02/03/2011 11h40 - Atualizado em 14/07/2011 07h00

Adaptador permite que você compartilhe portas USB pela rede elétrica

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Quem é viciado em tecnologia sempre sente a necessidade de poder conectar seus aparelhos eletrônicos a um PC a partir de qualquer lugar da casa. Usuários de computadores desktop particularmente sofrem com o problema, limitando a área de atuação. Mas uma solução pode ser o dLAN 200 AV USB Extender, uma espécie de extensor que proporciona a ligação pela porta USB aproveitando a rede elétrica da própria residência do usuário.

dLAN 200 AV USB Extender (Foto: Reprodução)dLAN 200 AV USB Extender (Foto: Reprodução)

O adaptador da fabricante Devlo é o primeiro do mundo com essa função, mas um produto anterior já existia com o mesmo princípio, utilizando a tomada da parede para estender o cabeamento da rede de internet por meio da porta Ethernet (útil para quem não tem ou não pode ter roteadores Wi-Fi). A diferença é que agora, a empresa leva a tecnologia para conectar dispositivos USB, como impressoras, discos rígidos externos ou qualquer outro produto equipado com a porta.

Claro que há um limite de distância de até 300 metros, para que seus vizinhos não se aproveitem de sua rede USB estendida e acabem até ganhando acesso ao seu computador. Além disso, é possível também garantir a segurança ao incluir opções de encriptação no acesso a arquivos ou a uma partição. Mas não há tanto o que temer: possíveis “caroneiros” precisariam ter o mesmo adaptador nas próprias tomadas.

O dLAN 200 AV USB Extender oferece ainda a possibilidade de conexão entre mais de dois adaptadores pela rede elétrica, embora um terceiro plug seja vendido separadamente pelo salgado preço de 70 libras esterlinas (cerca de R$ 190). O kit inteiro com dois adaptadores USB, um conector AVmini para Ethernet e cabos de rede sai por 100 libras, equivalente a R$ 270.

Via: Pocket-lint 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares