Internet

28/04/2011 18h05 - Atualizado em 19/08/2013 13h33

Alexa diz que Facebook passou Orkut no Brasil; dados da comScore dizem o contrário

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

No começo da semana o site de comparação de tráfego Alexa acusava algo que muitos especialistas em mídias sociais acreditavam não ser verdade. Na teoria, o Facebook teria ultrapassado o Orkut em tráfego no Brasil, fazendo dela a rede social mais utilizada no país.

Dados do Alexa apontaram que o Facebook teve 6,1% de todo o tráfego originado no Brasil, enquanto que o Orkut teria apenas 2,1%. E isso apenas em relação ao último mês de acesso. O dado também é refletido no ranking de sites do Alexa, que mostra o Facebook na quarta posição e o Orkut em sexto lugar.

Mas esses dados conflitam com o de outra empresa. De acordo com a comScore, empresa de pesquisas de dados americana, o Orkut ainda ganha tanto em tráfego quanto em visitantes. No caso da rede social do Google, a empresa contabilizou 21,5 bilhões de pageviews no mês de março, enquanto que a rede social de Mark Zuckerberg teve por volta de 1,7 bilhão de pageviews no mês.

Uma das teorias para tal discrepância de dados foi levantada pelo blog Google Discovery: como o Alexa só mede tráfego daqueles usuários que contam com a barra de ferramentas do serviço, os dados não são muito exatos. Fora isso, o fato do orkut ter dois domínios também influenciaria no resultado: o domínio terminado em .com.br está no sexto lugar, mas o terminado em .com ocupa a 11ª posição.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares