Sistemas Operacionais

28/04/2011 18h35 - Atualizado em 14/07/2011 06h52

Ubuntu 11.04 é lançado

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

A Canonical liberou hoje para download, como estava programado na agenda, a mais nova versão do seu sistema operacional Ubuntu, distribuição baseada no Linux. A versão 11.04 chama-se Natty Narwhal e vem com diversas características interessantes e novas funcionalidades em relação às anteriores.

Ubuntu 11.04 (Foto: Divulgação)Ubuntu 11.04 (Foto: Divulgação)

Uma das grandes inovações é o uso da interface Unity no lugar do GNOME, que pode ser habilitado caso o computador não suporte a primeira. Essa mudança de interface pode causar confusão em usuários acostumados com a antiga, já que na Unity as janelas deixaram de ter rodapé e sofreram alterações na barra de menu. Mas uma das vantagens dela é o fácil acesso a programas por meio da barra lateral personalizável.

O Ubuntu 11.04 também marca a mudança de diversos programas-padrão da distribuição. Dentre eles estão o seu tocador de arquivos de música, que antes era o Rhythmbox e agora é a última versão do Banshee, e também a suíte de aplicativos, que antes era OpenOffice e agora é o seu fork, chamado de LibreOffice. Outros programas, como o navegador Firefox e o programa de mensagens instantâneas Empathy foram apenas atualizados para a última versão.

Essa distribuição foi lançada originalmente em inglês, mas já está quase que completamente traduzida para o português do Brasil. De fato, os tradutores responsáveis trabalharam tanto que a nossa língua é a terceira que mais tem pacotes da distribuição traduzidos, perdendo apenas para o Inglês britânico e o espanhol.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares