Acessórios

18/03/2011 14h51 - Atualizado em 14/07/2011 06h59

Kinect: Aparelho pode ajudar cegos a “enxergar”

Luiz Carlos Almeida
por
Para o TechTudo

Que o Kinect é um aparelho revolucionário ninguém tem a menor dúvida, cada dia aparece uma nova forma de usar o periférico. Desta vez hackers adaptaram o periférico da Microsoft para ajudar pessoas com deficiência visual a se locomoverem com mais facilidade por corredores de prédios e até mesmo pelas ruas.

Projeto com o Kinect ajuda pessoas com deficiência visual (Foto: Reprodução)Projeto com o Kinect ajuda pessoas com deficiência visual (Foto: Reprodução)

O mod é chamado NAVI (Navigational Aids for the Visually Impaired) e é o trabalho da Universidade de Konstanz desenvolvido pelos estudantes Michael Zöllner e Stephan Huber. A engenhoca funciona da seguinte forma: a dupla liga uma unidade Kinect a um capacete, que é então ligado a um laptop carregado em uma mochila adaptada para ficar nas costas do usuário, além do Kinect o sistema conta com um fone de ouvido Bluetooth e um cinto vibro-tátil controlado por Ardunio.

Graças ao Kinect e sua tecnologia de infra-vermelhos, o programa fornece informações e advertências verbais, através do fone de ouvido, e tátil, através do cinto vibro-tátil, quando o usuário se aproxima de um obstáculo em seu caminho, orientando a desviar pela esquerda ou direita conforme a necessidade. O aparelho ainda pode oferecer orientações e a leitura de sinais identificadores presos nas paredes.

Claro que é um projeto feito na gambiarra, e meio desajeitado, mas a ídéia pode despertar o interesse de empresas que queiram investir em um equipamento que seja um pouco mais confortável para o usuário, viabilizando assim a sua fabricação.

Dê uma olhada no clipe abaixo para ver a inovação em ação.


Via Eurogamer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares