10/02/2011 15h56 - Atualizado em 14/07/2011 07h03

shootEm!, controlando um jogo com os olhos

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Provavelmente você já fez gestos no ar com o Wii e sacudiu todo o corpo com o Kinect, mas como você jogaria se não pudesse se mexer? A resposta está na tecnologia do EyeWriter, que ajudou o grafiteiro Tony Quan, conhecido também como Tempt One, a continuar fazendo sua arte mesmo depois de estar completamente paralisado.

A tecnologia criada por James Powderly utiliza uma câmera PlayStation Eye modificada para captar a movimentação dos olhos e essa informação pode ser mapeada da forma que se desejar, como para uma ferramenta de desenho no caso de Tony.

Se há uma forma de controle, há uma forma de transformarmos em jogo. Rui Pereira converteu as informações recebidas para um cursor, na verdade, uma mira, com a qual você pode destruir monstros com um simples olhar.

O jogo chamado de shootEm! tem inspirações visuais do filme TRON, das animações surreais de Cyriak Harris e da estranha mente de Rux. A música é de Raymon Scott, um dos primeiros gurus da música eletrônica, chamada Cindy Electronium, remixada pela Simian Mobile Disco, uma dupla inglesa da cidade de Bristol.

WordGaze seria um outro jogo do mesmo criador, apesar de não parecer muito com um jogo, onde um texto é carregado e o movimento dos olhos é utilizado para rastrear quanto tempo cada “jogador” gasta lendo cada palavra. No final o texto é escurecido nas menos lidas e clareado nas mais lidas, mostrando onde estariam seus picos de atenção.

O código do EyeWriter é livre, open source, para que qualquer um com o conhecimento adequado de programação possa utilizá-lo para criar seus próprios programas e quem sabe alguns jogos divertidos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares