Sistemas Operacionais

07/04/2011 19h17 - Atualizado em 14/07/2011 06h55

Linux comemora 20 anos com vídeo que conta a história do sistema

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Você pode não saber, mas utiliza diariamente o Linux de alguma forma. O sistema operacional de código aberto está comemorando 20 anos em 2011 e para celebrar a data, a Fundação Linux lançou nesta quinta-feira (7) um vídeo contando a história do software criado pelo finlandês Linus Torvalds. Além da animação postada no YouTube, a data é lembrada por meio de um infográfico que conta a linha do tempo do software.

A saga do programa, como mostra o vídeo, começou oficialmente em outubro de 1991, quando Torvalds liberou a primeira versão do sistema, a 0.02, no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsink, na Finlândia. A chave do sucesso veio com a abertura do código fonte, permitindo a modificação por qualquer desenvolvedor sem precisar pagar nada.


A liberdade do software chamou a atenção até de empresas, que passaram a utilizar o Linux em servidores para sites (como o próprio Google) e aplicações de virtualização e mesmo para gerenciar Data Centers ou equipar um escritório. Muitas de suas páginas da web favoritas estão rodando em um servidor equipado com o sistema.

A maleabilidade do sistema também permite que o seu kernel (termo em inglês para designar o núcleo, a estrutura básica do programa) seja usado em uma grande variedade de plataformas. Exemplos de sucesso são o Ubuntu (um sistema para desktop com interface gráfica amigável aos usuários de Windows) e mesmo o Android, adaptação do Google para smartphones e tablets.

Em comemoração aos 20 anos do projeto, a Fundação Linux lançou um site que traz, além do vídeo e infográfico, informações sobre o calendário de celebração, que inclui a convenção LinuxCon em Vancouver, Canadá, em agosto, e um concurso de design para uma camisa especial da data. É possível também gravar mensagens para compartilhar histórias com o sistema operacional e suas variantes por meio de uma seção especial chamada Video Booth que estará na página da Fundação durante o ano todo.

Via: Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares