Fabricantes

23/02/2011 17h55 - Atualizado em 01/09/2016 15h45

Trabalhadores chineses pedem socorro para Steve Jobs

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Não é novidade para ninguém que as condições de trabalho na China deixem muito a desejar. Relatos de trabalhadores cometendo suicídio já se tornaram comuns, e nem chamam mais a nossa atenção como antigamente. Quando um grupo de trabalhadores pede socorro para Steve Jobs, porém, aí sim é porque a coisa está ficando feia.

Apple e Wintek (Foto: Reprodução)Apple e Wintek (Foto: Reprodução)

Trabalhadores da empresa taiwanesa Wintek, que mantém fabricas na China, fizeram um pedido por escrito para que o CEO da Apple — atualmente em licença médica por conta de um problema de saúde — intervenha junto a eles. Existe a suspeita de que os responsáveis pela fábrica estão permitindo que uma substância tóxica entre em contato com os empregados.

O pedido foi feito diretamente a Steve Jobs porque a Wintek é uma das empresas que fornecem painéis touchscreen para os produtos mais desejados da Apple, como o iPhone ou o iPad. A tal empresa usou um componente químico para acelerar a produção dos painéis touchscreen, sem nem se importar com a saúde dos funcionários.

A própria Apple já reconheceu em um relatório sobre sustentabilidade que 137 funcionários da Wintek em uma fábrica localizada em Suzhou sofreram com contaminação química, e que soliciou à empresa que pare de usar esse componente.

Pode até ser que a Wintek tenha parado de usar o n-hexane, mas também pressionou os funcionários contaminados para que pedissem demissão e pagou indenizações muito baixas. Ao menos é isso o que o grupo de funcionários reclama na carta para Steve Jobs. Para variar, a Apple não quis comentar sobre o assunto.

Via Reuters

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares