão contar com o Honeycomb do Google ainda em 2011: Samsung Tab 2, Optimus Pad (conhecido nos Estados Unidos como G-Slate) e a família Asus Eee Pad.

Via: Engadget e Android Developers

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares