28/04/2011 18h04 - Atualizado em 14/07/2011 06h52

Novint Xio, um exoesqueleto para o braço que oferece uma maior imersão nos jogos de movimento

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Uma coisa é certa: desde que o Nintendo Wii chegou ao mercado, o mundo dos videogames não é mais o mesmo. Foram necessários alguns anos de esforço das rivais para que alguma delas apresentasse uma solução ainda mais atraente para os jogos de movimento (nesse caso, a Microsoft, com o seu Kinect). Com isso, a Sony se pergunta qual é a próxima invenção que a Nintendo vai tirar da manga na próxima E3 Games, que acontece em junho. Quem sabe, uma solução revolucionária, algo bem diferente. Como o Novint Xio, que você vê abaixo.

Novint Xio (Foto: Divulgação)Novint Xio (Foto: Divulgação)

A Novint já tem uma certa experiência em desenvolver periféricos para games, com destaque para o seu controle Falcon. Mas dessa vez eles pretendem revolucionar mais uma vez o conceito de jogabilidade, com o Novint Xio, que é um exoesqueleto que promete uma maior imersão nos jogos de movimento. O protótipo de braço mecânico independente funciona como um controle com force feedback integrado, onde você terá que prendê-lo no braço e executar os movimentos para interagir com a ação do jogo.

O Xio é um dispositivo inteligente o suficiente para controlar os seus movimentos, exercendo respostas ao movimento executado, colocando sistema de vibração, tensão e peso durante o jogo, aumentando assim a imersão do jogador na ação do game. O periférico deve ter um resultado mais eficiente principalmente nos jogos de tiro (onde o peso da arma e as reações das balas disparadas podem ser simulados) e nos jogos de corrida (onde as vibrações da pista e a força exercida para virar o volante são simuladas).

O Xio ainda é um produto em desenvolvimento, e não está pronto para o seu lançamento comercial. Também não se tem nenhuma informação de qual console poderia utilizar esse dispositivo.

Fonte: Ohgizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares