Home Theater

18/03/2011 13h57 - Atualizado em 14/07/2011 06h59

Samsung apresenta protótipo de TV 3D de 55” que dispensa os óculos especiais

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

O ruim de ter uma TV capaz de exibir 3D na tela é que, além de cara, ela necessita de óculos especiais que são incômodos e pouco democráticos. Mas isso deve mudar em breve, como indicou a Samsung em um evento em Xangai, na China, nesta semana. A empresa sul-coreana apresentou um modelo de televisor LCD com 55” capaz de mostrar imagens tridimensionais a olho nu.

TV 3D Samsung (Foto: Reprodução/Tech-On!)TV 3D Samsung (Foto: Reprodução/Tech-On!)

Para não cansar muito os olhos dos usuários devido à longa exposição, o aparelho tem a capacidade de mudar entre os modos 3D e o 2D sem maiores problemas. Até porque o campo de visualização das imagens tridimensionais é bastante limitado, e exibí-las em locais públicos ou com muita gente não é uma tarefa fácil. O modelo apresentado, no entanto, consegue nove pontos diferentes em uma distância de 2,5 metros a 6 m.

A TV da Samsung consegue transitar entre os dois modos de visualização com um painel LCD capaz de modificar o índice de refração óptica que fica por trás da tela LCD normal, que mostra as imagens. Na prática, é como desligar o 3D em um display com barras paralelas (também conhecido como parallax) ao deixá-la totalmente plana em vez de contar com as pequenas diferenças de ângulo que proporcionam uma perspectiva para cada olho, dando a sensação do efeito.

Por enquanto, o aparelho ainda é apenas um protótipo da companhia sul-coreana e conta com iluminação traseira CCFL (sigla em inglês para “lâmpada fluorescente de catodo resfriado”), mas a Samsung espera poder substituir por luzes LED antes que a TV chegue ao mercado, o que só deverá acontecer em 2014. O modelo, atualmente, tem resolução Full HD e contraste 4.000:1, mas daqui a três anos isso poderá mudar muito.

Claro, exibir imagens em 3D sem a necessidade de óculos não é exatamente uma tecnologia nova: a Nintendo já utiliza a técnica de barras paralelas para garantir o efeito no portátil 3DS. A Philips também já exibiu em uma TV de 42 polegadas com a mesma capacidade durante a Campus Party em São Paulo em 2009 e monitores são utilizados na loja do São Paulo Futebol Clube em shoppings da capital paulista.

Via: Tech-On!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuel Cortez
    2011-03-18T14:32:59

    Até q fim. Aliás será um roubo, qnd chegar.