Jogos casuais

03/03/2011 18h25 - Atualizado em 28/08/2013 16h45

Empresa que desenvolveu Angry Birds zangada com a Nintendo

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

É complicado lutar em uma batalha onde seus inimigos e aliados se misturam, pois deve ser essa a sensação que a Nintendo tem quando tenta criticar o modelo de jogos da Apple sem alfinetar desenvolvedores dispostos a virar a casaca pro lado dela. Recentemente seus executivos demonstraram preocupação sobre jogos baratos e descartáveis, o que deixou a Rovio, empresa que desenvolveu Angry Birds, meio zangada.

Angry Executives  (Foto: Reprodução:Rafael Monteiro)Angry Executives (Reprodução:Rafael Monteiro)

Tanto o Presidente da Nintendo, Satoru Iwata, quanto o Presidente da Nintendo of America, Reginald Fils-Aime, comentaram em ocasiões distintas que esses jogos “descartáveis como doce”, afetam a idéia das pessoas sobre valores de produção e conteúdo, dando a entender que $1 ou $2 dólares seja o preço que um jogo vale, tornando bem mais difícil pra Nintendo vender jogos de Nintendo DS a US$ 30 e tentar empurrar os novos jogos do Nintendo 3DS por US$ 40.

Obviamente eles jogaram panos quentes, dizendo que isso não se aplicaria a jogos como Angry Birds, o qual sairá para consoles Nintendo, mas aparentemente isso não chegou aos ouvidos do executivo Peter Vesterbacka, da Rovio.

Em uma sessão na GDC, ele comentou: “Angry Birds é qualquer coisa, menos descartável. Nós não o consideramos como conteúdo descartável. É por isso que de semanas em semanas atualizamos o jogo: mais níveis, mais conteúdo”.

Continuou falando sobre o modelo de negócios da Apple: “Quando você olha para os preços, não há como negar: 99¢ é o preço da App Store. Mas o verdadeiro valor vem das atualizações. Hoje os jogos são mais sobre transformar algo estático em um serviço. Sites que nunca são atualizados não são muito populares. Os que sempre mudam, são”.

Peter também atribui o sucesso de Angry Birds, que se aproxima de 100 milhões vendidos, à atitude que a Rovio tem com seus fãs: “Apesar das empresas que publicam jogos dizerem que a mídia social é um elemento realmente importante para os negócios, na Rovio nós levamos isso a sério. Tentamos ler e responder toda carta, e-mail e Tweet que recebemos”.

Via Edge.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares