26/04/2011 10h14 - Atualizado em 14/07/2011 06h52

James Cameron compra 50 câmeras RED Epic-M para filmar projeto misterioso

Gustavo Esteves
por
Para o TechTudo

James Cameron parece estar investindo em um novo e ambicioso projeto para o seu próximo filme. Não satisfeito com os 11 Oscars de Titanic, nem com os aproximadamente US$ 3 bilhões de receita de Avatar e nem com o fato de ter sido o responsável por ressuscitar a tecnologia 3D, agora o seu objetivo deve ser redefinir o que hoje conhecemos como Alta Definição.

A prova disso é que o diretor adquiriu 50 câmeras de última geração do modelo RED EPIC-M. O custo desta empreitada está sendo estimado em cerca de US$ 3 milhões.

Essas câmeras possuem uma resolução aproximada de 5K - uma melhora de aproximadamente cinco vezes quando comparada aos 1080 apresentados hoje pelo Full HD -, além de conseguir captar uma freqüência de 120 quadros por segundo. Abaixo, há a comparação entre as definições mais utilizadas hoje em dia:

Gráfico comparativo das resoluções atuais (Foto: Reprodução)Gráfico comparativo das resoluções atuais (Foto: Reprodução)

Revolução não é novidade quando falamos de James Cameron. Ele acreditou no 3D quando ninguém se lembrava desta tecnologia. Apesar de hoje ser fácil fazer um filme nos moldes de Titanic, devido à evolução dos efeitos especiais, em 1997 quando o CGI não era algo assim tão fácil (e barato), ele conseguiu fazer um filme que, levando em consideração algumas falhas, conseguiu atingir o objetivo de recriar quase que de maneira real a tragédia do transatlântico. E claro, graças a esse filme, eternizou aquela música chiclete da Celine Dion em nossas cabeças.

Não se sabe ao certo ainda qual será o filme utilizado, se teremos uma seqüência de Avatar ou um projeto inteiramente novo. Outra grande questão é se as salas de cinema atuais seriam capazes de exibir esta tecnologia de maneira adequada ou se necessitariam de alguma adaptação. A única coisa certa é que uma seqüência de Titanic deve estar fora dos planos do diretor, ou não.

Via: Tecnabob
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares