Tablet

29/04/2011 11h34 - Atualizado em 14/07/2011 06h51

Brasileiros da Nokia desenvolvem aplicação de reconhecimento facial para desbloquear telefone

Allan Melo
por
Da redação

Quem disse que a Nokia abandonou o barco ou tem um sistema operacional que parou no tempo? Em meio a turbulenta transição de sistemas operacionais - ao qual começa a abrir mão do Symbian para investir no Windows Phone 7 -, o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), braço tecnológico da empresa no Brasil, lança mais uma inovação: o desbloqueio do seu celular usando o reconhecimento facial.

Facelock: O novo recurso de reconhecimento facial será adotado mundialmente (Foto: Reprodução)Facelock: O novo recurso de reconhecimento facial
será adotado mundialmente (Foto: Reprodução)

“Em geral, os smartphones já possuem algumas soluções de segurança como travamento com senha e recursos de segurança de rede. Porém, novas tecnologias ajudam a manter as informações pessoais contidas nos aparelhos com mais segurança, deixando o usuário mais tranquilo para fazer compras online ou movimentações bancárias pelo celular, por exemplo”, explica o amazonense Jackson Feijó, pesquisador do INdT.

Veja a entrevista que Jackson deu a Época, explicando o funcionamento da tecnologia.


A ideia do Facelock nasceu no Hackathon do Nokia World 2010, uma competição onde equipes de desenvolvedores de todo o mundo têm apenas 36 horas para desenvolver todos os recursos de um aplicativo. Investindo no conceito de biometria e segurança no celular, a novidade rendeu aos brasileiros o primeiro lugar.

Seu funcionamento é simples e intuitivo, comparando duas imagens - uma armazenada no celular, e outra, capturada pela câmera frontal - para desbloquear o aparelho. Na prática, o recurso inibe qualquer tentativa de uso não autorizado ao telefone, mas o conceito ainda está sendo aprimorado e tem estimativa de lançamento ainda no primeiro semestre deste ano. O recurso funcionará apenas em modelos com câmera frontal, como o N8 e o E71.

“Os aparelhos celulares têm ganhado muito poder de memória e processamento, sendo possível armazenar as mesmas informações e arquivos, fazer transações e navegar pela internet como é feito nos computadores pessoais. Por isso, soluções inovadoras, como a biometria, por exemplo, têm tudo para ser a grande aposta para proteger os usuários e suas informações pessoais”, declarou o desenvolvedor.

A Nokia declarou que o desenvolvimento de aplicações para Symbian ainda será continuado, apesar da recente adesão ao sistema operacional mobile da Microsoft. "Como a principal estratégia para smartphones da Nokia será o Windows Phone, o Symbian irá tornar-se uma plataforma de franquia. Vamos continuar a alavancar o valor dos negócios para Symbian assim como fazemos para Windows Phone", disse.

"Com o tempo, o Windows Phone vai superar o Symbian dentro da Nokia. Nós não sabemos exatamente quando o último aparelho Symbian será vendido, mas vamos continuar a modernizar a experiência com o Symbian com um programa seletivo de melhorias e vamos lançar mais aparelhos com a plataforma Symbian", declarou a empresa ao TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Clerio Junior
    2011-11-21T23:41:41

    Tenho um N8 e baixei esse app... gostei muito...