Sistemas Operacionais

31/03/2011 18h26 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Ubuntu Linux 11.04 tem melhorias no visual e na usabilidade

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Para apresentar as novidades da edição 11.04 do Ubuntu, a Canonical liberou nesta quinta-feira (31) a versão beta para download para usuários finais. A ideia é mostrar algumas das inovações do sistema operacional de código livre baseado em Linux, como um desktop retrabalhado, barras de rolagem modificadas e a exclusão da criticada área de notificações tradicional.

Ubuntu 11.04 (Foto: Divulgação)Ubuntu 11.04 (Foto: Divulgação)

Como sempre, o Launcher continua no canto superior, mas agora agregando também as funções de notificações. É possível fixar aplicativos na barra lateral, clicar com o botão direito em alguns programas para uma “lista rápida” de tarefas e até mesmo ler mensagens não-lidas em apps do gênero, como o Empathy e Evolution, ou conferir uma barra de progresso de download, por exemplo.

Outro bom recurso do Launcher é poder clicar e arrastar um arquivo até o local, abrindo somente os aplicativos que o suportam (como arrastar uma foto e aparecer apenas o Gimp). Claro que a barra lateral é oculta quando se utiliza um software em tela cheia, podendo, no entanto, enviar notificações com pop-ups caso necessário.

Há ainda os Lenses, espécies de camadas transparentes que exibem arquivos, pastas e softwares como um Windows Explorer mais estiloso e objetivo; e o Painel com um menu global que exibe todos os menus secundários dos aplicativos, aparecendo apenas quando se passa o mouse por cima da área. Até mesmo janelas maximizadas utilizam o recurso para mostrar mais do programa e menos dos menus quando não estão sendo utilizados.

Novidades da versão 11.04

A versão 11.04 beta do Ubuntu ainda traz uma melhoria no menu de som, wallpaper diferente e possibilidade de personalização com temas, como é comum de se esperar em um sistema aberto. Os programas pré-instalados são o navegador Firefox 4, o media player Banshee, a suíte de escritório LibreOffice, o gerenciador de fotos Shotwell, o messenger Empathy e o Ubuntu Software Centre, agora com reviews e possibilidade de avaliar os softwares.

O sistema pode ser baixado em diversas versões clicando aqui, e pode ser testado sem a necessidade de desinstalar o Windows ou formatar o disco rígido, embora ter uma máquina ou HD dedicados para isso seja o mais recomendado. Se o usuário possuir uma versão mais antiga do Ubuntu, é possível também realizar apenas a atualização ou instalar tudo do zero. Só lembre que o 11.04 ainda é uma versão beta, então poderá ter instabilidade e comportamentos estranhos. Confira como está o sistema baseado em Linux clicando no vídeo abaixo.


Via: OMG!Ubuntu!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Vilar
    2011-05-02T09:53:23

    Apesar de ter ficado bonito, acredito que o Unity prejudicou a usabilidade do Ubuntu. O primeiro ponto é a mudança de interface que foge aos padrões das versões anteriores. Manter uma consistência é uma recomendação. O segundo, e pior ponto, foi a mudança nos menus de aplicativos, preferências e opções de sistema. É difícil encontrar o que se quer. No meu caso consegui surprir esse tipo de deficiência usando o Synapse para digitar o nome dos aplicativos que preciso, algo que o Unity até já oferece. Mas isso, porque sei o nome dos aplicativos. Um usuário novo deve se sentir perdido.

  • Mauro Maciel
    2011-03-31T22:47:07

    Bom, estou com o 10.10 no meu netbook. É um ótimo S.O. Mas ele não está reconhecendo os drivers do meu ION 2, da nVidia. Espero que, para essa versão, tudo possa dar certo. Se de fato o problema for o S.O. Talvez possa ser os drivers também, não é? Acho que isso é uma particularidade do meu netbook, um Asus 1215n. :x