23/02/2011 14h08 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

Universidade de Michigan criou computador minúsculo que pode ser implantado em pacientes com glaucoma

Luiza Baptista
por
Da redação
Tamanho do dispositivo em comparação a uma moeda (Foto: Divulgação)Aparelho que poderá salvar vidas (Foto: Divulgação)

A cura para uma doença é sempre o principal objetivo dos cientistas e o sonho dos pacientes, mas descobrir maneiras para controlar e evitar a propagação das enfermidades também é muito importante. Quem sofre de Glaucoma pode esperar uma novidade no tratamento: um computador minúsculo desenvolvido para pedir a pressão ocular.

O Glaucoma é causado por uma lesão do Nervo Óptico, que está relaciona à alta pressão ocular. A doença, quando não tratada, pode causar perda de visão com o passar do tempo. Pensando no monitoramento da enfermidade, cientistas da Universidade de Michigan criaram um pequeno computador para medir a pressão ocular. O dispositivo é implantado nos olhos dos pacientes.

O computador carrega em pouco mais de um milímetro cúbico, um microprocessador de baixa potência, um sensor de pressão, memória, bateria, uma célula solar e um rádio wireless que pode transmitir os dados a um leitor externo. O dispositivo pode armazenar até uma semana de informação, sendo uma ferramenta interessante para acompanhar a evolução do quadro do paciente. É uma forma de monitorar continuamente o progresso da doença, evitando o agravamento do caso que pode levar a cegueira.

O dispositvo ainda não tem data definida para comercialização. Mas, os cientistas de Michigan acreditam em poucos anos a tecnologia já poderá beneficiar pessoas que sofrem de Glaucoma.

Via: Gizmodo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares