03/03/2011 18h14 - Atualizado em 14/07/2011 07h00

Blizzard anuncia novos mapas para StarCraft II

Ingo Müller
por
Para o TechTudo

Boa notícia para os fãs de jogos de estratégia em tempo real: A Blizzard Entertainment liberou vários mapas gratuitos para StarCraft II. São quatro cenários para duelos um contra um, quatro para disputas de dupla contra dupla e um novo mapa para partidas entre times de quatro jogadores. Os novos mapas já poderão ser baixados assim que o jogador se conectar ao Battle.net, servidor que administra as partidas on-line dos jogos da empresa.

Starcraft (Foto: Divulgação)Starcraft (Foto: Divulgação)

Com estas novidades, a Blizzard deve dar um novo gás ao Wings Of Liberty, que foi lançado em julho do ano passado. Além de renovar as opções multiplayer de Starcraft, a idéia é substituir alguns mapas presentes no lançamento do jogo que apresentaram problemas de gameplay ou não cairam no gosto do público. Para corrigir esta deficiência, a Blizzard removeu os cenários que permitiram a utilização de táticas desleais nas partidas rankeadas, restringindo-os aos jogos custom, em que os jogadores definem as regras.

Confira quais mapas continuam disponíveis para as partidas oficiais, quais saíram e quais foram acrescentados nos confrontos de dois a oito jogadores:

Novidades nos duelos

Dentre os cenários 1×1 já conhecidos, foram mantidos nos jogos oficiais Estação de Sucata, Caverna Xel’Naga, Quadrante Delta e Metalópolis. Saíram Dunas Escaldantes e Estepes de guerra, que incentivavam a prática do rush (o famoso “tudo ou nada”); Vale da Selva, que foi considerado muito favorável aos Terranos; Templo Perdido, que acabava gerando um impasse entre jogadores que controlavam as torres de observação presentes no mapa; e o Platô Shakuras que, apesar de não ser desbalanceado, era genérico demais exigia pouco gerenciamento do jogador.

No lugar desses, Terranos, Zerg e Protoss poderão se enfrentar em arenas como Ravina do Fim do Mundo, que promete ter uma expansão difícil de defender graças aos múltiplos acessos; Poço da Escória, que lembra o popular Matalópolis; O Templo Destruído, que é uma versão do antigo Templo Pedido, mas com uma região central mais ampla e rotas de ataque diferenciadas; Picos de Tífon, que combina elementos de cenários anteriores (como Platô de Shakuras e Caverna Xel’Naga) em uma experiência tão nova quanto familiar.

Alterações nos desafios de dupla

Permanecem os mapas Órbita Elevada, Serra de Monlyth, Desfiladeiro em Pedra Vermelha, Abrigus Queimado e Tempestade. Foram eliminados Deserto Árido e Zona de Guerra, mapas onde os aliados eram posicionados muito distantes uns dos outros; Ataque em Tarsonis, que foi considerado muito similar a outros mapas mantidos, como Serra de Monlyth; e Fortaleza do Crepúsculo, que favorecia o macrogerenciamento e acabava gerando partidas longas demais.

As novidades são Carcaça, que apresenta uma jogabilidade baseada no controle de torres de observação, com muitas rotas de ataque diferentes; Profundezas de Khaydarin, que apresenta jazidas de minérios enriquecidos; Setor Ômega, uma versão 2×2 do mapa Cidadela de Arakan; e Ruínas de Tarsonis, que, segundo a Blizzard, é uma versão mais balanceada do mapa banido Zona de Guerra.

Starcraft II (Foto: Divulgação)Starcraft II (Foto: Divulgação)

Mudanças nos mapas Multiplayer

As partidas 3×3 não tiveram alterações significativas: apenas Areia Movediça foi removido, por priorizar as investidas precoces. Nos mapas 4×4, a novidade é a inclusão de Distrito 10, um cenário dividido em duas partes, com torres de controle em cada lado, garantindo oportunidades iguais de vitória para cada equipe que controlar um destes pontos.

No final das contas, todas as alterações da Blizzard aparentam terem sido feitas para privilegiar o gameplay e a competitividade entre os jogadores. A empresa mostrou grande preocupação em coibir os controversos rushes, que eram o caminho mais fácil para a vitória em alguns dos cenários que foram substituídos.

Talvez estas mudanças sejam a motivação que falta para que jogadores que compraram o jogo durante o lançamento reativem suas contas e voltem a frequentar os lobbys do Battle.net. Resta saber se os mapas novos vão cumprir tudo o que prometem.

Promoção Starcraft 2 (Foto: Divulgação)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares