03/03/2011 19h01 - Atualizado em 14/07/2011 07h00

Processador A5 do iPad 2 deverá equipar o novo iPhone

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo
Processador A5 (Foto: Reprodução)Processador A5 (Foto: Reprodução)

Após ser oficialmente apresentado no iPad 2, parece que o processador A5 da Apple aportará no novo iPhone. E os benefícios desse upgrade serão enormes: promete-se melhorias em gráficos, performance em aplicações do tipo vídeo conferência para FaceTime, fotos e vídeos. Tudo isso, além de colocar o aparelho na disputa travada pelos smartphones pelo mercado de games, rivalizando diretamente com videogames de console e sem comprometer na duração da bateria.

Essa viabilidade reside na potência hospedada no A5: seguindo a tendência no uso de processadores Dual Core, como nos Motorola Atrix 4G e LG’s Optimus 2X, o A5 possui dois núcleos de processamento de 1 Ghz e arquitetura ARM. Isso proprociona o dobro de desempenho e nove vezes o resultado gráfico em comparação ao A4, que atualmente equipa o iPhone 4 e o antigo iPad. Esses avanços possibilitarão também o uso de aplicativos de mídia visual mais complexos e “pesados”.

O novo chip também poderá abrir caminho no segmento de TV. Graças a sua capacidade de processamento maximizada, a Apple poderá levar adiante seu dispositivo para TV, utilizado pelo A4, e que suporta vídeos de resolução 720p. Será que o A5 desbravará o caminho até os 1080p? Cogita-se ainda que a arquitetura do A5 possa ser parecida com a do processador ARM Cortex 9, utilizado no chip móvel Tegra 2 da NVIDIA.

O A5 ganhar campo e virar o mais novo item de série em produtos Apple parece ser a evolução natural, e rápida, da empresa, tendo em vista que desde 2007 a Apple lança seus novos iPhones no meio do ano.

As armas para a batalha pelo segmento Dual Core foram expostas. Como será a resposta da Apple à investida Quad Core da NVIDIA com seu novo chip Kal-El, e da Qualcomm, que recentemente anunciou o uso dessa tecnologia?

Via: MacWorld

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nielton Silva
    2012-01-14T01:38:55

    kara sou leigo nesta area mais só uma duvida, quantos nucleos graficos existe neste processador e como um processador com 1 GHz pode ser melhor que um processador 1.6 da AMD usado hoje nas verões netbooks tambem sendo dualcore eu so queria intender sim e são 80 nucleos graficos no AMD. OBRIGADO!!!