16/03/2011 18h02 - Atualizado em 14/07/2011 06h59

Um Curtir vale mais que um Retweet

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Hoje em dia, aqui no Brasil ainda não existe uma concorrência tão grande entre Twitter e Facebook. O Orkut continua sendo líder, e portanto chama mais a atenção que a rede social de Mark Zuckerberg. Nos Estados Unidos é diferente, com os dois serviços competindo ferozmente. Mas como é o desempenho de empresas que dependem das mídias sociais para vender? Um site de venda de ingressos fez esse cálculo.

Facebook (Foto: Reprodução)Facebook (Foto: Reprodução)

O Eventbrite, que opera nos EUA, oferece entradas para os mais variados eventos em diversas cidades. Tanto o Facebook como o Twitter são amplamente usados para divulgar as ofertas. Não é que eles descobriram que, do ponto de vista comercial, o Facebook traz proporcionalmente mais dinheiro para a empresa.

Considerando os últimos 6 meses, cada “curtir” no Facebook trouxe uma receita de US$ 1,34. Não é exatamente uma fortuna, mas está melhor do que os rendimentos provenientes do Twitter. O serviço de microblog está bem atrás, com 80 centavos de dólar para cada retweet que os usuários dão.

Na análise feita pela Eventbrite, chegou-se à conclusão de que o Facebook traz mais dinheiro porque as relações virtuais nessa rede refletem melhor como são as relações na vida real mesmo. Além disso, os “curtir” feitos por pessoas que já compraram ingressos estimulam os amigos a também comprar entradas para o evento em questão, como se fosse uma recomendação.

Essas conclusões foram obtidas a partir de ferramentas desenvolvidas pela própria companhia, a partir de tecnologias que permitem saber exatamente como o usuário se comportou nas páginas da Eventbrite.

Não é por acaso que o Facebook tem um valor projetado bem maior que o do Twitter. Além dos milhões de usuários que participam da rede, ela aparentemente propicia mais dinheiro para quem participa dela.

Via: Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares