Sistemas Operacionais

18/04/2011 11h05 - Atualizado em 14/07/2011 06h54

A técnica Pomodoro em um timer prático para Linux

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo
Pomodoro (Foto: Reprodução)Pomodoro (Foto: Reprodução)

Você já ouviu falar na técnica Pomodoro? Não? Certamente não estamos falando de um famoso extrato de tomate que sua mãe usa na cozinha (se bem que tem algum sentido, pois a culinária moderna usa muito dessa técnica). Explicando rapidamente: a Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo, desenvolvido no final da década de 1980 por Francesco Cirillo.

A técnica consiste em utilizar um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, trabalhando com a teoria que pausas frequentes em um trabalho podem aumentar a agilidade mental, melhorando o desempenho em tarefas cotidianas.

Configurações do Pomodoro (Foto: Reprodução)Configurações (Foto: Reprodução)

Agora que você sabe como funciona a técnica Pomodoro, fique sabendo que se você tem um computador com sistema operacional Linux, pode instalar um aplicativo que trabalha com esse método, permitindo que seu ritmo de trabalho seja mais produtivo (ou, pelo menos, auxiliar a sua mãe na cozinha, avisando quando ela deve mexer o alimento que está cozinhando no fogão). O nome do aplicativo é Tomighty, e é um pequeno widget que fica na área de trabalho, que utiliza o Pomodoro para marcar o tempo.

Como o conceito funciona na prática? Vamos lá. Preste atenção.

1. Escolha uma tarefa. Qualquer uma.
2. Ajuste o aplicativo para o tempo de 25 minutos.
3. Trabalhe na sua tarefa até que o tempo se esgote.
4. Faça uma pausa de 5 minutos
5. Repita todo o processo
6. A cada 4 ciclos (ou Pomodoros), faça uma pausa de 15 a 30 minutos

O sistema vai mostrar quantas pausas você já fez, e faz um ajuste de tempo para uma pausa curta ou longa. O aplicativo permite que o usuário determine os sons de alarme e se o tema seja exibido na área de trabalho ou na barra de tarefas.

O Tomighty é uma excelente alternativa para quem fica horas diante do computador, e perde a noção do tempo para descansar. Para quem tem Linux e se interessou em fazer o download do aplicativo, é só clicar aqui.

Via: OmgUbuntu

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares