03/03/2011 19h22 - Atualizado em 14/07/2011 07h00

Criador de God of War diz: “Estamos afastando os jogadores”

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O polêmico criador das séries God of War e Twisted Metal, David Jaffe, conversou com um pequeno público na Game Developers Conference 2011, a respeito de como as decisões que os desenvolvedores estão tomando estão cada vez mais afastando os jogadores dos videogames.

David Jaffe, criador de God of War  (Foto: Reprodução: Rafael Monteiro)David Jaffe, criador de God of War (Foto: Reprodução: Rafael Monteiro)

“O mercado de portáteis está crescendo, mas por que? Porque nós no espaço dos consoles estamos fazendo escolhas que estão afastando os consumidores. O tempo que leva para ligar o seu console e estar no jogo, jogando, é muito. O espaço de tempo entre pressionar o “On” e realmente começar a jogar está ficando maior e está irritando os consumidores”, disse Jaffe.

Continuou no assunto: “Cenas não interativas, instalações, atualizações, loadings, tempo para o sistema do console ligar – muita coisa poderia ser driblada. Pra mim, há vezes em que eu quis jogar um novo jogo no console, mas não o faço porque não quero lidar com o tempo que demora pra começar. Talvez eu seja preguiçoso, mas olhe para as outras coisas que estão competindo pelo meu tempo livre”.

Jaffe comentou como todas as outras opções de entretenimento que ele teria ofereceriam prazer imediato, literalmente segundos entre pensar em fazer algo e fazer algo, então por que esperar de 3 a 15 minutos por um jogo se ele poderia se entreter de outra forma? Ele explica que antes isso era justificável, pois a experiência nos consoles era o que havia de melhor, mas que isso mudou.

David falou: “Se estivermos falando puramente do fator diversão, pela primeira vez, portáteis, telefones e jogos de internet, são tão bons, em alguns casos melhores – e em todos os casos mais baratos, do que as opções dos consoles. Se eu tenho de 5 a 30 minutos para matar e eu quero fazer algo, faz todo o sentido que eu busque gratificação instantânea. A experiência de jogar no meu DS, PSP e iPad é tão boa quanto no meu console”.

O Game Designer foi aclamado com aplausos enquanto comentava sobre mais problemas dos jogos, envolvendo excesso de atualizações, muito foco na história, jogos longos demais sem necessidade e multiplayer caótico.

Via GoNintendo

Promoção Starcraft 2 (Foto: Divulgação)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares