05/04/2011 14h14 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Top 10: Melhores páginas com Erro 404

Luiza Baptista
por
Da redação

Ao clicar em um link, você pode ser surpreendido por uma página com o aviso: “404 Error. The Page Was Not Found” ou “Erro 404. A Página não foi encontrada”. Ninguém quer dar de cara com essas páginas enquanto navega pela web. Mas, como é difícil fugir desse erro na internet, que seja divertido não encontrar o que procura pelo menos. Nesse Top 10, vamos descobrir algumas páginas engraçadas com o tão conhecido erro. O primeiro passo, no entanto, é descobrir: afinal, o que é o Erro 404?

O número 404 foi aplicado primeiramente na cidade de Genebra na Suíça. Na sala 404 do Laboratório Europeu de Partículas Físicas (CERN), em meados dos anos 80, três especialistas em computação controlavam um banco de dados. Eles gerenciavam os pedidos de arquivos manualmente e faziam a transferência a quem solicitasse. Os erros eram alertados da seguinte maneira: “Room 404 – File Not Found”. A expressão foi incorpora por Tim Berners-Lee, físico inglês, ao mundo online.

Para entender o uso atual do número, é preciso compreender como é possível acessar a um site. O processo de abertura do conteúdo online é feito da seguinte forma: o internauta clica em um link no navegador, o navegador faz uma requisição ao servidor do site. Se a página em questão não estiver mais no lugar, o Erro 404 será apresentado. O erro é uma resposta a requisição do navegador. O número 4 pode indicar dois problemas: o endereço do site está errado ou truncado. O zero revela que há um erro ortográfico. E o 4 indica que você só pode entrar na página se tiver senha, o acesso não é autorizado.

Para alegrar os internautas que se deparam com esse erro, alguns desenvolvedores produzem páginas engraçadas para os seus sites. Veja algumas invenções divertidas.

10 – AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente)

Página de erro da AACD (Foto: Divulgação)Página de erro da AACD (Foto: Divulgação)

A AACD transformou o Erro 404 em uma campanha. Você não vai encontrar a página que procura, mas pode clicar nos links da Associação e fazer uma doação. Qualquer um pode colocar essa página no seu site ou blog e colaborar com a campanha. A ideia é transformar uma experiência ruim em uma atitude bacana. Clique aqui para obter a imagem.

9- Audiko.net

Página de erro da Audiko.net (Foto: Reprodução)Página de erro da Audiko.net (Foto: Reprodução)

Artística, colorida e cheia de criatividade. A página de erro do Audiko.net surpreende. Afinal, quem esperava uma página tão interessante e graciosa de um site com um design tão sem graça?

8- Pattern Tap

Página de erro consoladora (Foto: Reprodução)Página de erro consoladora (Foto: Reprodução)

O site Pattern Tap produziu uma página de erro consoladora. Com a foto do nerd bravo e chorando, e os dizeres “Don’t get angry, and don’t cry” (Não fique bravo e não chore), o site garante umas boas risadas para quem cai na página.

7- Apartment Home Living

Página de erro com visual antigo (Foto: Reprodução)Página de erro com visual antigo (Foto: Reprodução)

Você vai voltar ao passado com a página do Erro 404 do site Apartment Home Living. A página é ilustrada com um quadro antigo e um senhor com cachimbo, que informa que o link procurado não existe. Para receber dicas de como proceder, clique na senhora que está atrás do porta-retrato dourado.

6- Blue Daniel

Erro 404 do site Blue Daniel (Foto: Reprodução)Erro 404 do site Blue Daniel (Foto: Reprodução)

Essa página de erro mostra uma estação de trem em movimento, com a frase “Are You Lost?” (Você está perdido?) rabiscada em um cartaz da famosa série Lost. A página tem uma veracidade impressionante. E o internauta pode retornar ao site Blue Daniel clicando em “Exit”.

5 – Abduzeedo

Perdido no espaço na página de Erro do Abduzeedo (Foto: Reprodução)Perdido no espaço na página de Erro do Abduzeedo (Foto: Reprodução)

O Abduzeedo faz uma viagem pelo espaço em sua página de Erro 404, nada mais propício para o nome do site. “Houston, we have a problem” (Houston, nós temos um problema) estampado na página é uma brincadeira com a famosa frase dita na Apollo 13, sempre utilizada como referência a viagens espaciais.

4 - Home Star Runner

Página de erro que xinga o internauta (Foto: Reprodução)Página de erro que xinga o internauta (Foto: Reprodução)

É melhor torcer para não cair nessa página. O Erro 404 no site Home Star Runner não será perdoado e você será recebido com muitos xingamentos. “Você é estúpido”, é a fala que abre a bronca, já é fácil imaginar o que vem por aí. Ah, e o número 404 ainda é gritado, para assustar o internauta desavisado.

3- 501st Legion

Star Wars na página de erro do 501st Legion (Foto: Reprodução)Star Wars na página de erro do 501st Legion (Foto: Reprodução)

Nessa página de erro, quem dá as direções é um soldado de Star Wars. Os fãs dos filmes de George Lucas vão até começar a gostar do Erro 404.

2- Chris Jennings

A morte retratada no erro 404 do site Chris Jennings (Foto: Reprodução)A morte retratada no erro 404 do site Chris Jennings (Foto: Reprodução)

Ninguém quer dar de cara com o Erro 404, certo? E com a morte menos ainda. Juntando os dois medos, o site Chris Jennings produziu uma página de assustar. Não que a imagem seja assustadora, é até meiga. Mas, e o recado? “See you soon” (Te vejo em breve)? Esse com certeza internauta nenhum quer ver.

1- Urban Pill

Erro 404 da Urban Pill (Foto: Reprodução)Erro 404 da Urban Pill (Foto: Reprodução)

O número um dessa lista não podia ser outro: Urban Pill com uma página de erro do Chuck Norris. A diversão fica por conta da frase: “Na verdade, nós sabemos onde está a página, Chuck Norris está com ela, e ele decidiu guardar”. O site já saiu do ar, talvez Norris não tenha gostado da brincadeira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares