Tablet

16/03/2011 11h13 - Atualizado em 14/07/2011 06h59

Cobra iRadar: Aplicativo de detecção de radares chega no Android

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Para quem costuma viajar muito de carro, ou para quem utiliza muito o carro durante a jornada de trabalho diária na cidade, um detector de radares cai muito bem. Calma, não estamos aqui incentivando as pessoas a burlarem a lei. Um detector de radar pode ser até um mecanismo para salvar vidas, uma vez que, ao detectar um radar, o motorista vai, pelo menos, diminuir a velocidade para evitar uma multa. Enfim, fato é que, no ano passado, uma empresa chamada Cobra lançou para o iPhone um aplicativo chamado iRadar, que basicamente localizava os radares nas estradas. O sistema fez sucesso, e agora ele está disponível para os telefones Android.

Cobra iRadar (Foto: Divulgação)Cobra iRadar (Foto: Divulgação)

O iRadar trabalha em conjunto com uma unidade detectora de radares, que se conecta ao telefone através da rede Bluetooth. No aparelho, você tem uma interface que mostra o que está sendo detectado. Para que tudo funcione de forma perfeita, o aplicativo também se utiliza do sistema de GPS do seu iPhone ou telefone Android, para exibir na tela do seu telefone a velocidade que você está, e a localização dos radares na estrada. Tudo isso, em tempo real.

O usuário pode personalizar o aplicativo, permitindo diferentes tipos de alertas, além da possibilidade de adicionar bandeiras para pontos de marcação nos mapas. O fabricante promete o mesmo nível de proteção oferecida no iPhone, inclusive prometendo a identificação dos radares de mão, em forma de pistolas. A Cobra também promete atualizações constantes do banco de dados do iRadar, para tranquilizar os usuários que vão investir US$ 130 na unidade de detecção de radares. O aplicativo iRadar é gratuito, e estará disponível no mercado em abril.

Em linhas gerais, o aplicativo funciona no Brasil, mas não tão bem quanto se espera. Muitos usuários relatam o problema de não detectar radares, outros falam do fato do programa não alertar quando o mesmo está presente, ou de alertar muito em cima da hora, impedindo que o motorista diminua a velocidade.

Nós esperamos que a versão para Android do Cobra iRadar corrija os problemas relatados por usuários brasileiros na versão do iPhone. Muitos usuários deixaram comentários em blogs e fóruns ligados aos produtos Apple que o iRadar não funciona tão bem no Brasil pelo fato de que os departamentos de fiscalização das estradas nacionais utilizam radares do tipo "pardais". Além disso, os usuários alegam que o aplicativo tem comportamento irregular para informar quando um radar está presente, ou qual a velocidade máxima permitida no setor. Ainda pior: em certos casos, ele não emite nenhum sinal sonoro informando que naquelas proximidades existe um radar (e, quando avisa, informa em cima da hora). Logo, recomendamos um pouco de precaução antes de comprar o dispositivo.

Abaixo, um vídeo demonstrativo do sistema, na sua versão para iPhone.


Via: Electronista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fábio Almeida
    2011-11-25T11:54:58  

    bom dia , gostaria de saber como faço para baixar esta aplicativo em meu motorola ATRIX

    recentes

    populares

    • Fábio Almeida
      2011-11-25T11:54:58  

      Você não vai conseguir instalar pelo play, pois nossa legislação não permite que sejam usados estes aparelhos.... mas se vc procurar vc acha o apk....