04/02/2011 16h14 - Atualizado em 14/07/2011 07h04

Top 10: Jogos de RPG para Nintendo DS

Cesar Crivelaro
por
Para o TechTudo

Com a chegada do 3DS, o Nintendo DS vai se despedindo aos poucos do mercado com um histórico invejável: além de ser um dos consoles portáteis mais vendidos no mundo (se não “o mais”), possui uma grande biblioteca de jogos, principalmente de RPGs. O TOP 10 abaixo é uma tentativa de eleger os melhores RPGs levando em conta todos os aspectos.

10 – Chrono Trigger

top 10 rpg ds (Foto: Divulgação)Chrono Trigger (Foto: Divulgação)

Chrono Trigger é um dos maiores clássicos de RPGs da história, cujo lançamento oficial foi no Super Nintendo em 1995. Com o desenhista Akira Toriyama, o mesmo da série Dragon Ball e Dragon Quest, essa versão para DS é uma cópia do jogo para SNES com alguns aditivos: uma arena de batalha, duas novas áreas e um novo final, além de uma tradução mais apurada do jogo original em japonês. Por mais que seja apenas uma versão com aditivos, ainda sim é considerado um dos melhores RPGs de DS.

Neste jogo, você controla Crono, um menino que descobre como viajar no tempo. Assim, aprende que, no futuro, o mundo será destruído por um monstro chamado Lavos. Com seu grupo de amigos e de outros que encontra ao longo das eras (um cavaleiro medieval, um robô do futuro, uma Homo Erectus da pré-história, entre outros), Crono procura um meio de deter essa destruição. O jogo possui um brilhante e muito simples sistema de batalhas e conta com gráficos incríveis.

9 – Dragon Quest V: Hand of Heaveny Bride

top 10 rpg ds (Foto: Divulgação)Dragon Quest V (Foto: Divulgação)

Dragon Quest V lançado para DS é um remake da sua versão original, lançada para o Nintendo 8 bits em 1992, sendo esta versão do DS a única a chegar ao ocidente. A série é muito famosa no Japão, com milhões de cópias vendidas, isto por apresentar elementos tradicionais da série. O jogo também possui gráficos desenhados por Akira Toriyama e a jogabilidade é clássica: você vê apenas os inimigos na batalha.

Em Dragon quest V: Hand of Heaveny Bride você assume o papel de um garoto que viaja pelo mundo na companhia de seu pai, um guerreiro famoso. À medida que a aventura prossegue, você vai conhecendo novas pessoas e se envolvendo em diversas missões. O garoto fica adulto, podendo escolher 1 entre três mulheres para casar e, com ela, ter filhos, que também te acompanham na aventura. No jogo você também pode capturar monstros e usá-los em combate, aumentando a possibilidade de customização e a diversão do jogo.

8 – Shin Megami Tensei: Devil Survivor

top 10 rpg ds (Foto: Divulgação)Devil Survivor (Foto: Divulgação)

A série Megami Tensei é muito famosa no Japão logo após Final Fantasy e Dragon Quest. Essa série trabalha com elementos religiosos, valores morais e relações humanas, o que a torna mais específica a um público adulto. O game possui uma trilha sonora baseada em rock pesado e uma dificuldade elevadíssima, característica da série.

Neste jogo, a cidade de Tóquio encontra-se sitiada por demônios. Entre essas criaturas e a queda da capital do Japão, encontra-se o protagonista, um menino de 17 anos, com seus dois amigos (todos presos dentro da cidade), obrigados a fazer o possível para acabar com a invasão demoníaca, desde atacá-los diretamente até procurar interferências, como também chamar outros demônios para o combate.

7 – Final Fantasy IV

top 10 rpg ds (Foto: Divulgação)Final Fantasy IV (Foto: Divulgação)

Final Fantasy IV para DS é um remake do jogo original lançado em 1991, para Super Nintendo. Considerado como um dos melhores games da série na antiga geração, o jogo possui um enredo mais maduro e mais cinematográfico. No Nintendo DS os gráficos foram refeitos em 3D, além dos efeitos e da trilhas sonoras, contando com as cenas dramáticas com dublagens.

A história do jogo é centrada em Cecil, capitão dos Red Wings, um tipo de “força aérea” de Baron, o maior reino do planeta. Começando a questionar os estranhos atos do rei, Cecil e expulso do reino e, sem perceber, é enviado a missões de destruição de civilizações. Opondo-se às atitudes do rei, Cecil parte em uma busca para saber quais são as reais intenções por trás desses atos supostamente malvados.

6 – The Legend of Zelda : The Phantom Hourglass

top 10 rpg ds (Foto: Divulgação)The Legend of Zelda (Foto: Divulgação)

The Legend of Zelda é uma das maiores franquias da Nintendo, ao lado do bigodudo Mario e outros famosos do time principal. Este jogo, lançado em 2007 e exclusivo para DS, foi muito bem elogiado pelas críticas. Possui gráficos 3D cel-shaded e faz uso direto da caneta stylus e recursos do microfone, além do Wi-Fi para partidas online. Os jogos possuem os mesmos elementos clássicos da série.

Este game é continuação direta de seu anterior, “The Wind Waker”, por isso a semelhança dos gráficos cartunescos. Link, Tetra e sua tripulação estão à procura de um navio conhecido como “The Ghost Ship”. Ao encontrá-lo, Tetra embarca e, depois de um grito, Link corre para embarcar no navio; mas acaba, por acidente, caindo no mar. Depois que acorda, Link conhece Ciela, uma fada que vive na ilha de Mecay. Eventualmente, Link acaba ficando nas mãos de um “aventureiro” chamado Linebeck, partindo em uma nova jornada para salvar Tetra e destruir o The Ghost Ship.

5 – Mario & Luigi : Partners in Time

top 10 rpg ds (Foto: Divulgação)Mario & Luigi (Foto: Divulgação)

Não é a primeira vez que Mario e Luigi estão em um RPG. Em 2003, foi lançado o jogo Mario & Luigi: Superstar Saga para Game Boy Advance. Mas Partners in Time foi lançado exclusivamente para DS em 2005. O jogo foi um ótimo sucesso de vendas e de elogios à diversão e qualidade.

A história é basicamente a mesma: a Princesa Cogumelo foi sequestrada (desta vez por alienígenas) e cabe à dupla salvá-la. Por meio de uma máquina do tempo, Mario e Luigi voltam ao passado e ao presente constantemente para solucionar os quebra-cabeças e, nessas viagens, encontram suas versões em bebê. O jogador passa a controlar as duas duplas, na forma adulta e mais jovem, em cada tela do DS.

4 – Pokémon HertGold / SoulSilver

top 10 rpg ds (Foto: Divulgação)Pokémon (Foto: Divulgação)

Pokémon é outra franquia que faz muito sucesso no Japão, tanto quanto em todo o mundo. Entre todas as versões lançadas, os games que mais fizeram sucesso foram os “Gold”e “Silver”, para Game Boy Color, com mais de 250 Pokémons. Desta forma, esta versão é um remake desses games, com todas as atualizações que a série adquiriu ao longo dos novos jogos: melhorias gráficas, mais Pokémons para colecionar e mais Pokémons por batalha.

O jogo se passa nas ilhas fictícias de Johto e Kanto, e seu objetivo é se tornar o Mestre Pokémon coletando todas as insígnias, enfrentando todos os outros treinadores e evoluindo suas criaturas. Neste game, você tem mais de 250 Pokémon para colecionar e treinar, além de contar com algumas novidades como a influência do dia e da noite, partidas multiplayer e a presença de um pedômetro em forma de Pókebola, que evolui o Pokémon pelo número de passos que você dá na vida real.

3 – Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies

O lançamento deste jogo uniu o útil ao agradável: a série de RPG mais famosa no Japão (Dragon Quest) com a plataforma mais vendida na atualidade (Nintendo DS), gerando números: mais de 5 milhões de unidade, vários prêmios e notas máximas de qualidade de acordo com muitas críticas especializadas. Dragon Quest é comparado a livros, pela sua imersão, pela imaginação e por representar muito mais do que ele é: uma cultura e história por trás do game.

O jogador controla um Celestrian, um exército de anjos criado para proteger a humanidade. Um cristal chamado “benevolência cristalizada” deve servir como oferenda à lendária árvore Yggdrasil por estes seres, a fim de convencê-la a dar frutos que levarão os Celestrians novamente ao encontro do “Todo Poderoso”. Quando a Yggdrasil dá frutos, uma força maligna aparece e joga o seu personagem Celestrian diretamente para a Terra. A partir daí, cabe ao jogador proteger as cidades e voltar ao seu reino.


2 – Mario e Luigi: Bowser's Inside Story

O sucesso de “Partner in Time” (posição #5 deste TOP) foi tão grande que deu origem a este terceiro RPG protagonizado pela dupla: Bowser’s Inside Story, lançado em 2009 exclusivamente a DS.

No bizarro enredo, Mario e Luigi estão procurando uma cura para uma doença (chamada ‘Metakoro’) que afeta os Toads. Fawful, o capanga da série, assume o controle de Bowser, que o faz engolir todos os personagens do Reino do Cogumelo (sim, isso mesmo, engolir). A história se passa dentro do vilão, em que suas ações afetam diretamente as reações do inimigo do lado de fora, assim como controlá-lo por meio de reações dentro do seu corpo.


1 – The World ends With You

Imprevisível? Claro, este jogo estará na lista de “Melhores RPGs que poucos conhecem”. The World Ends With You foi publicado pela Square-Enix em 2007, teve poucas vendas e possui características regionais do Japão atual, desde os nomes japoneses à trilha sonora JRock, JPop, roupas, arquitetura, entre outros.

Neste game, você controla Neku Sakura, um adolescente antissocial e ranzinza que, após a sua morte, encontra-se dentro de um jogo que, sobrevivendo 7 dias, tem o direito de voltar à vida. Para isso, é necessário confiar nas pessoas (o que é muito difícil para ele), lembrar do seu passado (que foi a sua “entrada” para participar desse jogo) e sobreviver à semana, uma vez que as missões colocam-no em vários riscos.

O que torna o jogo tão bom? Na verdade quase tudo. Como Neku está sempre com fone de ouvidos, a trilha sonora do jogo é uma seleção de muitas músicas de JPop e JRock que se alternam constantemente, como se fosse uma rádio. Os gráficos, para mostrar a atualidade de Shibuya, bairro comercial de Tóquio, são feitos por PixelArt. Há um foque no mundo da moda: cada roupa que comprar há uma influência na batalha, além de influenciar no comportamento das pessoas e nas atitudes. Você também coleciona pins (bottons) que, equipados, servem como ataque. Cada pin tem a sua categoria que é atacada de diferentes formas: riscando a tela com a stylus, pressionando, quicando, assoprando no microfone ou até mesmo gritando. O jogo faz uso de todos os recursos do DS.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares