25/04/2011 17h29 - Atualizado em 14/07/2011 06h53

Apple desiste de registrar marca POD

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Em meados de 2006 a Apple começou uma cruzada contra empresas que usavam indevidamente a marca POD. Na época a gigante da maçã provavelmente achava que o nome era algo muito próximo de iPod e, por causa disso, passou a tentar controlá-lo o máximo que pode, processando até empresas que não competiam diretamente com ela.

Logo da Apple (Foto: Divulgação)Logo da Apple (Foto: Divulgação)

Isso acabou afetando outro setor, o de criadores de Podcast, um meio de distribuição de arquivos de mídia via RSS. Para evitar problemas legais, alguns desses podcasters rebatizaram os seus programas para Netcasts, muito a contra-gosto dos seus ouvites e espectadores.

Hoje, no entanto, eles podem voltar a usar o POD como bem entenderem. De acordo com o site PatentlyApple, a empresa desistiu de tentar registrar o termo POD como marca registrada de sua autoria. A desistência foi recebida no dia 13 de abril, de acordo com o escritório de patentes do Canadá, mas é provável que também tenha feito o mesmo nos EUA.

Isso não só permite que Podcasters voltem a usar o termo POD como bem entenderem como também dá a abertura para criadores de acessórios ou fabricantes de mp3 players fazerem o mesmo. Como a Apple não está mais atrás da marca registrada, uma empresa pode criar um acessório chamado yPod que o time legal da gigante da maçã não poderá fazer muito. Ao menos em termos de nome.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares