Internet

13/04/2011 14h46 - Atualizado em 14/07/2011 06h54

Internet Explorer 9 x Mozilla Firefox 4: Quem ganha essa batalha?

Daniele Monteiro
por
Para o TechTudo

A guerra entre grandes navegadores vem se estendendo há mais de 6 anos; desde quando o Mozilla Firefox surgiu no mercado, até então dominado pelo Internet Explorer. E agora, com o lançamento da versão 4 do Firefox e da 9ª versão do Internet Explorer, neste mês de março, os browsers de internet ganharam novas armas para se digladiarem.

Então, na sua opinião, quem vence essa disputa? O TechTudo resolveu pôr os dois na arena de combate para ver qual deles iria se sair melhor.

Internet Explorer x Mozilla Firefox (Foto: Arte)Internet Explorer x Mozilla Firefox (Foto: Arte)

Internet Explorer 9

O Internet Explorer surgiu como parte do pacote Plus! do sistema operacional Microsoft Windows 95, em agosto de 1995. Ele chegou a ser usado por 95% dos usuários da internet, entre 2002 e 2003, porém vem perdendo a sua hegemonia ao competidor Firefox. Desse tempo para cá, o Internet Explorer sofreu muitos problemas, como a falta de confiança dos usuários nos quesitos segurança e velocidade.

O Internet Explorer 9 foi lançado no dia 14 de março e só tem versão disponível para Windows.

Internet Explorer 9 (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)Internet Explorer 9 (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

Mozilla Firefox 4

O Firefox é um projeto da fundação Mozilla que teve o seu primeiro lançamento em novembro de 2004, e foi idealizado por Dave Hyatt, Joe Hewitt e Blake Ross. Com versões para Windows, Linux e Mac OS X, o Firefox foi inovador ao usar o sistema de plugins - que são pedaços de softwares escritos por desenvolvedores independentes da fundação Mozilla - para estender as funcionalidades do navegador. Um exemplo de plugin é o Echofon, que é um cliente de Twitter.

A versão 4.0 foi lançada no dia 22 de março deste ano, com versões para Mac, Linux e Windows.

Mozilla FIrefox 4 (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)Mozilla FIrefox 4 (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

Comparativo

- Interface

Olhando as duas telas, não é difícil lembrar o Google Chrome, que causou um grande alvoroço na internet com seu visual minimalista, retirando os menus e vários botões que poluíam as telas dos navegadores.

A interface do novo Internet Explorer é mais limpa do que a Firefox, pois há menos botões e barras. Além disso, o Internet Explorer unificou a barra de endereços com a barra de busca, que remete automaticamente para o buscador Bing. Já o Firefox decidiu por manter a barra de endereços e a barra de busca separadas (mantendo como buscador padrão o Google).

Comparando as interfaces (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)Comparando as interfaces (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

Uma diferença interessante é o botão “Firefox” no topo do navegador Firefox, que chama o menu principal com todas as opções do navegador. Já o Internet Explorer tem um botão tímido de engrenagem (veja no comparativo de interface).

Em ambos, diversas funcionalidades que não eram usadas com frequência pelos usuários foram "escondidas" ou ficaram com pouco destaque, como o botão de página principal (Home) e os Favoritos. Nesse caso, empate técnico.

- Extensões

O grande diferencial do Firefox era a possibilidade de adicionar Extensões, que integram novas funcionalidades ao navegador, como cliente de Twitter, impressão em PDF e muitas outras. Mas o Internet Explorer incorporou essa nova funcionalidade no seu navegador, nesta última versão, deixando-o mais parecido com o seu concorrente. Porém, o Firefox já tem uma vasta gama de Extensões produzidas nas versões anteriores e que serão adaptadas para esta nova versão. Ponto para o Firefox.

- Desempenho

Para avaliar a desempenho dos navegadores, usaremos o benchmark Peacekeeper. Benchmarks são conjuntos de testes para avaliar vários softwares e fazer comparativos com eles.

No Peacekeeper, o Internet Explorer fez uma pontuação maior que o Firefox, mostrando uma incrível evolução técnica em comparação com as suas versões anteriores, que apanhavam do navegador da raposa. Ponto para o Internet Explorer.

Teste entre navegadores no Peacekeeper (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)Teste entre navegadores no Peacekeeper (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

- Adesão aos padrões de internet

A World Wide Web Consortium (W3C) é que regula os padrões da internet, visando um melhor desenvolvimento de sites e a boa leitura pelos navegadores. O Internet Explorer sempre foi muito criticado por seguir pouco os padrões desenvolvidos pela W3C, e por isso o colocamos à prova no teste Acid 3, que verifica essa adesão dos navegadores aos padrões.

Como indicado no teste, o Internet Explorer conseguiu marcar 95 pontos de 100. No entanto, o Firefox conquistou 97 de 100. Isso mostra que os navegadores estão mais próximos aos padrões definidos pela W3C, mas guerra é guerra, e nessa, quem levou a melhor foi o Firefox.

- Veredito final

Comparando a geração anterior com essas novas versões, o Internet Explorer 9 foi o navegador que mais sofreu modificações, tanto de interface quanto nas funcionalidades. No entanto, o Firefox não ficou atrás e tratou de melhorar a sua interface, acompanhando a evolução de tecnologias da internet.

Então, de acordo com o nosso comparativo, o Mozilla Firefox 4 foi o grande ganhador.

O Internet Explorer ainda leva um pouco de vantagem pelo tempo de mercado e por garantir a compatibilidade nos sites feitos exclusivamente para ele. Além disso, ele mostrou uma grande evolução, conseguindo ficar equiparável ao seu rival.

O Firefox, por outro lado, começou com um nicho mais restrito, entre usuários mais avançados, mas depois de provar a sua estabilidade e ótima compatibilidade - além de não ter frescuras quanto ao sistema operacional -, o navegador da Mozilla já conquistou tanto espaço no mercado que chegou até a ultrapassar o browser da Microsoft na Europa.

Então, se você ainda não tem o Firefox instalado no seu computador, clique aqui e experimente ele agora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bárbara Rocha
    2011-04-17T00:28:18

    Eu prefiro o firefox... Até desativei o IE no meu pc. O Chrome foi o navegador que veio padrão no meu pc, mas eu não consigo usá-lo. Ele não me deixa customizar nada! Tem uns problemas muito chatos de privacidade. Não me deixa mudar quase nada nas suas configurações e faz tudo automaticamente, como se quisesse "mandar" no meu computador ou nos meus hábitos de uso. Não suporto isso. Por isso uso o Firefox ou o Opera, que são os navegadores mais rápidos e "amigáveis" que eu conheço.

  • Jeronimo Almeida
    2011-04-14T05:03:44

    E uma pena que o google chrome nao esta sendo considerado nesta comparacao... ja usei todos eles e, disparado o google chrome mostra mais profissionalismo, dinamismo e praticidade. sem falar no tiem seguranca, que quendo eu estava usando o Explorer o nivel de infeccao ficou em alta...

  • Wellington .
    2011-04-15T11:15:26

    Na minha opinião criou-se essa batalha entre IE X FF somente porque a microsoft não tinha concorrente e era lider de mercado mesmo assim com o IE6. Ai surgiu essa sombra (FF) que fez então a microsoft lançar novas versões do navegador. Ora, seu eu tenho um produto que pode ser uma bosta, mas sou lider de mercado mesmo assim, pra quê vou lançar outro? Hoje em dia, como programador, acho que o IE9 não perde em nada para o FF. Mas para uso pessoal, indico o Chrome, esse sim veio pra revolucionar o mercado.

  • Jonas Louredo
    2011-04-14T13:38:51

    Não sei onde as pessoas se perderam para falar do Chrome. O título é simples: IE x Firefos. O texto fala sobre os dois navegadores e ponto. Isso não quer dizer que ambos sejam ou não melhor que o Chrome, mas apenas que, nesse texto, fez-se um comparativo entre dois outros produtos. Ponto, simples. Mania boba e infantil de ficar falando "ah, mas eu sou fãzoca do chrome e acho ele melhor!". Legal, eu também acho! Mas o intuito do texto não foi esse.

  • Carlos Bernardino
    2011-04-14T11:00:20

    Não acho q o Chrome deveria ser incluído. Todo mundo sabe q o Chrome é o mais rápido. E todo mundo sabe q o Chrome tem suas incompatibilidades. E mais... Todo mundo sabe q, dos três, o Firefox é o melhor. Pq alia velocidade à compatibilidade. Uso o Chrome e o Firefox. E o Firefox sempre é a escolha preferida.

  • Sara Aguiar
    2011-04-14T09:50:13

    Google Chrome õ/ é uma pena que ele não esta nessa batalha ;s

  • Willian Macamini
    2011-04-14T09:04:38

    Pesquisa inútil o melhor e sempre melhor é o Google Chrome sem dúvidas!

  • Kristina Lopes
    2011-04-14T06:27:13

    Tb uso o Google Chrome e acho que deveria ter entrado nessa pesquisa. Nada a reclamar dele.

  • Erasmo Oliveira
    2011-04-13T22:56:04

    Realizei o teste do Peacekeeper no meu notebook, e obtive os seguintes resultados: Firefox 4: 2708 pontos Chrome 10: 6071 pontos Não tenho IE, nem pretendo utilizar. Apenas questiono se esse tipo de teste é imparcial mesmo, no meu caso, uso somente o Chrome, ou seja, buffers e caches dele estão cheio de informações, e o firefox 4 acabei de instalar e rodar o teste direto, sem ter acesso qualquer outro site. Não seria por isso a grande disparidade na pontuação...

  • Juliano Giacomeli
    2011-04-13T22:27:40

    KKKKK eeeee tiu billl qualquer semelhança com o firefox eh mera conhecidencia ahuhuasa

  • Anderson Teixeira
    2011-04-13T19:45:36

    Retificando no ítem interface - no internet explorer 9 - remete ao buscador que você selecionar, não necessariamente ao Bing. Você pode configurar para buscar no Google ou outro de sua preferência. Vale ressaltar que na sua implantação ele altera algumas configuraçoes básicas que aos desavisados parece que nao roda em alguns sites.