Internet

16/03/2011 11h48 - Atualizado em 11/09/2012 10h08

Aplicativo do Google para iPhone muda de visual e ganha novidades

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo
Novo Google Search móvel (Foto: Reprodução/Bruno do Amaral)Google Search(Foto: Reprodução/Bruno do Amaral)

Se você quer fazer uma busca na internet pelo iPhone, vai direto ao Safari, certo? Agora há uma alternativa: o Google liberou na terça-feira (15) uma atualização do aplicativo Google Mobile App, agora chamado de Google Search. Praticamente tudo é novo no programa, que já não traz mais um foco tão intenso nas ferramentas da empresa como Gmail, Docs e YouTube.

Até porque essas soluções nunca foram o forte do aplicativo, que apenas funciona como um atalho para suas versões “mobile” no Safari em um esquema muito pouco prático. Agora, o Google mudou totalmente a proposta, exibindo enfim um software voltado mais para pesquisas, com várias opções e funcionamento no próprio app.

A interface também está totalmente redesenhada. Deslize o dedo para a direita na tela para revelar uma boa barra de ferramentas lateral para exibir opções de pesquisa entre conteúdo completo, lugares, imagens, notícias, vídeos, atualizações, blogs e discussões. Todos os resultados são apresentados com interface mobile sem sair do aplicativo, o que já torna uma boa opção de uso.

Outra boa novidade é que, ao contrário do Safari, as versões das páginas de busca são todas atualizadas mesmo quando utilizado o Google do Brasil. A página de busca por imagens, por exemplo, é com o visual com o mosaico de fotos e possibilidade de exibí-las em tela cheia passeando entre os resultados com o deslizar do dedo. Por algum motivo, a mesma busca no Safari exibe a versão antiga com interface ultrapassada – ao menos se utilizar a página brasileira do Google.

Além disso, continua sendo possível realizar buscas utilizando a voz, com ótima identificação de palavras e sotaques. Mesmo quando se procura por termos que não são em português, como “Wolverine”, o super-herói dos X-Men, o Google Search não teve problema algum em entender. Há a opção ainda de pesquisar com o Google Goggles tirando uma foto do que se deseja procurar, embora a precisão não seja a mesma.

Mas ainda há pontos negativos. O aplicativo continua encaminhando ao Safari quando se clica no botão inferior Apps e se escolhe entre as ferramentas como Gmail e Docs. Mas o pior mesmo é um bug inexplicável que desliga a tela do aparelho, embora não exatamente esteja travado. Para sair, basta clicar no botão de travamento e desbloquear o display para voltar ao Google Search.

Confira o vídeo abaixo (em inglês) para entender como funciona a versão atualizada do aplicativo e clique aqui para baixá-lo. O Google Search está disponível para iPhone e iPod touch e iPad e requer o iOS atualizado para 3.0 ou superior.


Via: Google Mobile Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares